Webradiotop1FM

23 de novembro de 2013

Sport bate o Boa, e volta a elite do futebol brasileiro

O Leão voltou. A agústia de viver a Série B do Campeonato Brasileiro durou apenas um ano. O Sport bateu e retornou. O carimbo do passaporte para a elite do futebol nacional veio neste sábado após bater o Boa Esporte por 3x2 com ares de dramacidade, no estádio Dilzon Melo, em Varginha, Minas Gerais. O Rubro-negro chegou a abrir 3x0 com Marcos Aurélio (duas vezes) e Neto Baiano, mas sofreu dois gols no segundo tempo - Eder e Luiz Paulo - e deu emoção para o torcedor. No entanto, o êxito veio e foi comemorado juntamente com as derrotas de Ceará e Icasa para Palmeiras e Chapecoense respectivamente. Esses foram os resultados que, com a vitória leonina, garantiram o acesso para a Série A do ano que vem.

O Sport soma agora 62 pontos e já está consolidado na terceira posição da Segundonda. Não pode ser mais ultrapassado nem por Figueirense, nem por Ceará e nem pelo Icasa, quarto, quinto e sexto colocados respectivamentes. Na próxima rodada, o Leão faz a festa com a sua torcida no jogo contra o Paysandu, na Ilha do Retiro. O Boa cumpre tabela com o Avaí.

FICHA DA PARTIDA - BOA ESPORTE 2X3 SPORT
Boa Esporte: Jonatas; Sheslon (Rafinha), Neylor, Thiago Carvalho e Crystian; Vincius Hess, Moíses Ribeiro, Jeferson e Filipinho (Bambam); Luiz Paulo e Eder (Cryslan). Técnico: Cesinha.

Sport: Saulo; Patric, Aílson, Oswaldo e Marcelo Cordeiro; Toby, Rithely, Aílton (Vinícius Simon) e Lucas Lima (Rafael); Marcos Aurélio e Neto Baiano (Felipe Azevedo). Técnico: Geninho.

Local: Estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG). Árbitro: Raphael Claus (SP). Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Danilo Manis (SP). Gols: Marcos Aurélio aos 17 e aos 41 e Neto Baiano aos 21 minutos do primeiro tempo; Eder (BE) aos 3 e Luiz Paulo (BE) aos 19 do segundo. Amarelos: Patric (S).

Santa Cruz e Sampaio Corrêa começam a disputa pelo título


Foto: Guga Matos / JC Imagem

Em busca do primeiro título nacional de sua história, o Santa Cruz vai ao Maranhão encarar o Sampaio Corrêa, jogo válido pela partida de ida da final do Campeonato Brasileiro da Série C, neste domingo, às 16h (horário de Pernambuco), no estádio do Castelão, em São Luis-MA.
Na última vez em que esteve no Maranhão o tricolor não foi bem e saiu derrotado por 3x0. Embora tenha jogado mal, os jogadores lembram das situações desagradáveis que passaram, e esperam não ter que enfrentar isso novamente. " Infelizmente muitos jogadores começaram a passar mal depois que comeram no hotel. Eu fui um deles e foi uma sensação horrível, pois passar mal antes de um jogo é muito complicado", afirmou Everton Sena.
"Graças a Deus não fui um dos que passaram mal. Mas fiquei muito chateado com a situação dos outros jogadores. Agora vamos mas precavidos para esse jogo e tenho certeza que a diretoria não vai permitir que isso aconteça novamente", lembrou Raul.
Agora, com Vica no comando, o tricolor espera não repetir a péssima atuação na primeira fase, e quem sabe, vencer o time maranhense na Série C, para trazer um bom resultado pro jogo da volta, no Arruda." Vamos jogar em um bom estádio, com um gramado bom, absolutamente seguro, perante arbitragem de um nível ótimo. Diante desse cenário, a dificuldade maior é a qualidade do Sampaio Corrêa. Tem tudo pra acontecer um grande jogo. São duas equipes qualificadas. O Sampaio tem bom bons jogadores, assim como a nossa equipe", ressaltou.
"Já jogamos lá contra o Sampaio Corrêa, eles tem uma torcida muito forte. Mas estamos preparados para enfrentar essa pressão. Será um jogo diferente porque as atenções se voltam pra essa partida. Queremos o título e isso é uma motivação a mais para o confronto", concluiu Everton.
Para o jogo, Vica ganhou vários desfalques durante a semana. Natan, que ainda sente dores musculares; André Dias, que sentiu dores no joelho esquerdo no treinamento secreto da última quinta-feira (21), foi cortado da relação de atletas que viajaram para o Maranhão; Dênis Marques, que não participou de alguns treinos foi cortado do jogo. O outro desfalque importante já era certo, o lateral - esquerdo Tiago Costa, que foi expulso contra o Luverdense.
Com tantas ausências o treinador coral resolveu adotar o mistério e não divulgou o time que vai pro jogo. Ele explicou os motivos para esconder a escalação. " Dificultar o repasse de informações ao adversário é válido. Eu estou tendo a mesma dificuldade que estou impondo a eles. A gente sabe de alguns problemas lá para a definição da equipe e por isso é bom dar uma segurada na escalação. Mas as equipes sabem a maneira como jogam e essa estratégia fica para evitar passar um detalhe ou outro", disse.
O adversário

