Webradiotop1FM

22 de setembro de 2019

2º Passeio Ciclístico da AEAP/PE foi um sucesso

A AEAP/PE (Associação dos Econômiarios Aposentados e Pensionistas de Pernambuco), realizou hoje ( 22), pela manhã, o segundo passeio ciclístico para seus associados e convidados. Houve também futevôlei, e uma bela mesa de frutas.
Veja algumas imagens do passeio;




Náutico repete placar diante do Juventude vence nas penalidades e chega na final diante do Sampaio

Ver a imagem de origem Ver a imagem de origem
O Náutico não se intimidou com o placar de 2x1, sofrido diante do Juventude no sul e devolveu o placar aqui nos Aflitos 2x1, e nas penalidades 4x3 para o Timbu.
O Timba agora está na final, e tem pela frente a equipe do Sampaio Corrêa que venceu o Confiança nas partidas de ida e volta.

Primeira partida da final acontece aqui nos Aflitos e a segunda no Castelão em São Luis.

Náutico x Sampaio Corrêa
Sampaio Corrêa x Náutico

Veja como foi a classificação timbu:

Alzheimer pode ser prevenido com cuidados especiais; confira

Ex-vice-presidente Marco Maciel depende do auxílio da mulher e de profissionais (foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
 
“As pessoas têm muito preconceito com o Alzheimer. Acham que a pessoa começa a falar um monte de bobagem e fica desligado do mundo. Com meu marido não foi assim. Ele continuou sendo o mesmo homem educado com todos. Continua sempre cheiroso e limpo como sempre gostou de estar. É o rei da nossa casa”, disse a aposentada Ana Maria Maciel, 78 anos. Casada com o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, 79, diagnosticado com a doença em 2001, ela assumiu todos os papéis dentro de casa. Para ela, a paciência e o amor — construído ao longo dos 52 anos de casados — são a receita para enfrentar a enfermidada.
Os primeiros sinais da doença mais se assemelhavam aos da depressão. Maciel começou um tratamento e meses depois veio o diagnóstico do Alzheimer. “Até 2014, a doença evoluiu negativamente, porque, como era político, as pessoas perguntavam sobre fatos históricos e ele não conseguia lembrar. Ele percebia o esquecimento e ficava constrangido. No fim de 2014, ele não quis mais sair, só para consultas e coisas corriqueiras. Agora, está em fase avançada”, afirma. Sem andar e falar, o ex-vice-presidente conta com o auxílio da mulher e de uma equipe de profissionais para as atividades do dia a dia.

Em 21 de setembro é lembrado o Dia Mundial do Alzheimer. A doença é neurodegenerativa progressiva e se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Ela acomete em grande parte idosos e representa cerca de 50% a 75% dos casos de demência no mundo, sendo o tipo mais frequente da enfermidade cerebral. Suas causas ainda não são totalmente conhecidas. 

Dados do Instituto Alzheimer Brasil (IAB) estimam que existem mais de 45 milhões de pessoas vivendo com demência no mundo e que esse número deve dobrar a cada 20 anos. Apenas no Brasil, onde hoje há mais de 29 milhões de pessoas acima dos 60 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acredita-se que quase 2 milhões de pessoas têm demências, sendo que de 40 a 60% delas são do tipo Alzheimer.

No DF

O DF tem cerca de 450 mil idosos. Desses, 8% têm algum tipo de demência, incluindo Alzheimer, segundo os dados mais recentes do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2015. “No DF, a gente vive uma realidade diferente do restante do Brasil, em termos de Plano Piloto, um dos maiores pólos de desenvolvimentos de saúde — o que não é uma realidade integral das cidades satélites. O DF oferece acesso a consultas com médicos que podem avaliar a memória da população”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do DF (SBGG-DF), Thiago Póvoa.

Ele destaca que a doença pode ser prevenida a partir de alguns cuidados com a saúde. “Não fumar, não consumir bebida alcoólica, fazer exercícios físicos, controlar pressão alta, colesterol. Estamos divulgando bastante isso, porque nossa missão é ser multiplicador. É uma questão de conscientização social”, afirma. “O que é bom para o coração é bom para o cérebro”, acrescenta.

Assim tem feito a aposentada Domingas Gentil, 72. Desde que o marido, Osmar Gomes, 83, foi diagnosticado com Alzheimer, ela começou um trabalho social de apoio a familiares de pessoas com a doença. O projeto Cuidar com Harmonia reúne cuidadores nos terceiros sábados de todo mês, na Escola Classe 410 Sul, das 15h às 17h. Ela atuou como enfermeira no Hospital Sarah Kubitschek por 36 anos e leva os ensinamentos nas reuniões. “Nos encontros, a gente pratica paciência, tolerância, ser amável e proporcionar cuidados para melhorar a qualidade de vida da nossa pessoa (com Alzheimer). Pode participar quem quiser. É gratuito”, convida.
Correio Brasiliense

Náutico x Juventude - sem PMS , apenas segurança privada

Devido ao show de Bon Jovi, a Policia Militar de Pernambuco  não colocou efetivo para o jogo do Náutico contra o Juventude.
Ver a imagem de origem

“O Willian Farias entrou muito bem e foi talvez a única coisa positiva do jogo”, resumiu Guto, que adotou o discurso de olhar para frente logo após o revés na Ilha do Retiro. “Temos que amadurecer, levantar a cabeça e sair dessa situação. Já saímos de outras derrotas. Temos que avaliar o porquê do resultado. Nós temos muito claro isso e onde podemos melhorar”.

Os jogadores do Sport se reapresentam neste domingo pela manhã na Ilha do Retiro e após um trabalho leve já embarcam rumo ao interior do Paraná. “Nós praticamente não teremos tempo para treinamento. Mas vamos procurar colocar o melhor time possível para fazer uma boa partida em Londrina e buscar a qualquer custo um grande resultado”, finalizou.


Série C - Náutico rumo ao título

Geraldo Rodrigues /Diario de Pernambuco 

Ver a imagem de origem
Após 31 anos, o Náutico pode voltar a uma final de campeonato brasileiro. Para isso, precisa vencer o Juventude. Após dois dias de indefinição, a partida acontecerá na data inicialmente prevista: este domingo, às 18h. O confronto é válido pela volta das semifinais da Série C e acontece nos Aflitos. E só a vitória interessa ao Timbu: por um gol de diferença, a disputa vai para os pênaltis. A partir de dois gols, a equipe alvirrubra avança à final.

Passando pelo Juventude, o Timbu enfrentará o vencedor do duelo entre Sampaio Corrêa e Confiança. Assim sendo, terá a terceira chance de conquistar um título nacional de elite - em 1967, perdeu a Taça Brasil para o Palmeiras e em 1988, saiu derrotado na final da Série B para a Inter de Limeira. No primeiro jogo da outra semifinal, a Bolívia Querida bateu o Dragão por 2 a 0. Neste sábado, as equipes duelam no estádio Castelão pelo segundo jogo.

Como vem o Juventude

A equipe gaúcha terá dois desfalques de peso. O meia e principal jogador Renato Cajá foi negociado nesta semana com a Ponte Preta. Além dele, o técnico Marquinhos Santos assumiu a Chapecoense - em seu lugar, o time será comandado pelo auxiliar técnico Fahel.

Ficha do Jogo

Náutico
Jefferson; Hereda, Diego Silva, Fernando Lombardi, Wilian Simões; Josa, Jhonnatan, Jean Carlos; Matheus Carvalho, Álvaro e Neto Pessôa (Thiago). Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Juventude
Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Sidimar e Eltinho; João Paulo, Aprile e Rafael Bastos; John Lennon, Breno e Dalberto. Técnico: Fahel

Local: Estádio dos Aflitos
Hora: 18h
Árbitro: Braulio da Silva Machado-SC
Assistentes: Helton Nunes-SC (1) e Eder Alexandre-SC (2)
Ingressos: R$ 40 (inteira)/ R$ 20 (meia e sócio)