Webradiotop1FM

1 de outubro de 2019

Francês é encontrado esfaqueado em quarto de pousada em Boa Viagem


Por: Diario de Pernambuco

Vítima foi levada pelo IML por volta das 19h20. Foto: Bruna Costa/Esp. DP
Um francês de 57 anos foi encontrado morto dentro de um flat nesta terça-feira (1º) em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Identificado como Henri Guigue, o homem foi encontrado por um funcionário do estabelecimento, na Rua General Luís Malet, dentro de seu quarto, com uma faca cravada no peito. De acordo com informações preliminares, ele estava hospedado no flat há dois meses.

As câmeras de segurança da pousada não estão funcionando, de acordo com a Polícia Civil. Não havia sinais de luta corporal ou arrombamento no quarto onde a vítima foi encontrada, no térreo do flat. "Conversei com alguns hóspedes e funcionários, e ninguém escutou nenhum tipo de barulho", explica o delegado Douglas Camilo, do plantão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Por enquanto, não há detalhes sobre o que o francês fazia no país. De acordo com funcionários do flat, ouvidos pelo delegado, ele era reservado e pouco saía. Nessa segunda (30), ele teria informado que iria sair do local. Na manhã desta terça, bateram na porta do quarto. Como ele não respondeu, a porta foi aberta e Henri estava morto, de pijamas.

"Ainda é cedo para dizer se foi assassinato ou não", acrescenta Douglas Camilo. O consulado francês será acionado, para localização de parentes de Henri. A polícia foi acionada na tarde desta terça, mas a polícia suspeita que a morte do francês tenha ocorrido entre a noite dessa segunda e a manhã desta terça.

Segundo o perito do Instituto de Criminalística (IC) Diogo Sinésio, havia manchas de sangue e urina no quarto. "Não estava com bagunça o quarto. Ele só tinha uma estocada, mas tinha cortes nos pulsos", pontuou.

O corpo foi removido por volta das 19h20 e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife.

Plenário esvaziado cria temor de que votação da reforma se estenda até amanhã


Por: Agência Estado


Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
) 
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado 
 
Em plena fase de discussão da reforma da Previdência, o plenário do Senado Federal está esvaziado, o que alimenta o temor de fontes do Congresso de que a votação se estenda até amanhã.

A etapa de discussão antecede o encaminhamento dos líderes às suas bancadas sobre como votar, se a favor ou contra a proposta. Depois disso, vem a apreciação do texto em primeiro turno.

Há ainda dez destaques que podem alterar a reforma da Previdências e precisarão ser votados individualmente. Há o temor de que, no meio da votação dos destaques, o quórum não se sustente na Casa.

Apesar do risco, há quem diga que a ideia segue sendo concluir a votação hoje. A expectativa desse grupo é que, após a fase de discursos, o quórum volte a aumentar no plenário.


Libertadores - River Plate x Boca Junior

Jogão de bola já já... RIVER PLATE x BOCA JUNIORS


🏆 Libertadores - semifinal (ida)
⏰ 21h30
🏟 Monumental de Núñez
👤 Raphael Claus (BRA)
🖥 Nicolás Gallo [VAR]
📺 SporTV

ESCALAÇÕES

#River - Armani; Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Milton Casco; Palacios, Enzo Pérez e Nacho Fernández; De La Cruz; Borré e Matías Suárez

#Boca - Andrada; Weigandt, Lisandro López, Izquierdoz e Emmanuel Mas; Marcone e Capaldo; Soldano, Mac Allister e Reynoso; Ramón Ábila
Por Carlos Rocha

