31 de maio de 2020

Com futebol sem público, som de torcida é opção

Alemanha já usa o sistema de som nos estádios
A previsão de retorno do futebol no Brasil é uma incógnita e ainda não há consenso de quais procedimentos serão adotados quando as datas estiverem estipuladas. Ainda assim, clubes e entidades que comandam a modalidade nos níveis estadual e nacional dispõem de referências para se espelharem visando diminuir o impacto do cenário de exceção, incluindo as arquibancadas vazias. As lacunas de uma partida sem torcida naturalmente não serão preenchidas, mas podem ser suavizadas e o sentimento de apoio eventualmente retransmitido aos jogadores.

Os times da Bundesliga (Campeonato Alemão) e da K-League (Campeonato Sul-Coreano) encontraram uma alternativa para contornar os portões fechados. Ao longo das partidas, o sistema de som do estádio põe uma captação de áudio da torcida correspondente ao momento do jogo. Ou seja, os principais cânticos são reproduzidos enquanto os donos da casa têm a posse de bola. Se o adversário estiver trocando passes, ouve vaias. E no momento da bola na rede, os jogadores escutam a vibração do gol ecoando no campo.

A possibilidade de as competições nacionais replicarem a ação não é descartada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com a assessoria da entidade, a decisão ficará à cargo dos times e “cada detalhe e/ou ideia dos clubes será tratado pela Diretoria de Competições da CBF”. Se um participante do Campeonato Pernambucano optar por implementar, também não será contestado, segundo Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana. “Ela (FPF) segue o posicionamento da CBF. Se o clube quiser, usa, se não quiser, não usa", comentou.

O tema, no entanto, ainda foi pouco debatido internamente pelo Trio de Ferro pernambucano. Edno Melo, mandatário do Náutico, explicou que outros pontos mais delicados estão sendo abordados atualmente. "Temos outros afazeres para nos preocuparmos inicialmente na volta, envolvendo os testes, os cuidados com a saúde, os equipamentos, a questão se todos ficaram no CT... ainda não pensamos sobre o sistema de som”.

Leia também:
Náutico comemora sucesso em campanha para produzir novo uniforme
Santa estuda 'custo benefício' sob possibilidade de Rangel não ficar no Arruda
Camisas do Sport vazam um dia antes do lançamento


Constantino Júnior, presidente do Santa Cruz, ponderou se todas as equipes apresentam estruturas para não cometer injustiças. "No Arruda conseguimos pela estrutura, mas tem estádio que não vai conseguir, de forma que seja seguido o princípio da isonomia. Qualquer coisa que se faça para tentar amenizar (os jogos de portões fechados) vai ser paliativo, porque o motivo de ter futebol é ter torcida. Por mais que coloque som, não vai substituir a paixão, não vai substituir o que é ter o torcedor perto. Qualquer coisa que se faça, não se aproxima da participação do torcedor, da energia, e vibração”, apontou.

Atual técnico do Sport, Daniel Paulista relembrou a experiência negativa de arquibancadas vazias na época de jogador. “Eu tive uma ou outra partida sem torcida, não é legal. É uma situação, uma preparação diferente. Todo mundo vai precisar se adaptar a esse momento que vamos viver”. O comandante rubro-negro contou que não houve conversas a respeito com a diretoria, mas não excluiu o cenário. “Acho que pode ser válido, vai ser uma situação nova com barulho ou sem. O barulho reproduzido por caixas de som não vai ser como se fosse uma torcida, mas pode tornar a partida um pouco mais vibrante”, falou.
Folha PE

Magrão recorre e Sport terá que pagar multa de 100% referente a parcela atrasada

Magrão, maior campeão da história do Sport
A novela Magrão e Sport ganha mais um capítulo. Após o clube conseguir o adiamento de parte das dívidas com o ex-goleiro, o advogado de Alessandro Beti Rosa entrou recurso de mandato de segurança no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, e foi acatado. Devido a isso, não apenas a suspensão dos efeitos determinou o pagamento do acordo previamente feito, como também o clube será obrigado a pagar 100% de multa da parcela não paga.

"A juíza acolheu e determinou a suspensão do pagamento sem ouvir a parte contrária. Porém, não compete ao juiz analisar questões já decididas. Por isso entramos com o mandato de segurança, que serve para coibir um ato contrário praticado por uma autoridade pública e o Tribunal acolheu", afirmou Leonardo Costa, advogado do ex-goleiro.

