Webradiotop1FM

2 de outubro de 2019

Seguindo em busca do título, Náutico usa como exemplo jogo da Liga dos Campeões

Geraldo Rodrigues /Diario de Pernambuco 


 
Apesar da boa vantagem nos primeiros 90 minutos da final da Série C, o discurso no Náutico, como esperado, é de pés no chão. E para exemplificar isso, o volante Jhonnatan revelou que, logo após a vitória por 3 a 1, o técnico Gilmar Dal Pozzo tratou de dar exemplo acerca de viradas no futebol. E citou a semifinal da última edição da Liga dos Campeões da Europa entre Liverpool e Barcelona, onde a equipe inglesa conquistou uma reviravolta de forma épica.

“Futebol já deu vários exemplos, equipes que conseguiram um bom resultado no primeiro jogo e na segunda partida tomaram a virada. Gilmar falou para gente do Barcelona contra o Liverpool. Fez 3 a 0 em casa e no segundo jogo tomou a virada. Então temos exemplos. Não temos que relaxar”, disse o volante.

Na ocasião, o time espanhol venceu o jogo de ida por 3 a 0 em casa e, no segundo confronto, saiu derrota por 4 a 0 na Inglaterra. Após o jogo do último domingo, o treinador alvirrubro falou sobre a postura para a finalíssima do próximo domingo, às 16h, no Maranhão. E de acordo com ele, será uma semana de ‘sandálias da humildade’. 

“Não podemos perder a conexão do que nos trouxe até aqui, que é a humildade, o respeito e a ambição. Vamos calçar a sandália da humildade essa semana e segurar ela até o jogo. Respeito muito grande em relação ao adversário. E a ambição de ir para lá, fazer um grande jogo. E os atletas sabem que eu uso muito uma palavra aqui que é merecimento. A gente tem condição de ir para lá, fazer um grande jogo, tem mais 90 minutos. Respeitando o adversário com ambição e respeito”, pregou o comandante.

Comissão apresenta proposta de reforma no estatuto do Santa Cruz, confira os pontos

Vítor Aguiar /Especial para o Diario




Na última segunda-feira, foi apresentada ao Conselho Deliberativo do Santa Cruz, a primeira proposta de reforma estatutária do clube, montada por uma comissão especial formada em setembro de 2018. O documento não é final, com um debate marcado para o próximo dia 19, em reunião para sócios e torcedores. A primeira versão do documento prevê pontos como dissolução da Comissão Patrimonial e votação para todos os sócios.
A entrega do documento foi confirmada pelo presidente da Comissão Especial de Reforma do Estatuto do Santa Cruz, Mário Godoy. O dirigente reforçou não se tratar de um trabalho final e pediu a participação da torcida na reforma estatutária. Mário informou que as sugestões da torcida podem ser passadas na reunião do dia 19 e através do e-mail estatutoscfc@gmail.com.

“A gente está cumprindo um prazo originário de prorrogação para a comissão, mas na última reunião do Conselho, a Intervenção Popular Coral pediu que a gente prorrogasse os trabalhos da comissão, então ficamos combinados que a gente ia apresentar o trabalho de todo jeito até para nortear o debate, para eles saberem o que tem, o que converge, o que está faltando. Então, nós ainda queremos, em frente, uma reunião aberta no dia 19 de outubro. Por ser um sábado, os tricolores trabalhadores ou que vem do interior possam comparecer”.

Com a previsão de finalizar a construção do projeto até o final do mês, Mário revelou os próximos passos da mudança no estatuto. Depois da abertura do debate, o documento ampliado será entregue ao Conselho Deliberativo, presidido por Alírio Moraes, ex-presidente do executivo e atual presidente do conselho.
O ex-mandatário coral será responsável por montar a pauta para aprovação no Conselho e, depois, ele ou o presidente do clube, Constantino Júnior, terão que convocar uma Assembleia Geral, que decidirá pela aplicação ou não da reforma.

“Eu espero que tudo seja finalizado até o final do ano, essa é a nossa previsão, mas vai depender de vários fatores, do que vai acontecer no dia 19, da quantidade de sugestões que recebermos por e-mail e do debate que será travado no Conselho, que poderá levar mais de uma sessão para ser aprovado e exaurir o debate. E aí, a convocação da Assembleia Geral é algo que não está ao meu alcance, não sou eu que convoco, então, mais uma vez, fica pendente desse ponto. Então não dá pra dizer com exatidão, não dá pra montar um cronograma”.