Demissão de 110 empregados da Caixa completa 28 anos nesta terça-feira

READMITIDOS CAIXA 600X400.jpg
Os anos 1990 foram marcados pela mobilização e resistência dos empregados da Caixa Econômica Federal contra as intenções privatistas de governos neoliberais.  Um dos fatos marcantes desse período foi a demissão de 110 empregados em 1º de outubro de 1991 por razões políticas. Esses desligamentos desencadearam uma rede de solidariedade na categoria, que viabilizou o apoio financeiro a esses trabalhadores até a readmissão deles, o que aconteceu somente após o impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992.
 Foram demitidos 50 trabalhadores em São Paulo, 30 em Belo Horizonte (MG) e outros 30 em Londrina (PR). O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Pedro Ferreira, foi um dos empregados do banco público atingido pela medida arbitrária da direção da Caixa. “Durante um ano todos  os trabalhadores da Caixa se juntaram, através das suas entidades, junto com a Fenae, sindicatos e Apcefs,  o que permitiu que a gente resistisse e fossemos todos reintegrados um ano depois com a queda do governo Collor. Isso demonstra que com a solidariedade de classe, a união dos trabalhadores, das entidades, com todo mundo junto, a gente reverte qualquer situação”, disse Jair Ferreira ao relembrar o apoio que os demitidos receberam de colegas de todo o país.
Na época, a Fenae lançou a campanha “não toque em meu companheiro”, em prol dos 110 demitidos em 1991, mobilizando 35 mil empregados da Caixa que doaram o equivalente a um dia de ticket alimentação. Essa história será contada em um documentário que a Federação está produzindo com depoimentos de pessoas que foram demitidas nesse período.
Outras demissões
No início no governo do ex-presidente Fernando Collor , foram demitidos 2,5 mil empregados concursados. O ato, classificado de arbitrário e abusivo, gerou em todo o Brasil intensa campanha pela manutenção dos demitidos. A readmissão dos demitidos foi uma das principais conquistas da campanha salarial de 1990, constando em acordo coletivo. O mote da campanha realizada pelas entidades associativas e sindicais foi “Readmitir para não destruir a Caixa – um banco social”.
  Por FENAE

Gravação de documentário sobre mobilização dos empregados da Caixa em 1991 reuniu demitidos em São Paulo

Direção do longa-metragem é da cineasta Maria Augusta Ramos, conhecida pelo filme “O Processo”. Próxima etapa ocorre em Belo Horizonte. Episódios são considerados importantes para a categoria conhecer a história de luta dos empregados do banco

Documentario Fenae SP 600 x 400.jpeg
Neste fim de semana, entre os dias 28 e 29 de setembro, a cineasta Maria Augusta Ramos deu continuidade às gravações de um longa-metragem sobre a mobilização de um grupo de 110 empregados da Caixa Econômica Federal lotados em unidades de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Esses trabalhadores foram demitidos em 1991 por atos do então governo Fernando Collor de Mello, uma semana depois de terem concluído estágio probatório, não poupando nem quem estava de licença-maternidade. Em contraposição a essa medida arbitrária, a organização da categoria foi imediata e teve o objetivo de amparar financeiramente os demitidos, culminando com a reintegração de todos os dispensados.
Dessa vez as entrevistas para o documentário, versando sobre um processo de resistência marcado pela solidariedade entre colegas de trabalho, ocorreram em território paulista. No fim de semana de 21 e 22 de setembro, as gravações foram realizadas em Londrina. A rota de filmagem, cujo próximo cenário será Belo Horizonte, foi montada com base em relatos dos trabalhadores exonerados pela gestão de Lafaiete Coutinho Torres, presidente da Caixa naquela ocasião. O objetivo é fazer um balanço da herança maldita deixada por Collor de Mello, com foco nas ações de desmonte do Estado brasileiro.
A cineasta Maria Augusta Ramos, que ficou conhecida pelo filme “O Processo” (referente à crise política que afeta negativamente o Brasil desde 2013) esclarece que seu documentário sobre a demissão de empregados do único banco 100% público do país, ocorrida no ano de 1991, não só conta e registra um momento importante da história republicana do Brasil. “Esse trabalho serve de reflexão a respeito do retorno de um projeto que mira na retirada de direitos dos trabalhadores e na privatização de bancos, empresas, bens e serviços públicos”, reitera.
Tal como ocorreu em Londrina, as filmagens de cenas e depoimentos de empregados em São Paulo foram coordenadas pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). Procedimento semelhante será adotado para as gravações mineiras, previstas para os dias 5 e 6 de outubro. O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, vem acompanhando esse registro histórico feito pelo documentário, considerado por ele “muito importante para a categoria, hoje, conhecer a história de luta protagonizada pelos empregados da Caixa no passado, sempre na perspectiva da resistência contra o esvaziamento do papel público e social do banco”.
Jair Ferreira lembra que o resgate da história de luta pela reintegração dos demitidos em 1991 é vital para os novos empregados compreenderem que o movimento nacional na Caixa é feito de mobilizações e conquistas.
Por FENAE

Cinco pessoas morrem em Gravatá durante confronto com a PM

Cinco pessoas morreram durante uma ação policial, na Zona Rural de Gravatá, no Agreste do estado, na madrugada desta terça-feira (1°). De acordo com a Polícia Militar, cerca de 30 agentes cercaram uma propriedade localizada no quilômetro dois, da PE-081, após terem a informação do serviço de inteligência de que um grupo estava armado e pronto para atuar em roubos a carros-forte e agências bancárias da região. Segundo a PM, os policiais foram recebidos a tiros e houve confronto com a suposta organização criminosa.