O único que se posicionou sobre o caso no Sport foi o vice-presidente de Comunicação, Jurandyr Gayoso. "Recebemos com tristeza as últimas notícias. Mas preferimos não nos pronunciar para preservar a imagem do ídolo Magrão, que Alessandro Beti Rosa teima em manchar".A novela Magrão e Sport ganha mais um capítulo. Após o clube conseguir o adiamento de parte das dívidas com o ex-goleiro, o advogado de Alessandro Beti Rosa entrou recurso de mandato de segurança no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, e foi acatado. Devido a isso, não apenas a suspensão dos efeitos determinou o pagamento do acordo previamente feito, como também o clube será obrigado a pagar 100% de multa da parcela não paga.
Folha PE


Sport lança uniforme em transmissão ao vivo no YouTube; assista

Lenine participa do lançamento do novo uniforme do Leão da iIlha
O humorista Rodrigo Marques e o cantor e compositor pernambucano Lenine apresentam neste sábado (30), no canal oficial do Sport no YouTube (TV Sport) o novo uniforme do time da Ilha do Retiro, lançado em parceria com a patrocinadora da equipe Umbro.

Campeonato Espanhol deve reiniciar dia 11 e terá nova temporada em setembro

Técnico Quique Setién, de máscara, observa primeiro treinamento coletivo do Barcelona

A Espanha, assim como a Inglaterra e a Itália, vai retomar sua liga nacional, paralisada pela pandemia do novo coronavírus, a partir das próximas semanas.

De acordo com Javier Tebas, presidente da liga que organiza o Campeonato Espanhol, o torneio deve voltar no dia 11 de junho. No entanto, faltam detalhes para a oficialização.

Leia também:

Covid-19: cinco jogadores de futebol testam positivo na Espanha

Volta aos treinos do Barcelona tem campos divididos e atividade com bola 

"Começaremos, se Deus quiser, no dia 11 de junho. Vamos torcer para que Madri e Barcelona passem para a fase 2 [da flexibilização], que é onde isso pode ser feito.

Existem mais de 130 pessoas da liga trabalhando para que tudo possa ser feito de uma nova maneira. Viagens, organização, tudo", garantiu ele ao jornal Marca.

O dia que vai marcar o início da próxima temporada, no entanto, já está decidido. "O importante será o dia em que terminarmos a competição, e a próxima temporada começará em 12 de setembro."


Na entrevista, Tebas ainda falou sobre alguns detalhes que estão sendo trabalhados pela organização, como a possível presença do som de "torcedores virtuais", já que todas as partidas terão portões fechados.

"Temos testes para que o espectador possa escolher duas imagens em nível audiovisual: a real, com som público, e a virtualizada. Na Alemanha, eles escolheram o som virtual e teve grande sucesso. Estamos trabalhando para dar essa opção.

Queremos dar aos fãs a alternativa: silêncio ou virtualização das arquibancadas. Os testes que vi são interessantes e atraem muita atenção, mas terão as duas opções", explicou.

Por fim, ele ainda lamentou a decisão das autoridades francesas de suspender o futebol no país vizinho.

"Eles já estão se arrependendo da liga francesa, cujo governo acho que tomou uma decisão muito apressada e que prejudica muito seus clubes. Para nós, algo assim teria sido uma catástrofe."

Restam 11 rodadas para o encerramento do Espanhol. O Barcelona lidera o torneio com 58 pontos, apenas dois a mais que o Real Madrid, vice-colocado. 

Folha PE

Câmara Federal pode votar suspensão das dívidas de clubes de futebol durante pandemia

[610] bola de futebol
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (2) o projeto de lei que suspende os pagamentos de dívidas dos clubes de futebol durante o período de calamidade pública relacionada ao novo coronavírus. A informação é da Agência Câmara de Notícias.

Segundo o PL 1013/20, do deputado Hélio Leite (DEM-PA), ficam suspensos parcelamentos de débitos de clubes junto à Receita Federal, à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e ao Banco Central, previstos no Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).

Devido às medidas de isolamento social e restrições de aglomerações, os jogos dos campeonatos nacionais e estaduais foram suspensos ou ocorreram sem público, diminuindo uma das principais fontes de receita dos clubes.
Folha PE

Pernambuco registra 1.172 novos casos e 71 mortes em 24h

Coronavírus
Pernambuco registrou mais 1.172 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim atualizado da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Com isso, o Estado totaliza 33.427 casos confirmados da doença.

Dentre as notificações deste sábado, 321 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 851 como leves. Também foram confirmadas mais 71 mortes, chegando ao total de 2.740 óbitos em todo o território pernambucano. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.
Folha PE

Palmeiras se aproxima de renovações com Marcos Rocha e Marcelo Lomba; veja detalhes

  Por Eduardo Rodrigues O  Palmeiras  está prestes a anunciar as renovações de Marcos Rocha e Marcelo Lomba. O clube tem acordos bem alinhad...