Foto: Guga Matos / JC Imagem

Ser campeão nacional não é algo inédito para a Bolívia do MAranhão( apelido do Sampaio), já que o time foi campeão da Série C em 1997; da Série B em 1972 e da Série D no ano passado. Apesar da experiência em finais, o técnico Flávio Araújo também adotou o mistério e disse que a escalação só será divulgada minutos antes do início do jogo.
"Vamos estudar bem o adversário para escalar a equipe, minutos antes de iniciar a partida", falou em entrevista coletiva concedida à imprensa. Para o confronto ele não vai contar com o zagueiro Mimica, e dos atacantes Leandro Kível e Célio Codó. O grande destaque da equipe fica por conta dos 300 jogos que o goleiro Rodrigo Ramos irá completar quando entrar em campo no domingo.

Ficha de jogo
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Panda; Sandro Manoel, Dedé, Luciano Sorriso, Renatinho e Raul; Flávio Caça-Rato. Técnico: Vica.
Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos; Tote, Robinho, Germano e Airton Oliveira; Cleitinho, Jonas, Arlindo Maracanã e Eloir; Célio Codó (Bruno Chocolate) e Junior Chicão (Lucas). Técnico: Flávio Araújo.
Local: Estádio Castelão - São Luis-MA
Horário: 16h (horário de pernambuco)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Assistentes: Celso Barbosa de Oliveira (SP) / Broney Machado (PB)

Sem motivação na Série A, Náutico encara Atlético-PR em Joinville


Técnico Marcelo Martelotte vai armar o time no 3-6-1. Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Que motivação o Náutico ainda tem nesta Série A? Difícil dizer uma. Até mesmo o alvirrubro mais fanático acha complicado se motivar para os jogos finais do Timbu no Brasileirão, onde a equipe já está rebaixada na lanterna da competição. Na verdade o torcedor não vê a hora da contagem regressiva terminar e encerrar a caminhada dolorosa neste fim de competição. Para o jogo contra o Atlético-PR, neste domingo, na Arena Joinville, em Santa Catarina, não é diferente. Dificilmente o Náutico sairá com a vitória diante de um adversário melhor qualificado e motivado no campeonato.

Ainda assim, o técnico Marcelo Martelotte prega a dignidade do Timbu na elite do futebol brasileiro. Argumenta que há motivação no elenco, principalmente entre os jovens da base utilizados nesta reta final. "É a oportunidade da vida deles. O motivo existe e cada um tem que mostrar o seu valor", disse.

Nesta partida, Martelotte poderá contar com o retorno do volante Martinez, recuperado de dores no mindinho do pé. Com ele, o comandante alvirrubro irá armar o time no 3-6-1. Apenas Rogério irá atuar no ataque. O meia Tiago Real é quem irá atuar mais adiantado com a missão de fazer a aproximação com Rogério. Eis o time do Náutico: Ricardo Berna; Alison, William Alves e Diego; Maranhão, Elicarlos, Gustavo Henrique, Martinez, Tiago Real e Bruno Collaço; Rogério.

"Com a volta do Martinez optei por jogar só com o Rogério e o Tiago mais adiantados em uma função parecida com a que o João Paulo fez. Taticamente não muda muito. Apenas muda a característica do jogador que entra", disse o treinador.

FURACÃO - Brigando pela vaga na Libertadores, é o quarto colocado com 58 pontos, o Atlético-PR deve ir com força máxima para o duelo com o Timbu mesmo estando na briga pelo título da Copa do Brasil. Ex-Náutico e Sport, o técnico Vágner Mancini vai apenas analisar o condicionamento físico dos principais atletas para definir a escalação. O meia Paulo Baier, de 39 anos, por exemplo, ainda é dúvida.

FICHA DA PARTIDA - ATLÉTICO-PR X NÁUTICO

Atlético-PR - Weverton; Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid (Bruno Silva), Zezinho, Everton e Paulo Baier (Fran Mérida); Marcelo e Ederson. Técnico: Vágner Mancini.

Náutico: Ricardo Berna; Alison, William Alves e Diego; Maranhão, Elicarlos, Gustavo Henrique, Martinez, Tiago Real e Bruno Collaço; Rogério. Técnico: Marcelo Martelotte.

Série A. Local: Arena Joinville, Joinville (SC). Horário: 16h (horário do Recife). Árbitro: Arilson Bispo de Anunciação (BA). Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Eberval Lodetti (SC).