O grupo foi encontrado em uma localidade conhecida como Sítio Caroatá, onde havia duas residências. Na primeira estavam Civaldo José da Silva Nascimento, de 25 anos e Andreli Lindalva Costa da Silva, 24. Os dois estavam armados e se renderam diante da presença do efetivo. Na segunda casa, os policiais foram recebidos com tiros e revidaram. Para a PM, o casal que se entregou estava dando "apoio logístico" à organização criminosa. Os dois foram encaminhados à delegacia de Gravatá.

Durante a ocorrência, policiais militares da 5ª Companhia Independente da PM, com apoio do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), foram recebidos ao cercar a casa onde o grupo estava, enquanto outros integrantes tentaram fugir por uma área de mata. Dos cinco mortos, apenas Iraquitan Valdeci da Silva Júnior, 22, tinha histórico criminal por homicídio e roubo. Ele é apontado como líder da quadrilha. Na mesma ocasião também foram mortos Paulo Ricardo Silva, 29, Pedro Henrique Araújo da Silva, 25, Sebastião Antônio do Nascimento, 37 e Pedro Guerreiro dos Santos, 36.

"Nós identificamos que esse grupo estava bem armado se preparando para assaltar uma instituição financeira. Diante disse, fizemos uma operação conjunta com o Batalhão de Gravatá. No momento da abordagem, a equipe foi recebida a tiros pelos elementos e as equipes reagiram à injusta agressão, vindo a atingir os elementos. De imediato toda a equipe prestou socorro, mas vieram a óbito", comentou o Major do BEPI Flávio França.

Com o grupo, foram apreendidas duas espingardas calibre 12, uma espingarda calibre 32, uma pistola calibre .380, duas pistolas calibre .40, seis carregadores de pistola, dois coletes balísticos com placa de cerâmica, 12 munições intactas de calibre 12, 23 munições calibre ponto 40, cinco munições calibre ponto 380, além de munições deflagradas dos mesmos calibres.

As investigações sobre o grupo continuam para identificar quais crimes a organização criminosa teria cometido.

Caixa pagou mais de R$ 10 bi a clientes que optaram por saque do FGTS

A Caixa Econômica Federal já creditou mais de R$ 10 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para 24,3 milhões de clientes com poupança ou conta corrente no banco. Os pagamentos do Saque Imediato de até R$ 500 seguem um calendário.

Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril recebeu primeiro, com a liberação no dia 13 de setembro. Em seguida, no dia 27, foi liberado o saque para os nascidos em maio, junho, julho e agosto. Em seguida, no dia 9 de outubro, recebem os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.

Os trabalhadores que não são clientes da Caixa começam a receber no próximo dia 18, no caso dos nascidos em janeiro. Os nascidos em fevereiro terão o saque liberado no dia 25 de outubro. O terceiro grupo será dos nascidos em março, no dia 8 de novembro.

XXII Campeonato dos Bancários 2019


Em 18 finais, só dois times que ganharam o primeiro jogo não foram campeões da Série C

 

Falta pouco para se encerrar a trigésima edição da Terceira Divisão do futebol brasileiro. Já tendo passado por diversos formatos e modelos de competição, a Série C foi decidida em uma final com dois jogos em 18 oportunidades. Dessas, em apenas duas o time que ganhou o primeiro jogo não ficou com a taça. O que reforça ainda mais a vantagem obtida pelo Náutico.

No jogo de ida da final contra o Sampaio Corrêa, o Timbu venceu 3 a 1, nos Aflitos, e com isso pode perder até por um gol de diferença para conquistar o seu primeiro título nacional.


Porém, vale ressaltar que em um casos em que um time perdeu o título mesmo saindo vencedor na primeira partida da decisão, a vantagem era idêntica a da conquistada pelos alvirrubros. Em 1992, o Fluminense-BA venceu a Tuna Luso em Feira de Santana por 2 a 0. Porém, no jogo de volta, a equipe paraense revidou com um triunfo por 3 a 1, vencendo nas penalidades.
 
