Webradiotop1FM

9 de setembro de 2019

Contas de Júnior Matuto rejeitadas



 
Por: Acioli Alexandre

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) recomendou, categoricamente, a rejeição das contas de 2016, do prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB). O ano de 2016, foi o último, do seu primeiro mandato.
O TCE-PE identificou irregularidades no orçamento, aplicação e recursos a menor na área de educação e desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal.
O procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas, fez uma manifestação pela rejeição de contas do socialista. O voto do conselheiro Dirceu Rodolfo, proferido na manhã de ontem (05), contou com o apoio dos conselheiros Carlos Neves e Carlos Porto. Matuto ainda pode apresentar um recurso ao próprio TCE-PE.

Prefeitura de Olinda terá que conceder auxílio-moradia para ex-moradores de conjunto residencial em Rio Doce

Por: Acioli Alexandre

Ver a imagem de origem 
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação à Prefeitura de Olinda para a adoção de medidas imediatas, como o fornecimento de auxílio-moradia aos moradores do Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek, no bairro de Rio Doce, que tiveram de ser ser retirados do imóvel por conta do risco de desabamento.
No documento, assinado pela promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo de Olinda, Belize Câmara, também são solicitados o cadastro das famílias em vulnerabilidade em programas sociais, para aquisição de unidades residenciais no município, e a imediata realocação dos  moradores.

Museu Regional de Olinda, no Amparo, com exposição aberta até sábado

 
Por: Acioli Alexandre 

Acontece até o próximo sábado (14), no Museu Regional de Olinda-Mureo (Rua do Amparo, 128), a exposição Sawabona Art, da artista plástica Danielly Bertoldo. A mostra tem entrada gratuita e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h. No sábado, das 14h às 17h.
Na exposição, turbantes inspirados nas estampas de origem africana, camisas, brincos e bolsas exclusivas, criadas de forma artesanal. Parte da renda arrecadada com a venda dos produtos será revertida para a ONG Aliança das Mães e Famílias Raras (AMAR).

Cooperativa será responsável pela coleta de recicláveis da Autonor



 
Postado por: Acioli Alexandre

Os 42 cooperados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe), que funciona desde 2016 em Olinda, ficarão responsáveis pelo recolhimento dos resíduos produzidos durante a Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste (Autonor), que será aberta na próxima quarta-feira (11), no Centro de Convenções de Pernambuco. 
A feira acontecerá até o próximo sábado (14), com expectativa de receber mais de 40 mil visitantes. Nesses quatro dias do evento deverão ser recolhidos mais de quatro toneladas de resíduos, incluindo papelão, papel, vidro e alumínio, os quais serão comercializados para as indústrias que utilizam essas matérias primas. 

Final de semana tem Encontro de Fotografia no Sítio Histórico de Olinda

 
Postado por: Acioli Alexandre

Da próxima sexta-feira (13) até o domingo (15), acontece, em Olinda, a 5ª edição do “Pequeno Encontro da Fotografia”. O evento é  gratuito para a exposição dos trabalhos e é aberto a qualquer pessoa que queira participar. Já para conferir palestras e oficinas, apenas as pessoas pré-cadastradas poderão fazer as capacitações.
As mostras acontecerão das 8h à meia-noite. Dependendo dos temas, acontecerão, simultaneamente, nas ruas do Amparo, Prudente de Morais, 13 de Maio, São Bento e 27 de Janeiro – todas no Sítio Histórico.
A programação das oficinas e palestras ocorrerá no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), no Mercado Eufrásio Barbosa, na Casa do Turista, no Pátio do Mercado da Ribeira e na Praça Conselheiro João Alfredo (“Praça de São Pedro”).
Para conferir a programação completa do “Pequeno Encontro da Fotografia”, basta acessar o site pequenioencontrpdefotografia.com.br/programação ou ligar para o telefone: 3419-8070.
Foto: CanaldoIntercâmbio

Vuaden relata em súmula arremesso de latas e invasão de torcida após vitória do Náutico

Ver a imagem de origem
O Náutico está na Série B de 2020 e isso ninguém muda mais. Mas para a sequência da Série C, o Timbu pode sofrer algumas sanções. Isso porque após o término do jogo vencido pelos alvirrubros por 5 a 3 nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal) diante do Paysandu, o árbitro da partida, Leandro Pedro Vuaden, relatou na súmula da partida o arremesso de duas latas de cerveja e um bloco de gelo em direção aos jogadores do Papão no segundo tempo. Além disso, também relatou a invasão em massa dos alvirrubros no gramado após a cobrança de Matheus Carvalho.

