Webradiotop1FM

4 de outubro de 2019

Blog Washington Ramos divulga os homenageados, revelações e Destaques da Crônica Esportiva 2019

Há oito anos que o radialista e blogueiro Washington Ramos, vem realizando o Troféu Destaques da Crônica Esportiva de Pernambuco. "Tudo começou em 2011 quando pedi a ACDP em seu evento, um espaço para poder homenagear alguns colegas, a ideía no início era dá continuidade ao belissimo trabalho que o Jornalista Júlio José fazia nos anos 80 e 90 como também de fazer algo em que os crônistas com grandes serviços prestado na radiofonia pernambucana fossem lembrados, dá mesma forma para os atuais e os que estão chegando. O evento se tornou um grande sucesso e esperado por todos da crônica esportiva no fim de ano, uns já dizem que é o Oscar da imprensa Esportiva.
Este ano de 2019 Troféu intitulado ao Jornalista Claudemir Gomes 

Ação solidaria - Este ano em parceria com a ONG MORADIA E CIDADANIA DA CAIXA pedimos aqueles que forem ao evento que levem um kilo de alimento não perecível.

Mas o grande Oscar mesmo desse evento, são os patrocinadores que participam colocando suas marcas nos dando cada vez mais credibilidade ao evento. Veja abaixo os homenageados, revelações e Destaques em 2019.  Parabéns à todos!
 


Herói de uma cidade e ídolo improvável: a história de superação de Camutanga no Náutico


Localizada na Zona da Mata e com pouco mais de 8 mil habitantes, Camutanga deixou de ser apenas um município de Pernambuco para, há quase dois anos, ser também conhecido no meio do futebol, principalmente regional, e especialmente para os torcedores do Náutico - hoje, com muito carinho. Afinal, é assim que o zagueiro alvirrubro, Cleidson de Andrade Souza Silva, é chamado. E a denominação, ainda que imprevista, faz todo sentido: ambos são indissociáveis. O jogador é praticamente uma bandeira da cidade.
“Toda folga eu desço para a minha cidade. Minha esposa (Camilla) me cobra muito disso, que eu passo muito tempo longe e quando chego lá tenho que estar com todo mundo, conversando. Ela diz: ‘Vamos para a Praia’. Mas, não. Eu gosto de estar na minha cidade”, conta, sobre a relação que possui. “Muito boa pelas pessoas que convivo. Todo mundo se conhece. Gosto muito de estar lá por conta disso”.
A relação de carinho é mútua. Virou tradição, por exemplo, a cidade saudar de forma expressiva as conquistas do zagueiro com carreatas - foi assim no título estadual de 2018 e no acesso à Série B em 2019, sendo pego de surpresa na primeira. “A do acesso eu não sabia, mas a do título sim, fizeram postagem e tudo que ia ter. Mas essa (última) foi em cima da hora”, conta. “Rapaz, vai dar gente em uma segunda-feira?”, pensou o jogador após superar o Paysandu. “Mas o pessoal foi, minha família, a gente tirou foto todo mundo junto lá”, falou, orgulhoso.

É preciso, aliás, apenas um sinal do jogador para a celebração. “Para mim todo todo mundo é família naquela cidade. Então são meus amigos, família que organizam. Quando entram em contato comigo eu digo que podem fazer. É bom comemorar”.

Tanto é que, na final entre Náutico e Central no ano passado, todos, sem exceção, uniram-se em torcida para o jogador - algo que, sugere, vai perdurar enquanto vestir vermelho e branco. “Sempre teve isso de rivalidade, mas lá não tem. É um negócio muito bom para mim”, diz. “A gente não é Sport e Santa. A gente agora é Camutanga”, explica como falam os moradores do município. 

 
“A cidade é Camutanga. Por causa de mim. Hoje a cidade é Náutico. Você vê pessoas que torciam para Santa e Sport vestindo a camisa do Náutico. E isso é gratificante. Só tenho a agradecer a população da minha cidade o carinho que eles têm por mim. É coisa que não tem explicação”. A moral do jogador é tamanha que até palestra tem dado. “Até ano passado os professores me convidaram para eu dar uma palestra na escola lá”, relembra.

O zagueiro considera que, mesmo tendo carregado consigo o nome da cidade já no seu primeiro clube profissional, o Auto Esporte-PB, tornou-se conhecido apenas no Náutico. E o caminho até lá, até Cleidson virar, efetivamente, Camutanga, foi difícil. De superação
Após a conquista do acesso, rumou para o Pesqueira e, a partir de então rodou por Santa Rita-AL (duas vezes) e CSA até chegar ao Bangu, em 2017. Na equipe carioca, disputou a Série D sem sucesso e caiu na primeira fase. No entanto, teve boa análise, especialmente do técnico, por quem nutre um carinho especial: Roberto Fernandes. “A gente não foi bem, mas ele gostou muito do meu trabalho. Foi o meu primeiro contato com ele. E então ele me trouxe para o Náutico”.

Com o técnico, aliás, Camutanga protagonizou um momento inusitado. Em um jogo contra o Atlético-AC, pela Série C, vazou pelo microfone de transmissão o treinador chamando-o de “bicho burro” mais de uma vez. Na época, o áudio viralizou e o jogador foi alvo de críticas e até ridicularizado pela torcida. Episódio minimizado. “Roberto é muito explosivo. Ele é muito assim. No Bangu ele dizia coisas piores com a gente”, disse. “Um cara que cobra bastante. Então isso é bom também, mas não tenho mágoa nenhuma”. 

Junto com Roberto, Camutanga conquistou o primeiro dos dois objetivos estipulados pelo clube: o título pernambucano do ano passado, tirando o Náutico de uma fila de 14 anos. Este ano, o segundo passo para cair de vez no gosto da torcida - e escrever seu nome na história do clube - com o acesso à Série B. Tendo um papel importante.

No jogo do acesso, ante o Paysandu, salvou uma bola em cima da linha - a equipe paraense abriria 2 a 0. Já no jogo de ida da final, fez um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre o Sampaio Corrêa. Feitos individuais que, somados aos coletivos e aliados mais ainda à evolução técnica que teve, o colocam ainda mais em evidência junto aos alvirrubros. Outrora ridicularizado, Camutanga é um dos mais queridos do elenco para os torcedores e uma das prioridades de renovação para 2020.

“Eu tenho que agradecer demais ao Náutico. Se for para ficar, eu quero ficar. Sei que tenho muita coisa para conquistar aqui ainda. Esse clube tem que estar brigando por coisas grandes”, afirmou. Mas se ainda há indefinição quanto ao seu futuro, o jogador tem certeza de uma coisa. Em caso de título da Série C já sabe para onde ir comemorar. “Aí eu tenho que pedir uma folga ao clube. É tradição na minha cidade, eu tenho que vir”, diz. 

Santa Cruz terá elenco jovem para disputa da Copa Pernambuco, que inicia neste sábado

Ana Beatriz Venceslau /Especial para o Diario 



 Após ter sido eliminado da Série C, por 3 a 1, pelo Náutico no dia 24 de agosto, o Santa Cruz segue em processo de montagem de elenco. O foco, agora, é a estreia tricolor na Copa Pernambuco, que acontecerá na manhã deste sábado, às 10h, contra o time do Ypiranga, no CT Ninho das Cobras. Até o momento, o time conta com 25 atletas, sendo quatro goleiros. Seis pertencem ao sub-23 do clube, dois ao sub-20, 10 são frutos de análises de indicações, o quarto goleiro ainda não está definido, mas será determinado entre o sub-17 ou sub-20 do tricolor. Os outros seis, mais conhecidos, vêm do elenco principal: os volantes Ítalo Henrique e Kadu, o meia, Hericlis, o terceiro goleiro, Maycon, o meia-atacante, Luiz Felipe e o lateral-direito, Augusto Potiguar.

O treinador do Santa na Copa Pernambuco será Paulo Massaro, que também comanda a equipe sub-23 do clube. Ao Superesportes, ele comentou que alguns outros jogadores ainda podem ser confirmados na equipe: “Na minha concepção, ainda preciso definir um zagueiro e um atacante. Tem dois meninos vindos de indicação, um do Avaí e um do Grêmio”, pontuou. Os dois atletas que o treinador se refere são, respectivamente, o zagueiro Michel e o atacante Guto. Ambos com 20 anos, e integrantes da cota de indicações.

“A gente não faz avaliações, a gente pega indicações de atletas que têm algum laço de competições com um nível profissional para integrar o elenco. Conforme o desenvolvimento deles eu seguro, ou libero”, explicou Massaro, a respeito do processo seletivo do clube para a Copa Pernambuco.

MANDO DE CAMPO
Em virtude do cronograma de reformas no gramado do estádio do Arruda, o mando de campo da equipe coral foi deslocado para o CT Ninho das Cobras, em Aldeia. Apesar disso, a Arena de Pernambuco voltou a ser um desejo do comando técnico do Santa Cruz. “Ainda não está 100% definido (sobre o local). E eu, particularmente, fiz um pedido à presidência e diretoria referente a isso. Nada contra nosso CT, até porque o campo é espetacular, mas devido a algumas instalações, até pela torcida, eu gostaria que os jogos fossem no Arruda. E se não puder, por conta das reformas do gramado, que a gente conseguisse colocar na Arena, já que é uma competição do estado”, confessou Massaro em entrevista ao Superesportes.

A provável escalação titular do Santa Cruz para a Copa Pernambuco, segundo o treinador, é:
Maycon; Carlos Augusto, Rangerson, Ítalo Melo e Antônio Neto; Kadu, Zé Augusto e Diniz; Luiz Felipe, Leozinho e Patrick.

Até o momento, no elenco coral: 

Goleiro
Samuel (indicação do treinador) - 22 anos
Maycon (3º no elenco principal) - 21 anos
Marcel (indicação do treinador) 
Atleta do sub-20 ou sub-17 como quarto goleiro

Lateral-direito
Augusto Potiguar (elenco principal) - 25 anos
Carlos Augusto (sub-23) - 22 anos

Lateral-esquerdo
Luizinho (indicação do treinador) - 22 anos
Antônio Neto (sub-23) - 21 anos

Zagueiro
Rangerson (base do Vitória) - 21 anos
Ítalo Melo (sub-20) - 20 anos
Glawber (sub-20) - 20 anos

Volante
Kadu (elenco principal) - 23 anos
Ítalo Henrique (elenco principal) - 21 anos
Leno (indicação do treinador) - 23 anos
Zé Augusto (sub-23) - 21 anos
Jeffinho (sub-23) - 23 anos

Meia 
Diniz (sub-23) - 20 anos
Hericlis (elenco principal) - 20 anos

Atacante
João Pedro - 22 anos
Patrick - 22 anos
Thyago Carioca - 20 anos
Leozinho (sub-23) - 21 anos
Tonzar (emprestado pelo Botafogo ao URT-MG) - 21 anos
Luiz Felipe (elenco principal) - 23 anos
Phellippe - 21 anos

Sport arranca empate com Vitória nos acréscimos

João de Andrade Neto /Superesportes  

Pela quinta vez nesta Série B o Sport teve a chance de encaixar uma sequência de três triunfos seguidos. E pela quinta vez, falhou. Menos mal que conseguiu arrancar pelo menos um empate, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo marcado pelo meia Pedro Carmona, que foi acionado apenas na etapa final e acabou se transformando no melhor jogador da partida. E no herói do Leão pernambucano.
Com 45 pontos, o Sport segue na terceira colocação, mas pode ver a diferença para o quinto colocado (primeiro time fora da zona de acesso) cair para cinco pontos, caso o Coritiba vença o clássico do próximo sábado, contra o Paraná. Já o Vitória chegou aos 28 pontos, mas segue na zona de rebaixamento, na 17ª posição.
 Veja os melhores momentos da partida: