Webradiotop1FM

1 de maio de 2020

As contratações mais improváveis da história do futebol pernambucano

POR CASSIO ZIRPOLI
O site Ibismania compartilhou nas redes sociais a imagem do folclórico Mauro Shampoo com a camisa do Santa Cruz, durante uma pelada no Recife. Por mais que a partida não tivesse qualquer caráter oficial, a imagem soa estranha.
Daí, a ideia de rememorar craques do futebol pernambucano com os padrões vizinhos. Auge, fim de carreira, passagem obscura, artilharia. Tem de tudo. Algumas situações foram bem distintas, como a ida de Tará para o Náutico, após uma vida no Santa, e a conturbada saída de Luciano Maravilha do Arruda para a Ilha do Retiro, numa contratação que ficou conhecida na cidade como “craque ressaca”, pois foi anunciada nos jornais numa Quarta-feira de Cinzas.
O próprio Mauro Shampoo, ícone daquele Pássaro Preto sem vitórias de 1981 a 1984, também atuou em outro time da capital, o Santo Amaro.
Náutico
Ex-tricolores
Betinho – passagem apagada nos Aflitos, apesar do título em 1974.
Nilson – bastante xingado nos Aflitos, mudou de casa e foi campeão em 2004.
Tará – Atuou cinco anos, entre 1943 e 1947, e foi campeão em 1945.
Nunes – Compôs o grupo na temporada de 1985 e fez gols decisivos.
Ex-rubro-negros
Sangaletti – Renegado no Leão, foi para o Timbu e liderou a conquista de 2001.
Wallace – Pentacampeão pelo Sport, foi hexa em 2001 indo para os Aflitos.
Gilberto – Outro a jogar em 2001. Na Ilha, foi o melhor goleiro do país em 92
Leomar – Foi titular na campanha do último título timbu, em 2004.
Nildo – Um dos principais leoninos em 2000, ajudou no acesso timbu em 2006
Santa Cruz
Ex-rubro-negros
Leonardo – reserva na campanha que garantiu o acesso à elite em 2005.
Betão – contratado para o Estadual de 1992. Participação apagada.
Ribamar – também chegou para o Estadual de 1992. Ficou em 3º lugar.
Dutra – campeão pernambucano em 2012.
Roberto Coração de Leão – Artilheiro do PE em 1985 (17 gols) e vice-campeão.
Ex-alvirrubro
Bita – O maior artilheiro alvirrubro (223 gols na década de 60) foi campeão em 72
Kuki – brigou com a direção e saiu dos Aflitos. Fez 6 gols na Série B de 2007.

Sport
Ex-alvirrubro
Bizu – disputou o Estadual de 1993. Também ficou na Ilha para a Série A.
Daniel Paulista – Destaque timbu em 2007, foi pra Ilha e ganhou a Copa do Brasil.
Ex-alvirrubro e ex-tricolor
Baiano – após jogar no Central, participou do Brasileirão de 1988, sem brilho.
Ex-tricolores
Givanildo Oliveira – Oito vezes campeão no Arruda, foi tri na Ilha, de 80 a 82
Henágio – formou o ataque no Estadual de 1985, também jogou o Brasileiro.
Luciano Veloso – titular absoluto no time campeão pernambucano em 1975.
Ramon – o artilheiro do Brasileiro de 1973 esteve no Leão no Estadual de 1976.
Birigui – após fechar o gol coral em 1986 e 987, mudou a casaca em 1989
Carlinhos Bala – Deu uma “dedada” aos leoninos. Lá, ganhou a Copa do Brasil
DIÁRIO DE PERNAMBUCO



Cliente usa calcinha como máscara em mercado após ser impedida de entrar

Mulher usa calcinha como máscara após supermercado impedir sua entrada
Apesar da alta divulgação sobre a necessidade de usar máscaras como medida de prevenção do coronavírus, uma cliente ficou revoltada nesta terça-feira ao ser impedida de entrar em um mercado no estado do Rio por não estar com a devida proteção no rosto. Insatisfeita com a determinação dos seguranças do estabelecimento, ela tirou a calcinha que estava vestindo e improvisou uma máscara.
A cena atraiu olhares de consumidores e funcionários. Uma pessoa que estava no caixa do supermercado prontamente pegou o celular para registrar aquele momento, que se alastrou pelas redes sociais. Internautas reagiram ao inusitado comportamento da mulher com risadas em diversas publicações.
Também na terça-feira, um cliente despreocupado com a pandemia demonstrou indignação por precisar usar máscara dentro de um supermercado. Apesar de um segurança ter oferecido um item gratuito para ele, o homem agrediu o funcionário, tentou pegar a arma de fogo dele e a confusão terminou com uma fiscal de caixa morta por tiro. O cliente foi preso, assim como o vigilante, sendo este autuado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A vítima tentava apaziguar os ânimos e explicar para o consumidor de 59 anos a importância do uso da máscara durante a pandemia da Covid-19.

