Webradiotop1FM

5 de novembro de 2020

A história do Gandulão de ouro Ivan Lima -

 NAQUELA MESA ESTÁ FALTANDO ELE:  Ivan Lima
 

 

Ivan da Conceição, que adotou o nome artístico de Ivan Lima depois que passou a trabalhar nas rádios, nasceu na cidade de Conceição de Almeida, na Bahia, em 4 de fevereiro de 1934.
Chegou a ser goleiro do juvenil do Galícia, no seu Estado natal.
Antes de ser locutor esportivo, trabalhou na Western Telegraph.
No rádio, começou na Excelsior, de Salvador-BA, chegando em Recife-PE em 1953, para trabalhar na Rádio Tamandaré. Em seguida esteve na Rádio Nordeste, de Natal-RN, e Uirapuru, Assunção e Dragão do Mar, de Fortaleza-CE.
Em 1963, a Associação Profissional dos Atletas do Ceará, ficou provisoriamente instalada numa sala do 4º andar do Edifício da ACI, anexa ao Sindicato dos Radialistas do Ceará, gentilmente cedida por Ivan Lima.
Segundo contam alguns de seus colegas de trabalho, assim aconteceu a saída de Ivan Lima de Fortaleza.
Trabalhava na Dragão do Mar em 1964, quando foi noticiada a intervenção militar. A Dragão Negro ficou do lado do Governo e em seus programas conclamava o povo para ir às ruas.
Foi quando um carro do Exército chegou com soldados para prender Blanchard Girão, Ivan Lima, José Santana e o Deputado Moisés Pimentel, proprietário da emissora.
Todos fugiram, pulando os muros das casas vizinhas. Alguns seriam presos posteriormente. Dois meses depois, Ivan Lima já se encontrava em Recife, para trabalhar na Rádio Jornal do Commercio, não tardando a ingressar na Rádio Olinda, onde permaneceu até o final de 1964.
No dia 15 de janeiro de 1965, Ivan Lima, já o mais laureado locutor esportivo do Nordeste, assumiu o comando do “Escrete de Ouro”, da Rádio Clube de Pernambuco PRA-8.
Além das locuções esportivas, Ivan Lima também foi responsável por mais dois programas na Rádio Clube de Pernambuco, o “Cidade Aflita” e “Os Brotos Comandam”, ambos de grande audiência.
Transmitiria a sua primeira Copa do Mundo (foram nove no total), a de 1966, junto com Doalcei Bueno de Camargo.
Toda essa agitação não impedia, porém, de fazer com que Ivan Lima tivesse seu hobby, seu momento de lazer esportivo, o futebol de mesa. Para onde fosse, levava seu time, o Galícia, de Salvador-BA.
Como jornalista ajudou a colocar o esporte na mídia e com a participação de colegas de trabalho e outros jogadores da época conseguiu dar início ao movimento pela criação de uma Liga em Recife, que acabou acontecendo no dia 1º de fevereiro de 1967, quando foi fundada a Liga Pernambucana de Futebol de Mesa, que passaria a adotar a mesma regra praticada na Bahia, ou seja, a de um toque, tendo Ivan Lima como seu primeiro Presidente.
A Liga funcionava na garagem da casa de Ivan Lima, na rua Vitoriano Palhares, no bairro da Torre. Lá foram colocadas duas mesas, muito bem feitas, com iluminação apropriada, placar, cordão de isolamento e até um bar adaptado.
Em 1968, a Liga promoveu seu primeiro campeonato, com Ivan Lima sagrando-se campeão, ficando Antônio Pinto na segunda colocação.
A derradeira afirmação do futebol de mesa em Recife aconteceria no ano seguinte.
Em 31 de março de 1969, Ivan Lima tomou posse como Diretor do Departamento de Futebol de Mesa da Federação Pernambucana de Desportos Amadores.
O Departamento de Futebol de Mesa foi criado com a finalidade de atender aos anseios de vários adeptos do futebol de mesa que reunia semanalmente grande número de desportistas.
Com a criação de um departamento especializado, juntando-se a isso as constantes viagens de Ivan Lima para cobrir os clubes de Pernambuco nas competições nacionais de futebol, não demorou para acontecerem competições cada vez maiores e organizadas.
Em 12 de abril de 1969, Ivan Lima e Carlos Lemos, seu colega da Rádio Clube de Pernambuco, estiveram participando de um torneio em Salvador, representando o Departamento de Futebol de Mesa da FPDA.
O Campeonato Pernambucano de 1969 começou no dia 7 de junho, com a participação de 28 técnicos. Ivan Lima tornaria a vencer essa competição, sagrando-se bicampeão.
A primeira edição do Nordestão de Futebol de Mesa foi promovida pela Liga Pernambucana de Futebol de Mesa, nos salões do Clube Náutico Capibaribe, em Recife (PE), nos dias 15 e 16 de novembro de 1969. Participaram atletas da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
De Pernambuco participaram Ivan Lima (Galícia), Marcelo Tavares (Palmeiras), Carlos Gilberto (Botafogo) e José Falcão (Santos).
As disputas foram divididas em individuais e por equipes. Ivan Lima participou apenas da competição individual e foi eliminado logo na primeira rodada por Nivaldo, da Paraíba, por 2 x 1. A Bahia venceria as duas competições, sendo que Pernambuco ficou com o segundo lugar na disputa por equipes.
Logo depois, já pensando no Brasileiro que iria se realizar em Salvador-BA - em janeiro de 1970 -, e aproveitando que estava no Sul do País para narrar uma partida de futebol para a TV Rádio Clube de Pernambuco, Ivan Lima foi convidado por Adauto Celso Sambaquy para disputar um torneio de futebol de mesa no dia 20 de novembro de 1969, na Liga de Caxias do Sul-RS.
Em 5 de janeiro de 1970 Ivan Lima foi eleito Presidente da Federação Pernambucana de Desportos Amadores para uma administração de dois anos. Mal deu tempo de arrumar as malas e viajar para Salvador-BA, onde seria realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa na já chamada Regra Brasileira (hoje Disco 1 Toque), contando com a presença de representantes dos Estados da Bahia (patrocinadora do certame), Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe, nos dias 9, 10 e 11 de janeiro de 1970, tendo como sede o Centro Cultural e Recreativo Espanhol, em Salvador (BA).
Novamente Ivan Lima tomou parte da competição por equipes, formando um trio com Hélio Pitanga e Marcelo Tavares.
Pernambuco venceu o Rio de Janeiro e Sergipe e empatou com o Rio Grande do Sul, de novo ficando com a segunda colocação atrás da favorita Bahia, para quem perdeu o jogo.
Esses foram os resultados de Ivan: 3 x 2 João Paulo Mury-RJ, 0 x 1 Ademar de Carvalho-BA, 2 x 0 Walmor-RS e 1 x 1 Antônio Carlos-SE.
Ivan Lima logo assumiu a responsabilidade da realização do segundo campeonato, nos mesmos moldes desse primeiro.
O Campeonato Brasileiro foi realizado de 13 a 17 de agosto de 1971, nas dependências do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, em Recife.
E todo o esforço foi compensado depois que os técnicos pernambucanos tiraram dos baianos o título de campeão por equipes.
Formando com Ivan Lima, Antônio Pinto e Geraldo Alves, Pernambuco conquistou o Campeonato Brasileiro de forma invicta, vencendo Alagoas (3 x 0), Rio Grande do Sul (3 x 0), Sergipe (2 x 1) e Guanabara (3 x 0) e empatando em 3 x 3 com Bahia e Paraíba.
Fora das mesas de botão, Ivan Lima tornou-se Superintendente da Rádio Clube de Pernambuco de 1974 até 1978 e depois foi Superintendente da Rádio e TV Jornal do Commercio.
Em 25 de janeiro de 1976, em Jaguarão (RS), quando foi fundada a Associação Brasileira de Futebol de Mesa, Ivan Lima foi eleito um dos Vice-Presidente regionais, responsável pela Região Nordeste.
Os afazeres profissionais foram, cada vez mais, afastando Ivan Lima das competições do futebol de mesa.
 

 

A Liga Pernambucana de Futebol de Mesa funcionou até o ano de 1986, quando foi fundada a atual Federação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Em março de 2016 aconteceu em Recife uma exposição com fotos das seleções pernambucanas dos anos de 1970 e 1971, com os saudosos Antônio Pinto, Hélio Pitanga, Ivan Lima, Zezito Falcão, Rodolfo Albuquerque, Rafael Alves e Marcelo Tavares, e times de diversas épocas, mostrando a evolução da brincadeira ao desporto.
Capitaneado por Ivan Lima, o Estado de Pernambuco foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Futebol de Mesa e teve grande participação na evolução do futebol de mesa em todo o Brasil.
Segundo o livro 90 Minutos de Sabedoria, Ivan Lima era a filosofia do futebol em frases inesquecíveis. Seu bordão após narrar um gol era: “Futebol é bola na rede!”.
Passou a ser conhecido como o “Gandulão de Ouro”, em alusão aos inúmeros prêmios que ganhou.
Ivan Lima foi, também, Presidente da ACDP (Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco) e Superintendente do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães Mello (Geraldão), em Recife, e um apaixonado pela criação da raça Pastor Alemão, chegando a presidir a associação pernambucana de cães pastores alemães.
Morreu em Recife, em 14 de agosto de 1994, aos sessenta anos de idade.
Ivan Lima teve oito filhos com a Sra. Ione Bezerra da Conceição, sua companheira e esposa por trinta e cinco anos.

Colaboraram:
Adauto Sambaquy, Carlos Alberto de Almeida, Diógenes Medeiros, Ivan Rodolfo Lima (filho de Ivan), Layette Cardoso e Sérgio Travassos.
Fonte consultada: Diário de Pernambuco.