Há 4 jogos sem vencer, no Z4 e comandado por ex-leonino, Vitória busca reação ante Sport


O ano de 2019 do Vitória é para se esquecer. Desclassificado na fase inicial do Campeonato Baiano, eliminado sem conquistar nenhum triunfo na Copa do Nordeste e brigando para sair do Z4 da Série B, o time rubro-negro vê na partida em casa diante do Sport uma chance de iniciar a reação. Com quatro jogos sem vencer e nem ao menos marcar e somando apenas 25 pontos na competição, a equipe comandada por Geninho, que ocupa apenas a 18ª posição, espera contar com seus domínios para crescer no certame.

No primeiro confronto entre os dois Leões rubro-negros, o Sport levou a melhor. Na Ilha do Retiro, o time da casa venceu tranquilamente por 3 a 1, com gols de Guilherme (duas vezes) e Charles. O centroavante Anselmo Ramon foi quem descontou para os visitantes. Esta foi apenas uma das vezes em que a equipe baiana foi batida fora de casa na Série B. Em 13 partidas longe de Salvador, o Leão da Barra conquistou apenas nove pontos, sendo duas vitórias, três empates e oito derrotas, garantindo a sexta pior campanha como visitante.

O desempenho nos seus domínios é um pouco melhor, mas passa longe de um time do que se espera de um time com uma das camisas mais pesadas da atual edição da Série B. Com apenas 16 pontos conquistados em 12 partidas disputadas em solo baiano, o Vitória tem passado longe de ser temido quando joga com seu mando de campo. Foram quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com nove gols marcados e nove sofridos, um aproveitamento de 44,4%. 

O Sport será o último time da sequência do G4 pela qual passou o Rubro-negro baiano. Nos últimos dois jogos, o time da Boa Terra foi derrotado por 2 a 0 pelo Bragantino e empatou sem gols com o Atlético-GO. Aliás, a seca de gols do Leão da Barra já chega a quatro jogos. A última bola a parar no fundo das redes foi no triunfo diante do Vila Nova, na 21ª rodada, quando venceu por 2 a 0.

Ex-treinador do Sport, Geninho foi contratado para tentar livrar o Vitória do rebaixamento. O técnico de 71 anos chegou ao Leão da Barra para preencher a vaga de Carlos Amadeu, que foi demitido após nove partidas. O novo comandante esteve à frente do Rubro-negro baiano em dois jogos e ainda não venceu. 



Rec'n'Play começa com mais de 300 atividades no Recife Antigo em quatro dias de programação




Quatro dias de programação intensa no Recife Antigo e não é uma referência à Folia de Momo, mas o Rec'n'Play também é conhecido como um Carnaval, só que do conhecimento, unindo a trilha da tecnologia, economia criativa e cidades inteligentes, ainda abrangendo o tema do empreendedorismo. De hoje até o próximo sábado, o bairro abriga a terceira edição do festival que conta com mais de 300 atividades, mais de 300 convidados, 18 espaços fechados e mais cinco áreas para atividades externas. A expectativa é reunir mais de 20 mil participantes, número que supera em sete mil a edição anterior, em 2018.

Díficil mesmo, diante da programação extensa, é definir um roteiro do que acompanhar ao longo do Rec'n'Play, já que são muitas atividades simultâneas em espaços diferentes, todas dentro da ilha do Recife Antigo. São mais de 600 horas de atividades indoor e mais de 160 horas outdoor. Inclusive, neste ano, a programação está mais nacionalizada, mas sem deixar de lado o viés local.

"Se você pegar a programação, das 400 atividades, 380 são locais. Se trazemos alguém de fora, é para mostrar uma visão interessante. O Recife, por exemplo, não tem tradição em fintech e trazer Gustavo Franco para contar a história do Nubank é sensacional, um banco que hoje é unicórnio, avaliado em 6 a 7 bilhões de dólares. Mas todas as empresas médias e startups daqui estão representadas e queremos dar voz ao que é feito aqui. Vamos mostrar o que a gente faz em Pernambuco e não é pouca coisa, estamos acelerando muito a atuação do Porto Digital. A gente não quer ter R$ 2 bilhões de faturamento por ano, queremos ter R$ 10 bilhões", ressalta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Gustavo Franco é um dos nomes de peso no primeiro dia de programação do Rec'n'Play, que vai palestrar sobre a inovação financeira e o sistema financeiro do futuro. Além dele, quem estará no evento hoje é o apresentador e empreendedor Luciano Huck para debater sobre a importância de sermos protagonistas das mudanças que queremos. Entre os figurões, uma das atividades mais procuradas é a com o pernambucano Murilo Gun, que, entre os assuntos que vai abordar, está a reaprendizagem criativa. Ao longo do Rec'n'Play, outros nomes de peso despontam na programação, como o do jornalista Caco Barcellos, Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-Benz do Brasil, Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, Leandro Demori, editor executivo do site The Intercept Brasil, e André Ferraz, CEO da pernambucana In Loco, para citar alguns exemplos.

Durante os quatro dias do Rec'n'Play, a ideia é transformar a atmosfera do Recife Antigo em prol da tecnologia, mas com objetivo de estender o fomento à inovação ao longo de todo o ano para trazer benefícios para a cidade, para a economia e também para a população. "O objetivo é criar no inconsciente coletivo, através do movimento digital, esse ambiente. Principalmente para a molecada, que está tentando descobrir a área de trabalho ou para onde caminha sua profissão do futuro. A gente quer que eles coloquem o Porto Digital como um possível futuro empregador e, para isso, precisamos motivar essa atmosfera para a tecnologia", concluiu Pierre Lucena.

Destaques da programação:

02/10

10h - Gustavo Franco - A inovação financeira e o sistema financeiro do futuro - Teatro Apolo
10h - Murilo Gun - Reaprendizagem Criativa at Rec'n'Play - Cais do Sertão
12h15 - Leandro Demori, Lula Pinto, Fabiana Moraes - Se não incomoda ninguém, não serve para nada: o papel do jornalismo na análise crítica dos fatos - Teatro Apolo
14h - Luciano Huck - Fazer e acontecer, porque ninguém fará por nós - Cais do Sertão

03/10

10h - Philipp Schiemer - Como Analytics pode ajudar grandes empresas a criar mais valor - Cais do Sertão
16h45 - Caco Barcellos - Os desafios dos jovens no jornalismo high-tech - Cais do Sertão

04/10

10h - Tânia Cosentino, Flávia Picolo, Margareth Goldenberg, Ebru Semizer e Marcela Valença - Diversidade de gênero nos grandes negócios - Cais do Sertão
12h15 - Silvio Meira, Pierre Lucena, Ada Rosenfeld - Parceria inovabra + Porto Digital: Papel dos ecossistemas de inovação para impulsionar negócios - Cais do Sertão
16h45 - Chico Saboya - O Futuro da Pequena Empresa e o Ecossistema de Inovação Brasileiro - Apolo 235

05/10

10h - Silvio Meira, Paulo Sales e Bruno Schwambach - Como você e a sua empresa irão sobreviver ao apocalipse digital? - Cais do Sertão
14h30 - André Ferraz - A In Loco e o Mercado Americano - Cais do Sertão

Há 45 anos, Pelé deixava Santos 'com volta olímpica e tímida salva de palmas'

Arquivo / Santos  
Foto arquivo Santos
 
"Ajoelhado no centro do campo, os braços abertos e chorando Foi assim que Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, encerrou a sua carreira, aos 21 minutos do jogo de ontem à noite contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro. O estádio não estava lotado, como se esperava, e a sua volta olímpica foi acompanhada por uma tímida salva de palmas. Com a camisa na mão, Pelé correu para os vestiários e minutos depois aparecia na parte dos fundos do estádio, onde um carro da Polícia Militar estava à sua espera."

Foi assim que há 45 anos o jornal O Estado de S.Paulo noticiou a despedida de Pelé do Santos. Depois de 18 anos defendendo as cores alvinegras, o Rei do Futebol deu adeus aos torcedores na Vila Belmiro, numa vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, no dia 2 de outubro de 1974. Pelé jogou 21 minutos do duelo válido pelo Campeonato Paulista, não fez gol e depois no vestiário se emocionou, antes de partir para os Estados Unidos, onde defenderia o Cosmos.

O fotógrafo Reginaldo Manente flagrou os momentos solitários de Pelé no vestiário antes de deixar a Vila Belmiro. Na galeria de fotos do acervo do Estado, ele aparece sem camisa, trocando de roupa, emocionado. Na porta do armário é possível ver mensagens ao Rei do Futebol.