Com vínculo praticamente encerrado, Santa tenta segurar Victor Rangel

Victor Rangel, centroavante do Santa Cruz
O fim do contrato de Victor Rangel com o Botafogo se encerra nesta quinta (30), assim um ponto final também é colocado no vínculo de empréstimo do centroavante com o Santa Cruz. O atleta de 29 anos chegou ao Recife em fevereiro para disputar o Campeonato Pernambucano, como parte da negociação envolvendo o lateral-direito Warley, integrado ao elenco carioca. Mesmo com um salário acima do que pode custear, o Tricolor segue em contato com o empresário do jogador, Sandro Zardo, na tentativa de emplacar a permanência de Rangel pelas bandas do Arruda.

Questionado se as conversas se encaminham para a continuidade do atacante no clube, Zardo disse que ambas as partes vão tentar viabilizar o acerto “da melhor forma possível”. Mesmo diante do comum desejo pela continuidade do trabalho de Rangel no Santa, emplacar sua permanência no Recife não será tarefa fácil. Acontece que no Botafogo, o atacante recebia um salário acima de R$ 60 mil - com o salário integral sendo pago pelo clube carioca-, patamar muito aquém do que pode arcar o clube pernambucano. Em outras ocasiões, o centroavante se mostrou disposto a reduzir seus vencimentos pela metade, mas o apelo ainda extrapola as condições financeiras da Cobra Coral.
FOLHA PE

Jogadores precisarão treinar de máscara no retorno do futebol inglês

Máscaras descartáveis
retorno do futebol não será simples. Após a pandemia do novo coronavírus, clubes, jogadores e torcedores terão rotinas diferentes. E uma delas será treinar utilizando máscaras. Segundo a Sky Sports, isso está previsto no projeto para recomeçar o Campeonato Inglês.

As determinações fazem parte de um plano encabeçado pelo médico Mark Gillet. Além da utilização de máscara durante todas as atividades, os jogadores terão equipamentos de trabalho -como cones, GPS e chuteiras- desinfetados tão logo a atividade termine, precisarão estacionar os carros com distanciamento, terão os vestiários controlados e até mesmo o tempo dos treinos precisará respeitar uma limitação

As orientações foram estabelecidas após conversa com médicos de Espanha e Alemanha, que seguirão rotinas semelhantes ao longo do período de retorno. Todos os jogadores passarão por testes de Covid-19 antes da retomada dos treinos e serão avaliados a cada dia. As regras precisam ser aprovadas por clubes, jogadores e governo antes de entrarem em vigor.

Paralisado na 29ª rodada, o Campeonato Inglês tem o Liverpool na liderança com 25 pontos de vantagem sobre o Manchester City, segundo colocado. Nos últimos dias, duas ligas importantes da Europa decidiram pelo encerramento prematuro dos jogos. O Campeonato Holandês e o Campeonato Francês não terão a disputa até o fim. Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha, até o momento, pretendem concluir seus respectivos calendários.

Com apenas dois atletas garantidos, Afogados tenta fazer acordos

Atletas do Afogados
Grande destaque da temporada no futebol pernambucano, o Afogados não mergulhou em uma crise financeira, mas vê o contrato com seus jogadores encerrados nesta quinta-feira (30). As únicas exceções são o goleiro Everton e o lateral-direito Matheus Serra, que possuem contrato até setembro. A diretoria da Coruja, no entanto, está buscando acordos verbais para tentar a manutenção de alguns atletas.

“Estamos em contato com alguns atletas para, quando o campeonato voltar, retornarem à equipe. Diante da situação complicada devido ao coronavírus, os próprios atletas estão vindo em busca da gente. Estamos fazendo tudo de acordo com o que a CBF e a Federação Pernambucana orientou e por isso deixamos os contratos vencerem”, afirmou Josinaldo dos Anjos, vice-presidente do Afogados.

Dois dos nomes que já possuem acordos verbais para permanecer na equipe pernambucana são Candinho e Diego Ceará, destaques do Afogados na temporada. Josinaldo informou ainda que o clube já estava acertado com o zagueiro Walter Guimarães, revelado pelo Santa Cruz, antes da pandemia da Covid-19. O atleta defendeu a Juazeirense neste ano e vem para um setor carente da equipe.

