Do Jornal do Commercio
A confusão envolvendo as Séries C e D do Campeonato Brasileiro, suspensas desde o último dia 23, agora ameaça respingar também nas Séries A e B. Ontem, após uma longa reunião no Rio de Janeiro, representante dos clubes da Terceira e da Quarta Divisões, orientados por advogados, decidiram que vão entrar hoje com uma ação junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que a entidade solicite junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o início das duas divisões. Caso contrário, os clubes pedem que a paralisação também da Primeira e a Segunda Divisões, ambas já em andamento.
A justificativa dos clubes é que o Campeonato Brasileiro é um só. Porém, dividido em quatro divisões, com acesso e descenso. Com isso, uma série está automaticamente atrelada a uma outra. "Vamos alegar que o STJD não poderia paralisar as competições por conta das liminares (obtidas por Treze-PB, Brasil-RS e posteriormente Araguaiana-TO), que são infundadas. Além do mais, elas não pedem que as Séries C e D sejam paralisadas. Ao mesmo tempo entendemos que o Campeonato Brasileiro é um só, mas dividido em divisões. E que um depende do outro. Para resumir: ou começam as Séries C e D ou param todas", explicou o diretor de futebol do Santa Cruz, Albertino dos Anjos, presente à reunião.
"Optamos por não entrar agora na Justiça Comum para não incorrer no mesmo erro de Treze, Brasil e Araguaína que entraram na Comum sem que todas as esferas desportivas fossem encerradas. Caso o STJD negue o nosso pedido, vamos para a Justiça Comum", completou Albertino.
Procurado pelo JC, o presidente do STJD, Rubens Approbato, que suspendeu as Séries C e D, não quis adiantar o seu posicionamento com relação ao pedido dos clubes. Mas afirmou que a decisão está atrelada à CBF. "Pela lei da física dois corpos não ocupam um mesmo lugar, não sei pela lei da CBF. A solução vai depender dela. Se decidir que a Série C deve ter 23 ou 24 clubes o problema é da CBF."
No entanto, a disputa de uma Série C com mais de 20 clubes ou mesmo a junção das Séries C e D não agrada ao Santa Cruz. "Não acredito nisso. O campeonato já está estrangulado e ficará ainda mais se forem incluídos mais três ou quatro times. Já a união das duas divisões é algo totalmente descartado. Não seria justo com os clubes que subiram no campo, como o Santa Cruz", lembrou Albertino.