Fim de ano é, tradicionalmente, período de franco
aquecimento no comércio com a chegada das festas natalinas e o
incremento no orçamento do consumidor por meio do décimo terceiro. Para
os shoppings centers, aumento do fluxo de pessoas e das vendas, além de
inauguração dos seus projetos de Natal que envolvem investimentos altos e
específicos. Pela proximidade final do ano é, também, período de
balanço. Em Pernambuco, a maioria dos shoppings está em fase de abertura
da programação de natal. Os custos para estas ações, em 2019, variam
entre R$ 1,5 milhão a R$ 3,8 milhões e são relativos à decoração dos
espaços além de atividades interativas para crianças de todas as idades.
A expectativa quanto ao acréscimo de vendas oscila de 7% a 10% enquanto
o de fluxo de pessoas esperadas fica entre 5% a 35%.
O
Shopping Tacaruna, por exemplo, inaugura a temporada de Natal neste
domingo (3) com a chegada do Papai Noel, a partir das 15h. Para os 600m³
de decoração natalina - o equivalente a seis carretas de materiais - o
mall buscou inspiração nos castelos franceses. O investimento total nas
ações (incluindo material de mídia, contratações temporárias, etc), foi
da ordem de R$ 2,5 milhões. “Nossa expectativa é um incremento de 10%
nas vendas e 5% no fluxo de clientes em relação ao ano passado”, destaca
a superintendente do Shopping Tacaruna, Sandra Arruda. Com 269 lojas , o
shopping fecha o ano sem vacância (lojas vagas) já que muitos lojistas
alugaram espaços temporários para comércio ou mesmo depósito de
materiais. A média atual é de 2,3%. Durante todo o ano, em ações e
serviços a exemplo do Rooftop (área externa superior com 1.700 metros
quadrados) os empreendedores investiram cerca de R$ 8 milhões. “Faz
parte da nossa busca rotineira por inovação. Temos 20 anos de história,
nunca fomos líder de mercado nem tivemos as maiores verbas. Então,
sempre tivemos que fazer algo diferente. E investimento em pesquisa é
uma das nossas prioridades”, afirma Sandra. Ainda em 2019, o mall terá
mais três operações de vulto: Casas Bahia (com 400 metros quadrados),
Hering Kids e Pizza Hut.
O Shopping Recife, por
sua vez, prevê um crescimento de vendas de 10% - ante o mesmo ciclo de
2018 - e espera mais de 4 milhões de clientes durante o período natalino
que vai de 3 de novembro, quando acontece a esperada chegada do Papai
Noel, até o dia 25 de dezembro. O investimento em todas as ações
destinadas à festa, cujo tema este ano é Natal do Recife - Cidade dos
Brinquedos, foi de R$ 3,8 milhões. A estrutura envolve mais de 15
fornecedores e parceiros e gerou mais de mil empregos diretos e
indiretos. No térreo de eventos, em uma área de 1.300 m², foi montada a
Cidade dos Brinquedos com 10 espaços interativos. Com um total de 450
lojas, o Recife deve fechar o ano com apenas quatro lojas vagas,
tendendo a terminar com duas ou mesma zero de vacância, e uma
adimplência de 98%. 40 novos lojistas aportaram no local em 2019. O
espaço recebe aproximadamente 65 mil pessoas por dia. Somente o momento
da ação da chegada do Papai Noel, por exemplo, recebe cerca de 15 mil.
No ano passado, o Black Friday e as vésperas de Natal trouxe picos de
quase 105 mil pessoas por dia. Em 2019, as vendas aumentaram em 5% em
relação a 2018 e a previsão de aumento delas com este público acrescido,
do Natal, é de 5,5% a 6% em comparação ao ano anterior. O ano de 2019
também marcante para o centro de compras devido à quantidade de eventos
(80 ao total) para os quais foi destinado cerca de R$ 5 milhões. Para
2020, dois grandes investimentos feitos pelo shopping, que chegam ao
volume de R$ 16 milhões, são a reformulação do game station e a
revitalização da praça de alimentação 4, que fica ao lado do centro de
diversão.
A partir do dia 7 de novembro, o
Plaza inaugura o “Natal de Oz”, com a decoração especial de Natal
baseada na história do O Mágico de Oz, que completou 80 anos em setembro
e investimento na ordem de R$ 1,5 milhão. O bom velhinho recebe a
visita das crianças em novembro, de quinta a domingo, e em dezembro,
todos os dias da semana, das 14h às 20h, com intervalo entre as 16h e
17h. A expectativa é que, com essas atrações, as vendas no mall sejam 8%
maiores do que no mesmo período de 2018 e que o fluxo de clientes
cresça 5%. Pela primeira vez, o projeto e execução é da Blachere
Iluminação Brasil, subsidiária da francesa Blachere illumination SAS,
que tem no seu currículo uma gama de trabalhos executados em locais como
Torre Eiffel, a Champs-Elysées, a Galleria Vittorio Emmanuele e o
Castelo da Cinderella. São mais de 1.000 cidades iluminadas no mundo.
Mais
jovem de todos os shoppings centers do Estado, o Shopping Patteo Olinda
traz um bosque mágico com cogumelos gigantes no seu “Natal Encantado do
Patteo”, aberto ao público no dia 3 de novembro. A chegada do Papai
Noel acontece no dia 10, a partir das 16h. O espaço utilizou mais de 8
mil enfeites na Praça de Eventos do piso térreo em um projeto que conta
com mais de 70 mil luzinhas LED. De acordo com o superintendente Leandro
Denardi, no total, o Shopping, que no último mês de abril completou um
ano de funcionamento, está investindo mais de R$ 1,5 milhão em seu
segundo Natal. A expectativa do centro de compras para o período é obter
um crescimento de 35% no número de visitantes em relação aos meses
anteriores. O RioMar Shopping ainda não divulgou sua programação
natalina, mas já adiantou que espera um percentual de 8% de aumento de
visitantes, neste ano, em relação a 2018 e de 7% a 8% nas vendas.
Inaugurada ontem, a programação natalina do Shopping Guararapes teve
repetido o volume de R$ 2 milhões investidos do ano passado. O mall
localizado na cidade de Jaboatão faz um balanço do ano e comemora o
recebimento de investimentos da ordem de R$ 25 milhões em 2019. Neste
período, foram atraídas 26 novas operações para o local, dentre lojas e
quiosques. A expectativa é fechar o ano com um crescimento em vendas e
fluxo de clientes de 7%, para cada um.