Contando com a manutenção de boa parte do elenco principal, o Afogados ainda permanece na busca de mais quatro a cinco atletas para o restante da temporada. O clube ainda tem o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, diante da Ponte Preta (perdeu o primeiro por 3x0), o Campeonato Pernambucano e o Brasileiro da Série D.
Folha PE

Secretário de Saúde de PE quer quarentena obrigatória na RMR

Secretário Estadual de Saúde, André Longo
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, voltou a frisar, nesta quinta-feira (30), o desejo de poder contar com o auxílio das forças nacionais de segurança para intensificar a política de isolamento social no Estado.

Embora haja uma série de recomendações e campanhas educativas pedindo para a população evitar aglomerações e sair de casa apenas quando estritamente necessário, não é visto avanço nesse sentido. Pelo contrário, o índice de adesão às medidas até caiu nas últimas semanas.

O desejo de Longo em intensificar a quarentena, tornando-a obrigatória, ou até mesmo estabelecer um lockdown na Região Metropolitana do Recife, epicentro da Covid-19 no Estado, é claro. Inclusive, o governador Paulo Câmara solicitou, em videoconferência com Nelson Teich, na quarta (29), que o Ministério da Saúde possa sinalizar a importância de maior rigidez nessas medidas em estados que enfrentam situação mais delicada, como é o caso não só de Pernambuco, mas também do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Pará e Maranhão.
FOLHA PE

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Fenae tomam posse em meio a muitos e diferentes desafios

Imagem Posse Diretoria Fenae1

Novos gestores foram empossados pelo CDN por videoconferência. Ato foi prestigiado por diretores e empregados da Federação, presidentes das Apcefs e representantes de entidades parceiras, numa prova de que o movimento nacional dos empregados da Caixa é representativo, ousado, aposta na unidade e tem trajetória de protagonismo, inovação e transformação

Como resultado de todo um dinamismo alcançado pelo trabalho de integração, de organização e de mobilização dos empregados da Caixa Econômica Federal, o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) deu posse nesta quinta-feira, dia 30 de abril, aos novos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal  para o período de 2020 a 2023. O ato ocorreu por videoconferência, por causa do distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus, e foi conduzido por Jadir Fragas Garcia (Apcef/MS), presidente eleito do CDN.

No cargo de presidente da Fenae foi empossado Sérgio Takemoto, vice-presidente da gestão que encerrou seu mandato. Durante a cerimônia, marcada pelo vigor na luta e pela expressividade política de uma Fenae viva e que realiza o bom combate, Takemoto saudou os novos componentes da mesa diretora do CDN e manifestou reconhecimento ao trabalho dos funcionários da Federação, Integra e de todos os colaboradores, considerando ainda fundamental para a trajetória vitoriosa de meio século a parceria da Fenae com as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) de cada lugar do país

Confira a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Fenae para o período de 2020 a 2023:
DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor-presidente
: Sergio Hiroshi Takemoto.
Vice-presidente: Marcos Aurélio Saraiva Holanda.
Diretor de Administração e Finanças: Clotário Cardoso.
Diretor de Esportes: Carlos Alberto Oliveira Lima (Caco).
Diretor Sociocultural: Nilson Alexandre de Moura Junior.
Diretor de Comunicação e Imprensa: Moacir Carneiro da Costa.
Diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas: Vera Lucia Barbosa Leão.
Diretor de Formação: Jair Pedro Ferreira.
Diretora de Relações do Trabalho: Rita de Cássia Santos Lima.
Diretora de Saúde e Previdência: Fabiana Cristina Meneguele Matheus.
Diretora de Políticas Sociais: Rachel de Araújo Weber.
Diretora de Impacto Social: Francisca de Assis Araújo Silva.
Diretor Região Norte: Jerry Fiusa dos Santos.
Diretor Região Nordeste: Paulo Roberto Massetti Moretti.
Diretor Região Centro-Oeste: José Herculano do Nascimento Neto.
Diretor Região Sudeste: Dionísio Reis Siqueira.
Diretora Região Sul: Naiara Machado da Silva.
CONSELHO FISCAL
1º Conselheiro: Marco Antonio Zanardi.
2º Conselheiro: José Megume Tanaka.
3ª Conselheira: Maria Rita Serrano.
Suplentes
1º suplente do Conselho Fiscal
: Giselle Maria Araújo de Menezes.
2º suplente doConselho Fiscal: Emanoel Souza de Jesus.
3º suplente do Conselho Fiscal: Paulo Roberto Damasceno.

 POR FENAE

Atendimento para auxílio emergencial deve ser descentralizado, defende Federação

Jair_fenae_400_2.jpg
O atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 deveria ser descentralizado para outros bancos e instituições com o objetivo de evitar as filas e aglomerações que vêm ocorrendo em diversos locais do país. É o que defende o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira.