“Aos 20 minutos do segundo tempo, um torcedor não identificado do Náutico, localizado na arquibancada atrás do gol, arremessou na direção dos atletas do Paysandu, os quais estavam na área de aquecimento, duas latas de cerveja (vazia) e um bloco de gelo. Os objetos lançados não atingiram os jogadores”, diz o relato do árbitro.

Vuaden também registrou a invasão dos torcedores após a última cobrança. “Após o término das cobranças dos tiros penais, para definir o vencedor da partida, conforme o regulamento, houve uma invasão generalizada da torcida do Náutico, para dentro do campo de jogo. Não houve hostilidade com a equipe de arbitragem”.
 
Uma imagem de um torcedor beijando o árbitro após o jogo viralizou nas redes sociais. O fato, entretanto, não foi relatado. A briga que aconteceu na área onde estava a torcida organizada alvirrubra também não foi denunciada. 
 
Agora, o Náutico espera a súmula ser analisada e julgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A depender do resultado, o clube pode ser multado e até mesmo perder mando de campo. O próximo jogo do Timbu será válido pela semifinal da Série C. O adversário sairá na noite desta segunda-feira no duelo entre Juventude e Imperatriz. O jogo de ida foi 0 a 0.

Com dois eliminados neste domingo, Série A2 tem hexagonal da competição definido

Ana Beatriz Venceslau /Especial para o Diario 

Ver a imagem de origem 
Os quatros jogos da sétima rodada da Série A2 do Campeonato Pernambucano aconteceram simultaneamente na tarde deste domingo. Iniciados às 15h, o tempo acelerou para saber quem seguiria na competição que garante duas vagas na elite do futebol estadual. Precisando de um empate para se classificar, o 1º de Maio não cumpriu sua obrigação ao perder, por 3 a 1, para o Centro Limoeirense, no Estádio Municipal José Vareda. Outro que também não se ajudou foi o time do Ipojuca, que precisava vencer o Íbis, mas empatou em 2 a 2 com o pássaro preto.
 
Dos oito times que entraram em campo,quatro já estavam classificados: Porto, Retrô, Vera Cruz e Decisão. Para o quarteto restante, composto por Ipojuca, Íbis, Centro Limoeirense e 1º de Maio a situação era tratada com mais atenção. Dois iriam conquistar a classificação para segunda fase da disputa e outros dois seriam eliminados. 

Os classificados Retrô e Porto se encontraram na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, mas não saíram do 0 a 0. Na cidade de Bonito, o Estádio Arthur Tavares Melo, o Arthurzão, recebeu a goleada, por 5 a 0, da equipe do Decisão diante do Vera Cruz, reerguendo de vez a equipe azulina que reconquistou seus dez pontos.

Em Limoeiro, a vitória do mandante foi marcada por um episódio de racismo. Foi solicitada ao delegado do jogo a análise do caso. “O racismo tá reinando aqui, a torcida tá chamando um lateral direito nosso de macaco”, afirmou o presidente do 1º de Maio, Josué Nascimento.
 
Resultados
Retrô 0 x 0 Porto (Arena de Pernambuco - São Lourenço da Mata)
Decisão 5 x 0 Vera Cruz (Estádio Arthur Tavares Melo - Bonito)
Centro Limoeirense 2 x 1 1º de Maio (Estádio Municipal José Vareda - Limoeiro)
Ipojuca 2 x 2 Íbis (Estádio Luiz José de Lacerda - Caruaru)

Formato da Competição
OCTOGONAL - 1ª fase – 8 clubes em turno único (7 jogos cada) 
HEXAGONAL - 2ª fase – 6 clubes em turno único (5 jogos cada) 
QUADRANGULAR - 3ª fase – 4 clubes em turno único (3 jogos cada)
FINAL - 4ª fase –  jogo único
 
Tabela
1º lugar: Retrô FC - 13 pontos
2º lugar: Porto - 13 pontos
3º lugar: Decisão Bonito - 12 pontos 
4º lugar: Vera Cruz - 12 pontos
5º lugar: Centro Limoeirense - 6 pontos
6º lugar: Íbis - 6 pontos
7º lugar: 1º de Maio - 5 pontos
8º lugar: Ipojuca - 4 pontos
 

Victor Ramos é afastado do CRB após noite com "bebidas e pagode"

Ver a imagem de origem
Por meio de nota oficial em seu site, o CRB anunciou o afastamento informando que, após a partida contra o seu ex-clube, Victor Ramos demonstrou falta de comprometimento ao ir a um show.

"O atleta Victor Ramos está afastado do elenco do CRB. O jogador demonstrou falta de comprometimento com o clube após o jogo contra o Vitória ao ir para um show na capital e curtir a noite alagoana com bebidas e pagode quando toda nação regatiana está chateada com o resultado do jogo deste domingo", diz a nota.

Além disso, o clube informou também que o atleta ainda sofrerá outra punição, correndo o risco de ser desligado do CRB.

"Além do afastamento, também será punido pela direção do CRB. A punição pode ir de uma multa até o desligamento do atleta do elenco alvirrubro", declarou o clube.

Início da Copa Pernambuco é adiado, Federação espera decidir novas datas nesta semana

Ver a imagem de origem
Apesar de ser prevista inicialmente para o dia 15 de setembro, a Copa Pernambuco não começará no próximo domingo. A competição, que ainda não tinha tabela definida, foi adiada pelo FPF, mas terá definição de data de início ainda durante esta semana, segundo o diretor de competições da Federação, Murilo Falcão.

"Não vai começar nesta semana. Nesta semana a gente vai definir tudo ainda. A gente vai adiar mais uma semana ou duas. Define ao longo da semana, com certeza. A gente está fazendo a convocação (da reunião) para os clubes hoje".

Segundo o presidente da Federação, Evandro Carvalho, a montagem da tabela da Copa Pernambuco se daria de maneira flexível, podendo variar de acordo com as necessidades de cada um dos clubes participantes.

"Ela (a tabela) foi iniciada, no modelo de jogos corridos, mas vai depender de alguns ajustes, porque, na verdade é uma copa para ajudar os clubes a revelar jogadores, então não é uma copa muito rígida. É uma copa que os clubes deixaram que a Federação ajustasse ela no próprio curso, depende dos interesses dos clubes, depende de custo operacional dos clubes, de alguns detalhes que estão sendo resolvidos".

Voltando ao calendário do futebol pernambucano após sete anos, a copa estadual será disputada por nove equipes: Santa Cruz e Náutico, da A1; Íbis e Vera Cruz, da A2; e Atlético, Barreiros, Ferroviário do Cabo, Pesqueira e Ypiranga. Os times se enfrentarão em turno único, classificando para as semifinais em ida e volta e a final e jogo único. De oito jogos para os eliminados da Primeira Fase, até onze para os finalistas.

Sport encaminha contratação por empréstimo de volante Willian Farias, do São Paulo

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco 

Ver a imagem de origem
O Sport está, mais uma vez, voltando ao mercado de contratações. Dessa vez, o novo rubro-negro deve ser o volante Willian Farias. O atleta, que está no São Paulo, tem acerto encaminhado com o Leão e deve reforçar a equipe na reta final da Série B. As informações são do portal Lance.

Depois de contratar o volante Marcão, o diretor de futebol do Sport, Nelo Campos, chegou a dizer que o clube estava encerrando as transferências para 2019. O cenário mudou e, desde então, o Leão já acertou as chegadas de Léo Arthur e Marquinho, além de encaminhar as contratações de Marcinho e Daniel Vançan. Agora, Willian se aproxima dessa lista.

Segundo as informações do Lance, o atleta seria emprestado ao Sport até o final da temporada, quando encerra seu vínculo no Tricolor Paulista, mas já garantiria a permanência também para a temporada 2020 no Recife. Os salários seriam arcados pelo Sport. Para o São Paulo, a liberação do jogador está relacionada ao fato de ele ter aceitado redução salarial em relação ao que recebia no Vitória para assinar com os paulistanos.

Willian Farias tem 30 anos e foi revelado pelo Coritiba, equipe que defendeu em mais de 100 partidas. Em 2014, o volante chegou ao Cruzeiro onde atuou em duas temporadas, antes de seguir para o Vitória, onde atuou por três temporadas. Ele acertou com o São Paulo após o rebaixamento dos baianos, no ano passado. Willian foi campeão da Série A pela Raposa em 2014 e da Série B pelo Coxa em 2010.

Perguntado sobre a negociação, o diretor de futebol do Sport, Wanderson Lacerda, confirmou a sondagem do clube pelo jogador, mas negou o acerto. O dirigente afirmou: "teve uma sondagem sobre o assunto, mas ainda não tem nada resolvido, apenas uma sondagem". Outro diretor de futebol, Nelo Campos, confirmou a existência da negociação, mas não informou maiores detalhes.

Com acerto próximo, atacante Marcinho é elogiado pelo técnico Guto Ferreira, do Sport

Ver a imagem de origem
Mesmo com a boa campanha na Série B, o Sport continua buscando reforçar o seu elenco para a continuidade da temporada. Após as chegadas dos meias Marquinho e Léo Artur, o Leão está bem próximo de anunciar o atacante Marcinho, que está no Goiás, atualmente, e negocia com Willian Farias, volante que se encontra no elenco do São Paulo.

Apesar de não ter sido anunciado oficialmente pelo clube, o jogador foi matéria de nota oficial postada no site do Leão, na última sexta-feira, que confirmava que a negociação estava próxima de se concretizar, e foi bastante elogiado pelo técnico Guto Ferreira, que explicou as características de jogo e salientou a experiência do atleta, que foi campeão da Sul-americana pelo Athletico-PR, em 2018.

“Marcinho é um jogador com rodagem de Série A. São Paulo, Athletico Paranaense e Goiás. E como titular no Athletico Paranaense. Ele estava dentro de campo na final da Sul-Americana, se não me engano. Agora vem nos ajudar. Ele é rápido, maduro, tem uma idade mediana e com rodagem é uma peça para a gente somar. Temos 17 jogos e precisamos fazer muitos três pontos seguidos para a gente chegar onde a gente quer.” 

O jogador chegaria para ser opção de velocidade no elenco após a saída de Ezequiel, que foi titular em boa parte da temporada e foi para o Cruzeiro. Em 2019, Marcinho fez 20 jogos e marcou apenas um gol com a camisa do Goiás. No Brasileirão, o atacante participou apenas de três partidas, com apenas 40 minutos em campo.
O jogador chegaria para ser opção de velocidade no elenco após a saída de Ezequiel, que foi titular em boa parte da temporada e foi para o Cruzeiro. Em 2019, Marcinho fez 20 jogos e marcou apenas um gol com a camisa do Goiás. No Brasileirão, o atacante participou apenas de três partidas, com apenas 40 minutos em campo.

Segundo o diretor de futebol do Sport, Wanderson Lacerda, o jogador já está em Recife, fazendo os exames médicos para encerrar os trâmites e finalizar a negociação. “O atleta já está na cidade e deve terminar os exames médicos amanhã. Assim, que for aprovado devemos encaminhar o resto dos trâmites e finalizar o negócio”, contou o dirigente.  

Náutico registra recordes de renda e público

Ver a imagem de origem
Como era esperado pelo tamanho do confronto, a torcida do Náutico esteve em peso nos Aflitos na decisão contra o Paysandu, registrando o maior público do time na temporada. Foram 16.662 - a carga total de ingressos foi 17.000 - os alvirrubros que presenciaram a ‘buscada’ que o time deu ao diminuir com Álvaro, empatar com Jean Carlos nos acréscimos e o brilho de Jefferson nos pênaltis. De quebra, o confronto também foi recorde de renda: R$ 622.183,00.

Ainda sobre a arrecadação, pode-se dizer que o Náutico teve uma boa notícia relacionada. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) abriu mão do direito que possui acerca de 5% da arrecadação de todos os jogos com o intuito de ajudar no pagamento da premiação dos atletas alvirrubros.

Antes, o maior público do ano havia sido na final do Campeonato Pernambucano contra o Sport - assim como a maior renda. Na ocasião, 14.211 torcedores estiveram presentes gerando um retorno de R$ 413.802,00 aos cofres do clube.

A torcida alvirrubra já vinha numa crescente na Série C. Após públicos modestos nos cinco primeiros jogos da competição, os quatro mais recentes da primeira fase tiveram quase 10 mil pessoas por partida - alinhados ao bom momento do time na Terceirona. Com isso, a média de torcedores é 7,498 por jogo.

Vale dizer que os preços para as quartas de finais foram os mais caros de 2019. Nos primeiros dias de venda, o valor praticado foi de R$ 80 inteira / R$ 40 meia. Já na semana do duelo, aumentaram para R$ 100 e R$ 50, respectivamente. Válido, também, lembrar que 20% deste montante deve ser bloquado por conta de uma ação judicial movida pelo jogador Derley.
 
 

CESAR tem mais de 100 vagas em aberto na área de TI

Ver a imagem de origem
O CESAR, maior centro de inovação do país, sediado no Recife, está com mais de 100 vagas abertas em tecnologia. Os candidatos, contudo, não precisam morar na capital pernambucana, pois o trabalho envolve jornada flexível e homeoffice, além de outros benefícios.

A empresa busca desenvolvedores de sistemas em todos os níveis para os cargos como engenharia de testes, de software e UX designer. Os candidatos devem possuir graduação superior em Ciência da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins.
Entre os principais benefícios oferecidos pelo CESAR destacam-se seguro de vida, modalidades esportivas in company, incentivo a idiomas, plano de saúde, odontológico, vale alimentação e auxílio creche. O salário é compatível com o mercado e varia de acordo com o nível e o cargo a ser ocupado.
"O CESAR, há mais de 20 anos, usa design e tecnologia para transformar as vidas de pessoas e organizações. Resolvemos problemas complexos e desafiadores, em um ambiente de trabalho descontraído, descentralizado e repleto de benefícios para nossos colaboradores", afirma Andrea Queiroz, gerente de Gente e Gestão.
Os profissionais terão acesso fácil a cursos inovadores e em linha com as novas demandas do mercado de tecnologia, por meio da CESAR School, instituição de ensino administrada pelo CESAR. "As oportunidades de aprendizado dentro da empresa e também na nossa escola de inovação são imensas para quem busca crescimento e desenvolvimento profissional de forma contínua", complementa Andrea.
 
Na contramão do mercado
Dados da OCDE apontam que o Brasil é um dos países que menos forma profissionais na área de tecnologia, engenharia e matemática. Apenas 17% das matrículas nas universidades brasileiras são em cursos do segmento – o que coloca o país atrás até de outras economias em desenvolvimento, como China (40%) e Índia (35%).
Na contramão, somos um dos países que mais consomem tecnologia. Dois em cada três brasileiros têm acesso à Internet, mais do que a média mundial. Além disso, gastamos mais tempo na internet até do que os americanos (9,1 horas contra 6,3 horas, respectivamente).
O mercado de TI, que corresponde a 7% do PIB, demandará 420 mil novos empregos entre 2018 e 2024, segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). A falta de profissionais formados na área, contudo, dificulta o preenchimento das vagas. Em um país com mais de 13 milhões de desempregados, sobram postos em TI em aberto.
 
Diário de Pernambuco

Bolsonaro passará a despachar do hospital a partir de terça-feira (10)


Por: Correio Braziliense
Ver a imagem de origem

O porta-voz da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou na manhã desta segunda-feira (09) que, apesar de ainda não ter recebido alta hospitalar, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) continuará a despachar os trabalhos de condução do poder executivo a partir de amanhã terça-feira (10).

Segundo o porta-voz, “o presidente encontra-se estável, sem dor, afebril e com boa evolução clínico cirúrgica. Hoje serão iniciados os trabalhos de fisioterapia motora, podendo o presidente sentar na poltrona e realizar caminhadas no corredor”, disse.

Uma dieta líquida a base de água, gelatina, chá e caldo ralo foi liberada e, por orientação médica, as visitas continuam restritas.

Rêgo Barros explica, no entanto, que o vice-presidente Hamilton Mourão continua em exercício até a próxima quinta-feira (12). “As ações que são legalmente constituídas e determinadas pelo cargo presidente estão sob responsabilidade de Mourão. É claro que o presidente participa das decisões. O presidente jamais deixará de trabalhar ainda que tenha restrições médicas que são consideradas pessoalmente por ele e pela família”, explicou.

“É da natureza do presidente estar na ativa o mais rápido possível. A evolução clínica tem sido positiva e, em razão disso, ele se se mostra disposto a iniciar os trabalhos de condução do poder executivo, ainda que tenhamos o vice-presidente chefiando o governo.

É da natureza do presidente. Estamos felizes. Ele tem demonstrado bom humor, postou vídeo hoje onde assistia ao programa predileto dele (Chaves). Ontem viu jogo do Botafogo, ficou feliz porque o Botafogo também é um time do coração do presidente. As expectativas são positivas”, apontou.

O hospital destinou uma ala exclusiva para o presidente e familiares. O porta-voz informou ainda que neste domingo( 08), Bolsonaro recebeu a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e que há ainda a previsão de que o vice-presidente Hamilton Mourão o visite na tarde desta segunda (9).

Ainda não há data definida de alta. “Nesse primeiro momento, o presidente precisa falar pouco e caminhar um pouco mais para que movimentos do intestino retornem naturalmente, ainda não há prazo determinado para alta. O prazo que foi dado inicialmente (10 dias) está mantido.”, esclareceu o diretor do Hospital Vila Nova Star, Antônio Antonietto.

De acordo com o porta-voz, a previsão de viagem do presidente Jair Bolsonaro a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU em 24 de setembro está mantida.