Seleção comandada por Zé Roberto tenta bater o Japão e avançar para a disputa da medalha de ouro que lhe escapou no campeonato de 2006
Desde que o Brasil desembarcou no Japão para a disputa do Mundial, José Roberto Guimarães está em contagem regressiva. Mentalmente, o técnico dividiu o campeonato em quatro metas: passar da primeira fase, encerrar a segunda como líder do grupo, chegar à final e conquistar o título. As duas etapas iniciais já foram cumpridas. Invicta, com nove vitórias, a seleção precisa ultrapassar mais duas para chegar ao sonho do troféu inédito. Neste sábado, as adversárias serão as japonesas, donas da casa, que voltam às semifinais após 28 anos. A vitória deixa o Brasil a apenas um passo da medalha de ouro que escapou em 2006, na final perdida para a Rússia. O direito a uma nova chance para a festa verde-amarela começa a ser disputado às 7h (no horário de Brasília). A TV Globo transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha os todos os lances do jogo em Tempo Real.Brasil: a vaga na final, que dá direito à disputa do título inédito para a seleção.
Japão: a conquista do tetracampeonato mundial, em casa, 36 anos após o último título.
Brasil: única jogadora que está lesionada, com dores nas costas, Sheilla treinou normalmente e está confirmada na semifinal. A seleção entra em quadra com Fabíola, Natália, Jaqueline, Thaisa, Fabiana e Sheilla. Líbero: Fabi.
Japão: o time da casa também não tem problemas de atletas lesionadas para a partida. Com isso, a equipe titular deverá ser Takeshita, Saori, Ebata, Inoue, Ai e Yamaguchi. Líbero: Sano.