Outros bancos e instâncias têm que assumir, junto com a Caixa, essa responsabilidade. É impossível prestar o atendimento que a população merece só com a Caixa", afirma. Segundo projeções do governo, o número de brasileiros que devem solicitar o benefício ultrapassará 70 milhões. “Temos que preservar a saúde das pessoas e dos bancários, que estão cumprindo um papel muito importante e precisam de condições para que possam continuar executando suas tarefas”, acrescenta Jair Ferreira.
Como observa o presidente da Fenae, o governo chegou a anunciar que a concessão do auxílio seria feita não só pela Caixa Econômica como também pelo Banco do Brasil, o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Nordeste (BNB), além de lotéricas e unidades dos Correios. "Inicialmente, o governo falou que o pagamento do benefício seria feito por diversos outros órgãos. Depois, centralizou na Caixa", lembra Ferreira. "É um volume muito grande de pessoas que têm direito a receber este benefício emergencial. Ele é importante e as pessoas estão precisando destes recursos", acrescenta.

O presidente da Fenae também analisa a atuação de órgãos do governo à frente da concessão do auxílio emergencial. Segundo Jair Ferreira, é responsabilidade das autoridades fazer o benefício chegar à população.
"A Caixa está fazendo a parte dela. Mas, do jeito que está, com esta desorganização por parte do Ministério da Cidadania e de outras autoridades, nós estamos tendo problemas e vamos continuar tendo", lamenta o dirigente.

FILAS E AGLOMERAÇÕES — Sobre as filas e aglomerações registradas em agências de diversos municípios, o presidente da Fenae analisa que o Brasil está na contramão do que autoridades de saúde “do mundo inteiro” recomendam. "A orientação das autoridades nacionais e internacionais (de saúde) é que se deve evitar aglomerações. Infelizmente, o governo federal não quer assumir seu papel em relação a isso. O comércio foi fechado e, de repente, as agências da Caixa viraram o local das grandes aglomerações no país", observa Jair Ferreira.
Ele destaca que a Fenae e outras representações sindicais vêm fazendo diferentes cobranças ao governo para a preservação da saúde dos bancários e da população durante a pandemia do coronavírus. Uma delas foi o envio — pela federação e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) — de carta ao ministro da Saúde, Nelson Teich.

CAMPANHA INFORMATIVA — No documento, encaminhado na última semana, as entidades manifestam ao ministro preocupação com o avanço da Covid-19 no país. Elas observam a necessidade de segurança à saúde dos bancários para que eles possam continuar prestando atendimento à sociedade.
Diante disso, cobram do ministério ações efetivas para proteger os trabalhadores e as pessoas. Entre elas, campanha de comunicação ampla e efetiva sobre as formas de cadastramento e recebimento do auxílio. Solicitam, ainda, o maior acompanhamento da situação nas agências e das condições de trabalho dos empregados da Caixa.

"Pedimos que a responsabilidade fosse compartilhada na orientação geral à população, para a segurança de todos", conta Jair Ferreira, ao destacar que a solicitação do auxílio emergencial é feita exclusivamente de forma eletrônica (por aplicativo ou site) e que o saque do benefício é permito também em caixas eletrônicos e lotéricas.

Prestes a completar 49 anos, Fenae ganha nova sede

Nova sede 400.jpeg
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) está com uma nova sede. A inauguração simbólica do espaço aconteceu nesta quinta-feira (30). A cerimônia, que ocorreu de forma virtual por conta do distanciamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, contou com a participação dos empregados e diretores da Federação, presidentes das Apcefs de todo o país, além de representantes de entidades parceiras. 
“É um espaço que a gente espera que todos gostem e possa ser nos próximos anos um local muito importante para o movimento associativo, que valorize as Apcefs e o pessoal da Caixa. Isso tem um significado muito grande para todos nós”, ressaltou Jair Ferreira, que encerrou hoje o mandato de presidente da entidade. 
No dia 29 de maio, a Federação completará 49 anos de fundação. Uma trajetória marcada pela atuação em defesa dos empregados da Caixa e do banco 100% público, forte e social. E para realizar com eficiência uma de suas missões, que é promover o bem-estar do pessoal da Caixa, a entidade ganha uma sede com instalações mais modernas, com espaços interativos e sustentáveis, que irão propiciar ambiente mais acolhedor e confortável para o desenvolvimento das atividades da Federação. Durante a inauguração simbólica, foi exibido uma vídeo para apresentar as novas instalações.
 “É uma marca registrada da Fenae, uma entidade que está sempre buscando se renovar. Esse, novo ambiente será propício para novas ações e novos projetos que iremos desenvolver” disse o novo presidente da Fenae, Sergio Takemoto. 
O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso, acompanhou de perto a construção do novo espaço. Para ele, “a sede é um legado que estamos deixando para o movimento associativo dos empregados da Caixa”.
Acesse as redes da Fenae: