Webradiotop1FM

2 de abril de 2020

IVAN MAURÍCIO: SAIBA QUEM É O JORNALISTA QUE DISSE NÃO A JORGE FEDERAL

PEDRO TINÔCO* Ex-secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco, ex-editor-geral do Diario de Pernambuco (e outros importantes periódicos do estado), assessor de comunicação de diversas empresas, consultor de marketing político – tendo coordenado inúmeras campanhas eleitorais – e, acima de tudo, um profissional de caráter inatacável.
Em mais de meio século de exercício contínuo da profissão, o jornalista Ivan Maurício, que ocupou dignamente o cargo de Diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores de Olinda até ontem (01), jamais teve seu nome envolvido em qualquer tipo de situação “não republicana”.
Ivan é um profissional respeitado no mundo da comunicação e da política, onde já contribuiu com seu trabalho para o sucesso de governadores, prefeitos, senadores, deputados e outros tantos agentes públicos.
INDIGNAÇÃO – A forma como foi demitido pelo presidente da Câmara de Olinda, Jorge Federal – de acordo com seu relato em carta aberta aos jornalistas de Pernambuco (clique aqui para ler http://observatoriodeolinda.com/jornalista-ivan-mauricio-revela-proposta-causa indignação, principalmente naqueles que, como eu, tiveram o privilégio de estar na linha de frente com ele em várias ocasiões.
Não surpreende, portanto, a nós, que conhecemos tão bem a retidão de caráter e a pessoa de Ivan Maurício, a sua atitude altiva diante da proposta, no mínimo, inadequada do senhor vereador Jorge Federal.

COLUNISTA GARANTE QUE PSL DESISTIU DE JORGE FEDERAL EM OLINDA

Blog Observatório de Olinda
O mês de abril iniciando com péssimas notícias para o presidente da Câmara de Vereadores de Olinda e (ao menos até agora) autoproclamado pré-candidato a prefeito, Jorge Federal.
Garante o colunista político Edmar Lyra, que o PSL não embalará os sonhos do parlamentar de ser candidato a prefeito. Em nota publicada em sua prestigiada coluna na Folha de Pernambuco, Lyra conta o “inferno astral” do chefe do legislativo da seguinte forma:
O PSL não vai apoiar a pré-candidatura de Jorge Federal (sem partido). O presidente da Câmara não viabilizou as mínimas condições políticas para aglutinar minimamente a oposição e em sondagens diversas sequer pontuou. O Diretório Estadual do PSL vai encaminhar o futuro do partido na cidade, que é extremamente relevante para a legenda.
E agora, José???
OBSERVATÓRIO DE OLINDA

Pernambuco supera marca de 100 casos confirmados do novo coronavírus

 (Foto: Pascal Guyot/AFP
)
 Os casos de coronavírus em Pernambuco ultrapassaram a marca de 100 confirmações nesta quinta-feira (2). De acordo com o novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE),  11 novos casos foram confirmados, chegando a 106. Pela primeira vez, o estado registrou a morte de uma paciente com menos de 60 anos. A nona morte pela Covid-19 notificada foi a de uma mulher de 37 anos, moradora do Recife que estava internada em um hospital privado da capital pernambucana. As medidas anunciadas pelo estado nesta quinta para o enfrentamento do coronavírus incluem a distribuição de equipamentos de proteção individual que chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) nessa quarta para unidades da atenção primária nos municípios pernambucanos e o fechamento do arquipélago de Fernando de Noronha a partir deste domingo (5).

A morte da recifense de 37 anos fez o estado ressaltar a importância de os mais jovens também reforçarem as medidas de prevenção ao novo coronavírus. "Esta foi a primeira morte que registramos de uma pessoa com menos de 60 anos. Estamos entrando na fase de maior crescimento da epidemia, por isso, não relaxem. No interior, em algumas cidades, há relaxamento de algumas populações. Isso é perigoso. Todos os indicadores mostram que a Covid-19 vai se alastrar pelo interior. É importante manter as práticas de etiqueta respiratória e higiene, além de buscar o autoisolamento e proteger os mais vulneráveis", afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

A mulher que morreu em decorrência da Covid-19 teria problemas cardíacos, segundo a SES-PE. No dia 25 de março, ela foi atendida na emergência de uma unidade privada de saúde. Foi medicada após relatar dor no corpo e dor de garganta e recebeu alta médica. No dia seguinte, porém, a recifense relatou desconforto respiratório intenso, dores no corpo, além de apresentar cianose (coloração azul-arroxeada) das extremidades. Ela foi novamente socorrida na mesma emergência, onde foi entubada, mas não resistiu. Familiares e contatos da pacientes estão sendo monitorados e foram orientados a permanecer isolados.

"Ninguém está completamente livre de desenvolver uma forma grave da doença e morrer. Estatísticas apontam para um risco mais alto para maiores de 60 anos, mas ninguém está livre. Isso é um alerta aos mais jovens. Todos devem continuar atentos à necessidade das medidas de restrição social", ressaltou o secretário municipal de Saúde do Recife, o médico Jailson Correia.

Boletim
Dos 11 novos casos confirmados no estado, nove são do sexo feminino, na faixa etária entre 33 e 71 anos, e dois do sexo masculino, com idades entre 31 e 61 anos. Dos pacientes, 10 moram no Recife e um de Jaboatão dos Guararapes. Os 106 casos confirmados estão distribuídos por 12 municípios pernambucanos: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana. Há ainda registros em Fernando de Noronha e de pacientes em outros estados e países.

Três novas curas foram anunciadas nesta quinta pelo estado. São de dois homens, 47 e 34 anos, ambos moradores de Jaboatão dos Guararapes, e de uma mulher de 39 anos, moradora do Recife. O número de pessoas recuperadas da Covid-19 em Pernambuco chegou a 17. "Completando 14 dias, quando o paciente não tem complicações e não apresenta os sintomas, consideramos cura clínica. Caso o paciente precise ir para a UTI e tenha complicações, mesmo completando 14 dias, só será considerado recuperado quando todas as complicações forem resolvidas. Assim, esse tempo pode demorar mais. É precisoe star totalmente livre de alguma possibilidade de desfecho mais dramático", explicou o chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro.
DIÁRIO PE

Pelo mundo - 1 milhão de infectados e mais de 50 mil mortos por coronavírus no mundo

 (Foto: AFP)
O novo coronavírus superou a barreira simbólica de 1 milhão de infectados e 50.000 mortos, segundo atualizações oficiais da Universidade de Johns Hopkins. Mais de 3,9 bilhões de pessoas estão em quarentena por causa da pandemia. 

As restrições, essenciais para salvar vidas, ameaçam a economia e até a oferta de alimentos devido à ruptura da cadeia produtiva e ao medo do controle das exportações

Os Estados Unidos, que temem cair em uma depressão como a que sofreu há quase 100 anos, viram a demanda por seguro-desemprego aumentar em até 6,6 milhões na semana passada. 
 
Na Espanha, que já superou os 10.000 mortos, o desemprego aumentou em 300.000 casos em março, um número histórico. Já na França, a polícia de Paris utilizou um armazém no mercado de alimentos para depositar os caixões dos mortos, devido à falta de espaço. 
DIÁRIO DE PE
  

Atacante Luan se despede do Sport

Luan, atacante do Sport
Por meio de rede social, o atacante Luan, de 31 anos, confirmou que não teve seu contrato renovado com o Sport e, a partir desta quarta (1º), o jogador fica livre no mercado. Sem jogar pelo clube há quase um ano, por conta de uma lesão no tendão de Aquiles que o obrigou a fazer duas cirurgias. o atleta agradeceu ao clube e aos companheiros. Pelo Leão, foram oito partidas disputas e três gols marcados.

FUTEBOL - Afogados acredita na permanência de seus destaques

Pedro Manta, técnico do Afogados
Classificação diante do Atlético/MG, goleiro nacionalmente conhecido após pegar dois pênaltis na partida contra o Galo, detentor do artilheiro do Campeonato Pernambucano e atleta vendido ao Sport. Este é o Afogados, grande surpresa do futebol pernambucano neste ano. No entanto, tudo isso foi antes da pandemia da Covid-19 e agora as dúvidas sobre a situação futura da equipe são diversas.

As expectativas dos torcedores do Afogados foram aumentando exponencialmente após as grandes atuações na Copa do Brasil. O clube de apenas seis anos de fundação, já havia feito história quando eliminou o Atlético/AC na primeira partida da competição nacional, mas o estopim só veio quando o clube do sertão eliminou o todo poderoso Atlético/MG

Ação entrega ovos de chocolate a doadores de sangue do Hemope

Doação de sangue no Hemope
Em tempos de escassez do estoque de sangue nos hemocentros de todo o País, toda ajuda é bem-vinda para reverter esse cenário. Apesar da pandemia de Covid-19, o Hemope permanece aberto recebendo doações, e uma ação especial nesta quinta-feira (2) no Recife irá presentear doadores com ovos de chocolate.

A entrega é fruto de uma parceria com a Chocolates Brasil Cacau e começará às 9h na sede do Hemope, localizada na rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, área central do Recife. Ao todo, serão 420 ovos de chocolates distribuídos, sendo 350 para doadores e 80 para profissionais.
FOLHA PE

Chega a 8 o número de mortes por Covid-19 em Pernambuco; total de casos da doença é 95

Secretário estadual de saúde, André Longo
FOTO ARTUR MOTA 
Após um dia sem registro de mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) informou, no início da tarde desta quarta-feira (1º), que o número de vítimas fatais pela doença no Estado subiu de 6 para 8 e que o total de casos confirmados chegou a 95. Nessa terça (31), o total de casos contabilizados no balanço da SES-PE era de 87 pacientes confirmados com a Covid-19. Também foram constatados 14 pacientes que já se recuperaram da doença. 
Os novos óbitos são de dois homens, de 64 e 81 anos, moradores de Recife e Olinda, respectivamente. O paciente de 64 anos tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de haver passado por um transplante renal há 10 anos. Ele apresentou os sintomas no último dia 21 de março e estava sob os cuidados do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife. No dia 24 ,foi transferido para a UTI, onde ficou mantido entubado, realizando diálise e uso de antibiótico até vir a óbito nessa terça.
FOLHA PE

Estudantes do Programa Ganhe o Mundo são isolados após suspeita de Covid-19

Aeroporto Internacional do Recife
FOTO GUGA MATOS
Trinta estudantes foram isolados, após desembarcarem no Recife nesta quinta-feira (2), depois que um intercambista apresentou sintomas semelhantes aos do Covid-19. Todos fazem parte do Programa Ganhe o Mundo, que concede bolsas de estudo no exterior para estudantes da rede pública estadual. Os jovens estavam no Chile. A volta acabou sendo antecipada justamente devido ao coronavírus.
Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a medida foi tomada depois que, ainda a bordo, um aluno relatou ter tido febre na última semana. Ao todo, 116 estudantes retornaram a Pernambuco, vindos do Chile.
FOLHA PE