Já em 2015, foi a vez do Londrina perder o título após sair na frente. Atuando em casa, a equipe paranaense fez 1 a 0 no Vila Nova. Na volta, no Serra Dourada, triunfo e título goiano após goleada por 4 a 1.

As demais 16 finais de Série C ou tiveram um empate no jogo de ida, ou viram o vencedor do primeiro jogo levantar a taça na volta. Curiosamente, oito vezes para cada cenário.
 
Nas duas vezes que o jogo de ida da final foi vencida por 3 a 1, o time não apenas se sagrou campeão, mas venceu os dois jogos da decisão. Em 2009, 3 a 1 e 1 a 0 para o América Mineiro sobre o ASA, e, dois anos depois, 3 a 1 e 4 a 0 para o Joinville sobre o CRB.

FORMATOS DA SÉRIE C

Desde sua primeira edição, em 1981, a Série C já teve inúmeros modelos de disputa, isso sem falar dos anos em que não houve campeonato desde então. O título já foi decidido em três formatos diferentes: final, quadrangular e octogonal. As finais aconteceram em quatro anos isolados (1981, 1988, 1990 e 1992), voltaram para a sequência 1994-1996 e estão em voga desde 2008. Para a próxima temporada, se discute a possibilidade de apresentar um formato de disputa por pontos corridos, que seria inédita na Série C.

CONFIRA TODAS AS FINAIS QUE TIVERAM UM VENCEDOR NO PRIMEIRO JOGO

2019  - Náutico/PE 3x1 Sampaio Corrêa/MA

2017 - CSA/AL* 2x1 0x0 Fortaleza/CE
2015 - Londrina/PR 1x0 1x4 Vila Nova/GO*
2011 - Joinville/SC* 3x1 4x0 CRB/AL
2010 - ABC/RN* 1x0 0x0 Ituiutaba/MG (Boa EC)
2009 - América/MG* 3x1 1x0 ASA/AL
1996 - Vila Nova/GO* 2x1 1x0 Botafogo/SP
1995 - XV de Piracicaba/SP* 2x0 1x0 Volta Redonda/RJ
1994 - Novorizontino/SP* 1x0 5x0 Ferroviária/SP
1992 - Fluminense de Feira/BA 2x0 1x3 Tuna Luso/PA*
1981 - Olaria/RJ* 4x0 0x1 Santo Amaro/PE

Com retornos de João Igor e Juninho, Sport inicia trabalhos para jogo contra o Vitória

Yago Mendes /Especial para o Diario 


Após folga no domingo que sucedeu a vitória diante do Operário-PR, no último sábado, na Ilha do Retiro, o elenco do Sport se reapresentou no CT José de Andrade Médicis para iniciar os trabalhos visando o confronto diante do Vitória, previsto para a próxima quinta-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Porém, nesta segunda, apenas os reservas foram para campo, enquanto os titulares fizeram trabalhos na academia do clube.
Entre as novidades no treino estão os retornos do volante João Igor e do meia-atacante Juninho. O primeiro iniciou os trabalhos físicos após passar 15 dias afastado devido a fratura do osso orbital. Ele iniciou os trabalhos na academia do clube, porém ainda terá um longo prazo de recuperação, uma vez que não pode participar de atividades físicas que envolvam choque com outros jogadores. O prazo de recuperação do atleta foi estipulado entre quatro e seis semanas, estando aberta a possibilidade de retorno nos confrontos entre o jogo do Cuiabá (29ª rodada) e Guarani (32ª rodada). 

Já o meia-atacante Juninho, que está fora de combate desde a partida diante do Bragantino, válida pela 21ª rodada, iniciou trabalho de transição física após ser diagnosticado com uma protusão discal, problema lombar que lhe causava dor e o impediu de participar das atividades de campo. O jogador ainda não possui data estimada pelo Departamento Médico para retornar à equipe. 

Quanto ao time, o zagueiro Adryelson deve retornar ao time principal, após Eder, que lhe susbtituiu diante do Operário-PR, ser expulso e precisar cumprir a suspensão automática diante do Vitória, na próxima quinta-feira. Assim, o técnico Guto Ferreira pode escalar a equipe com Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Sander; Willian Farias, Charles e Leandrinho; Yan, Guilherme e Hernan

Presidente do Santa terá reunião para acertar contratação do executivo Nei Pandolfo

 

João de Andrade Neto /Superesportes  

 “Vamos ter um encontro essa semana para definir os últimos pontos. Amarrar os últimos detalhes. Mas não sei ainda se ele vem para o Recife ou se eu vou para São Paulo”, afirmou Tininho. “Não gosto de falar em percentuais. Mas tudo está caminhando para uma convergência. Espero fechar essa situação até a sexta-feira”, completou.