A reportagem que relata os últimos momentos de Pelé com a camisa do Santos, no entanto, não é a principal da página. Foi colocada ao lado com o título: "De joelhos, braços abertos, tudo acabou"

O destaque foi uma reportagem em tom crítico à diretoria santista, que deu prioridade a políticos em vez de seu maior astro: "Uma festa tropical, e foi-se o tempo de Pelé", estampava a manchete.

O texto abria questionando a presença de uma faixa pedindo votos ao candidato a deputado Athié Jorge Coury. E seguia informando sobre o excessivo destaque dado ao prefeito Manuel de Carvalho no vestiário, enquanto ignorava a despedida do homem que fez o clube faturar sete milhões de dólares em excursões pelo mundo.

O Santos destacou nesta quarta-feira em suas redes sociais a efeméride. "Há 45 anos, @Pele interrompia a partida contra a Ponte Preta aos 21 minutos e se ajoelhava no centro do gramado da Vila Belmiro, abrindo os braços para agradecer a todos os presentes naquele momento histórico. Era a última partida oficial do Rei com o #MantoSagrado."
 
Diário de Pernambuco

Recife registra mais de 500 mortes por suicídio em 8 anos

 
O Departamento de informática do SUS (DataSUS) registrou mais de 250 mil casos de violências autoprovocadas no País, de 2009 a 2017. No Recife, foram notificados mais de 4,3 mil casos do tipo neste mesmo período. A maior parte das vítimas tinha entre 20 e 29 anos, era do sexo feminino e tentou se suicidar em casa. A ingestão de medicamentos foi o principal meio utilizado para as tentativas de suicídio. De 2009 a 2017, a capital pernambucana registrou mais de 500 óbitos por suicídio, de acordo com o DataSUS, com predominância do sexo masculino.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realizará, na quinta e e na sexta-feira, o seminário sobre Prevenção às Violências Autoprovocadas na Atenção Básica, com o objetivo de capacitar os profissionais da rede municipal de saúde sobre o fenômeno da violência autoprovocada e do suicídio, a cadeia de cuidados e proteção, além de expor experiências de prevenção à saúde na rede municipal. Os debates serão das 8h às 17h, no Centro Universitário Tiradentes (Unit), na Boa Vista.

A expectativa é de que participem cerca de 500 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), de outros setores da Média Complexidade e sobretudo da Atenção Básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é organizado pela Coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e pela Gerência de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
 
Diário de Pernambuco

IFPE terá concurso para técnico-administrativo no domingo


Foto: Peu Ricardo/DP
Diário de Pernambuco

Os candidatos a uma das 44 vagas ofertadas pelo Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) para cargos técnico-administrativos farão a prova escrita/objetiva no próximo domingo (6). Os portões serão abertos às 8h e o início do certame está marcado para as 9h (horário local).


Os participantes deverão comparecer ao local de prova apresentando o cartão de inscrição impresso (disponível no site cvest.ifpe.edu.br), além de documento oficial com foto.  É possível realizar o exame utilizando caneta azul ou preta. A comissão organizadora ressalta que não será permitido ao candidato o acesso aos locais de prova portando telefone celular.

As provas serão aplicadas em 28 prédios distribuídos pela capital pernambucana, entre eles, IFPE Campus Recife, UPE, UFPE, UFRPE e escolas estaduais. Para os cargos de nível superior, serão 10 questões de português e 30 de conhecimentos específicos. Já para os de nível médio/técnico, serão 7 de português, 7 de matemática e raciocínio lógico e 26 de conhecimentos específicos. O gabarito será divulgado a partir das 17h da segunda-feira (7).

O resultado final da prova escrita/objetiva está previsto para ser divulgado no dia 21 de outubro, após as 17h.  O edital ainda prevê a aplicação de prova prática/operacional, no período de 28 de outubro a 1º de novembro, para aqueles que concorrem aos cargos de Técnico em Laboratório, Técnico em Tecnologia da Informação e Tradutor e Intérprete de Libras.

O concurso registrou um total de 20.458 inscritos. A maior concorrência foi para o cargo de Assistente Administrativo com 1.354,43 candidatos por vaga. O segundo mais concorrido foi o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais com 988,40 candidatos disputando uma vaga. Em terceiro lugar está o de Nutricionista, com 758 candidatos por vaga. A lista completa da concorrência e outras informações sobre o certame encontram-se disponíveis no site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (Cvest).