Webradiotop1FM

3 de agosto de 2019

Excursões em PE deverão ser acompanhadas por guias pernambucanos


Por: Diogo Cavalcante
Publicado em: 03/08/2019 06:00 Atualizado em:

Projeto orienta agências de turismo a contratarem guias regionais, para acompanhar grupos de visitantes com, no mínimo, oito pessoas - Tarciso Augusto/Esp. DP
Projeto orienta agências de turismo a contratarem guias regionais, para acompanhar grupos de visitantes com, no mínimo, oito pessoas - Tarciso Augusto/Esp. DP
A partir de outubro, as excursões turísticas com mais de oito pessoas deverão ser, obrigatoriamente, acompanhadas por um guia de turismo pernambucano. É o que versa a lei nº 16.605, assinada em 9 de julho deste ano. Ela é oriunda de um projeto de lei aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e atende à demanda dos guias, visto que muitos profissionais habilitados perdiam trabalhos pela falta de uma regulamentação.
“Muitos contratam serviços de guias que sequer são treinados”, explica a presidente do Sindicato de Guias de Turismo de Pernambuco (Singtur-PE), Elizabeth Leite. Desde que foi sancionada a lei federal sobre a profissão - nº 8.623/93, assinada pelo ex-presidente Itamar Franco -, o sindicato buscou regularizar a situação no estado. “Quem mora aqui vai saber conduzir melhor o turista do que um profissional de fora. E se a gente deixa de trabalhar, o estado não arrecada”, explica Elizabeth.
Originalmente, esse projeto de lei foi proposto pelo ex-deputado estadual Ricardo Costa (PP), em 2018. “Os guias vinham sendo muito prejudicados. Concorriam com pessoas que não tinham especialização ou competência para dar o melhor atendimento ao visitante”, relembra Costa. “Eu fiz um trabalho de pesquisa e constatei que os jovens deixaram de se interessar pelo curso de turismo justamente pelo mercado desregularizado”, acrescenta.

No entanto, o projeto acabou esbarrando em questões constitucionais do texto. Como não se reelegeu, Costa não pôde continuar à frente do assunto, que foi recuperado pela deputada estadual Teresa Leitão (PT). “O sindicato dos guias procurou minha equipe, e fizemos uma avaliação. Foram corrigidos esses pontos que se referiam à inconstitucionalidade, mas a essência foi mantida”, comenta Teresa.
“Pernambuco tem muitos pontos turísticos, há um fluxo interessante de público por aqui. E o sindicato sempre busca deixar os profissionais capacitados, através de curso. Essa lei é até uma maneira de valorizar o segmento”, discorre a deputada.
O prazo de 90 dias para o texto entrar em vigor encerra em 7 de outubro. Até lá, as agências de turismo devem procurar se adequar. “Essa lei tem por trás uma história de luta de 23 anos. Quando foi aprovada, até fiquei surpresa. Somos muito gratos a Ricardo Costa e  Teresa Leitão, que olharam para nossa categoria”, pontua Elizabeth Leite, do Singtur-PE.
Ela só faz uma ressalva. “É bom lembrar que guia turístico e guia de turismo não são a mesma coisa. Guia turístico é o panfleto, o folder com as explicações dos pontos de visitação. Guia de turismo é o profissional”, brinca.

Policia diz que vários atiradores deixam feridos em tiroteio no Texas


Por: Agência France-Presse - FP
Publicado em: 03/08/2019 15:58 Atualizado em: 03/08/2019 17:13

O tiroteio ocorreu  numa loja dos supermercados Walmart. Foto: JOEL ANGEL JUAREZ / AFP
O tiroteio ocorreu numa loja dos supermercados Walmart. Foto: JOEL ANGEL JUAREZ / AFP
Washington, Estados Unidos — Um tiroteio está ocorrendo em um centro comercial da cidade americana de El Paso, no Texas, e a Polícia local informou que o ataque está sendo realizado por "vários atiradores". Há vários mortos, segundo a CNN.

"Alerta tiroteio, fiquem longe do centro comercial Cielo Vista, a situação ainda está em desenvolvimento ", postou a polícia de El Paso no Twitter por volta do meio-dia (14 horas no horário de Brasília).

Segundo a imprensa local, foram registrados tiroteios numa loja dos supermercados Walmart e em um shopping center, sem dar mais detalhes. Outras fontes indicam que 18 pessoas estariam feridas.
Mais informações em breve.

Heloisa Périssé anuncia que está se tratando de um câncer


Por: Estadão Conteúdo - Estadão Conteúdo
Publicado em: 03/08/2019 18:34 Atualizado em:

 Heloisa Périssé passou por uma cirurgia para retirada da glândula salivar na semana passada. Foto: Multishow/Reprodução
Heloisa Périssé passou por uma cirurgia para retirada da glândula salivar na semana passada. Foto: Multishow/Reprodução
A atriz Heloisa Périssé revelou, nesta sexta-feira, 2, que está passando por um tratamento após ter descoberto um tumor em suas glândulas salivares.
 
"Estou 'sumidinha', né? Pois é, a vida dá umas cambalhotas interessantes! [risos] O motivo foi um tumor nas minhas glândulas salivares e agora vou me voltar 100% para minha saúde!", contou Heloisa em um story publicado na tarde desta sexta-feira, no Instagram.
 
A atriz manteve um discurso otimista em relação ao problema de saúde. "Vou fazer sessões de radioterapia, quimioterapia], o que for e, daqui a pouco, tô a mil de novo! E ainda vamos rir muito! Porque bom humor, graças a Deus, é o meu olhar pra vida! E quero ser assim principalmente agora!"
 
E concluiu: "Como todo mundo sabe, minha fé é a coisa mais importante da minha vida, eu creio que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus! Tá tudo certo! Sou forte!"
De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Heloisa Périssé passou por uma cirurgia para retirada da glândula salivar na semana passada e deixou o hospital em que foi operada na última quarta-feira, 30.