Conhecido do torcedor pernambucano, Nei Pandolfo trabalho no Sport por duas temporadas, conquistando os títulos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste de 2014, além de terminar na 6ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro de 2015.

Após a passagem pelo Leão, Nei Pandolfo foi contratado pelo Bahia, trabalhando ainda no Guarani e por último no Criciúma, onde estava até março deste ano. Foi também gerente no Botafogo-SP e Santos, onde foi campeão Paulista e da Libertadores de 2011, e também chegou a atuar como auxiliar técnico no Palmeiras, em entre 2008 e 2009.
Após o acerto com o novo executivo de futebol, o próximo passo do planejamento coral, a serem dados no mês de outubro, será a busca pelo novo treinador e na sequência, o início da montagem do elenco para a próxima temporada.  

Quatro pessoas são presas suspeitas de furtar fios de BRT


Por: Diogo Cavalcante

Em setembro, 30 atos de vandalismo contra estações de BRT foram registrados pela Polícia Civil. Foto: Reprodução/Grande Recife
Os atos de vandalismo recentemente registrados nas estações de BRT de Santo Amaro, área central do Recife, foram causados por um grupo de moradores de rua que invadiam o espaço para roubar materiais e revender a ferros-velhos, em troca de drogas. A informação foi divulgada pela Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (30), em coletiva de imprensa. Ao menos oito pessoas teriam participado dos furtos - quatro delas já estão presas preventivamente desde sábado (28) e outras quatro seguem sendo investigadas.


De acordo com o delegado Breno Varejão, as imagens das câmeras de segurança das estações foram fundamentais para auxiliar na identificação dos suspeitos. São eles Josiel Rodrigues de Melo, 35 anos; José Marcelo Sales de Souza, 38; Gladstone Nunes da Silva, 29; e Lidiane Silva, 32. Todos os quatro têm antecedentes criminais e chegaram a ser presos em outras oportunidades, sempre por crimes contra o patrimônio (roubos ou furtos).

“Infelizmente, o perfil dessas pessoas presas são de moradores de rua, menos favorecidas e dadas ao vício em drogas. Duas foram presas na Rua do Sossego e outras duas ao longo da Avenida Norte”, afirma o delegado. “Eles entravam nas estações arrombando catracas e portas eletrônicas. E agiam sob demanda. Por exemplo, quando queriam roubar fiação elétrica, quebravam o forro de gesso da estação e pegavam os fios. Os donos de ferro velho que lucravam com isso. E quando recebiam o dinheiro, compravam drogas”, acrescenta.
Dos quatro, somente três confessaram a ação (Lidiane, Gladstone e Josiel). José Marcelo não admitiu, mas sua participação nas investidas foi atestada pelos outros suspeitos. “Eles chegavam a ser presos, mas eram liberados em audiência de custódia. O Josiel mesmo, que aparece em três vídeos, foi preso três vezes em flagrante delito este ano, e nas três vezes foi posto em liberdade”, adverte o delegado. 

O grupo costumava agir nas estações Araripina, Riachuelo, Tacaruna e Santa Casa. As duas primeiras chegaram a ficar sem funcionar por alguns dias, por culpa dos furtos. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), o prejuízo causado ultrapassa a casa dos R$ 60 mil. “É bom destacar que o dono de ferro-velho pode ser autuado em flagrante numa fiscalização, por receptação qualificada. Vamos dar continuidade às investigações”, conclui Breno Varejão.

Segurança
O delegado Breno aponta que o crescimento de casos de vandalismo nas estações de BRT se deu por causa da retirada da vigilância da BBC, empresa privada contratada pelo GRCT. Questionado pelo Diario, o órgão gestor explica que encerrou o contrato “por entender que o modelo então vigente não vinha sendo eficaz” e que “a Polícia Militar tem intensificado as rondas no entorno dos dois corredores”.

“Algumas estações de BRT têm sido alvo de atos de vandalismo e de furtos, o que motivou a criação de um grupo de trabalho envolvendo a Secretaria de Defesa Social, através das polícias Civil e Militar, com o objetivo de dar mais tranquilidade aos usuários e funcionários dos terminais”, finaliza o Grande Recife.
 




Parabéns aos idosos pelo seu dia