As universidades e
instituições de ensino estão ocupando cada vez mais destaque como
parceiras dos clubes de futebol em São Paulo. Corinthians, Palmeiras e
Santos têm parcerias com instituições de educação e promovem ações,
descontos e encontros com ídolos para atrair mais torcedores e sócios.
A mais recente dessas parcerias foi firmada pelo Santos. A
Unicesumar, instituição de ensino com sede no Paraná, oferece desconto
para os sócios santistas de até 30% de desconto em cursos de graduação e
pós-graduação. A UniCesumar vai oferecer bolsas de estudos de graduação
e pós-graduação para os atletas, incluindo o profissional masculino,
feminino e categorias de base e funcionários do Santos, extensivo aos
familiares. A marca já patrocinou times de vôlei, basquete, futebol e
futsal, além de apoiar competições, atletas e equipes de atletismo,
tênis e jogos escolares e universitários.
No Corinthians, a Universidade Brasil oferece benefícios a torcedores
e sócios do clube. Além de descontos em planos de mensalidade que podem
chegar a 40%, a instituição fornece bolsas de estudos de acordo com a
campanha do time no Campeonato Brasileiro com o projeto "Esporte com
Educação". Os bons resultados da parceria motivaram a expansão da doação
de bolsas para os esportes amadores e futebol feminino. Hoje, quatro
jogadoras participaram de cursos à distância. Desde que a parceria foi
instituída, foram doadas quase 200 bolsas a funcionários, colaboradores,
jogadores e parceiros ligados ao time do Parque São Jorge, o que
significa um investimento de mais de R$ 4 milhões por parte da
Universidade Brasil.
Alguns jogadores do elenco fazem a entrega dos diplomas, criando uma
aproximação ainda maior entre fãs e ídolos. "A ideia é incentivar aquilo
que é feito dentro de campo com bolsas 100% integrais, para pessoas de
baixa renda, que sempre sonharam em ter uma chance na sala de aula",
afirmou o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa.
No Palmeiras, a Faculdade das Américas (FAM) fornece descontos aos
sócios Avanti que podem chegar a 55% de acordo com o curso. A faculdade
também promove simpósios e exposições em suas unidades na capital,
algumas delas com a presença de atletas do elenco atual. A apresentação
do atacante Ricardo Goulart, por exemplo, que se transferiu para a
China, foi feita na rede da Rua Augusta com a presença de associados. Os
alunos participam de estágios nos dias de jogos, entrevistas com
jogadores, palestras e bate-papos com profissionais do clube.
"Como a FAM atua em todas as áreas do conhecimento, a possibilidade
de interação é alta. A área de saúde, esportes e lazer tem contribuído
muito com os projetos. No clube social, nossos alunos têm a oportunidade
de se apresentarem e realizarem atendimentos. Nos dias de jogo, muitos
alunos participam de atividades junto aos torcedores. Ou seja, tanto no
ensino como na pesquisa e extensão a parceria tem sido aplicada",
explicou o professor Luís Leoni, que atua na Pró-reitoria Acadêmica da
Faculdade das Américas.
Para André Monnerat, gerente de Negócios da Feng Brasil, empresa
especializada em projetos de engajamento de fãs, as parcerias têm
potencial de crescimento. "Os contratos entre redes de ensino e clubes
têm se multiplicado porque o futebol conversa com o público que estas
instituições pretendem alcançar. Tanto o ensino quanto o futebol estão
identificados com sonhos do jovem. A ativação por meio dos programas de
sócio-torcedor, onde está o público mais engajado com os times, faz todo
sentido. Há muito potencial inclusive de 'storytelling' e geração de
conteúdo usando estes torcedores mais apaixonados como personagens",
explicou.