Webradiotop1FM

14 de abril de 2014

Gol anulado do Sport e lado da cobrança dos pênaltis foram as polêmicas do clássico

gol_pascoa
Gol de Páscoa anulado pelo árbitro Sebastião Rufino Filho que gerou revolta nos jogadores do Sport/Foto: Edmar Melo – JC Imagem
Decisão do Pernambucano Coca-Cola 2014 não poderia deixar de acontecer lances polêmicos em relação à arbitragem. O clássico Sport x Santa Cruz, nesta tarde, na Ilha do Retiro, a atuação do árbitro Sebastião Rufino Filho foi contestada pelos rubro-negros até mesmo nas cobranças dos pênaltis.
No tempo normal, as reclamações foram mais fortes em relação aos dois gols do Sport que foram anulados. O primeiro foi do volante Everton Páscoa. O jogador rubro-negro mandou para as redes e Sebastião Rufino marcou uma falta inexistente no goleiro do Santa Cruz, Tiago Cardoso. Depois, Ferron cabeceou na pequena área para Neto Baiano, que não tocou na bola, mas participou do lance em posição de impedimento. O assistente Clóvis Amaral acertou ao anular o gol. Aliás, Clóvis Amaral teve uma atuação perfeita. Acertou todas as marcações de impedimento.
Mas a discussão mais curiosa foi na cobrança de pênalti. Nunca vi isso no futebol. Ao final da partida, vencida pelo Sport por 1×0, os dois times se reuniram para escolher os atletas. O Santa Cruz perfilou no centro do gramado para esperar a sequência dos chutes. Os rubro-negros, não. Estavam revoltados com o fato de Sebastião Rufino Filho ter escolhido a trave do placar, onde a torcida do Santa Cruz estava localizada, para as cobranças.
Não existe sorteio para definir o local das cobranças. Muito menos uma determinação da CBF, FIFA ou FPF. É uma decisão exclusiva do árbitro. Há quem diga que exista uma orientação da FIFA para que as cobranças sejam realizadas no lado onde há menos torcedores. Nesse caso, Rufino estaria seguindo essa linha.
No entanto, os rubro-negros ficaram revoltados porque isso não vinha acontecendo. Eduardo Batista lembrou da partida Náutico x Salgueiro, na Arena Pernambuco, no sábado, quando o árbitro Emerson Sobral determinou que as cobranças fossem no lado da torcida do Náutico. Em 2006, na decisão do Estadual daquele ano, as cobranças foram no lado da torcida do Sport.

Nenhum comentário:

Postar um comentário