Webradiotop1FM

4 de maio de 2020

Rolando Alexandre de Souza é o novo diretor da PF

Novo diretor da PF é empossado meia hora após Bolsonaro anunciar ...
O novo diretor-geral da PF (Polícia Federal), Rolando Alexandre de Souza, tomou posse na manhã desta segunda-feira (4) em cerimônia fechada no Palácio do Planalto, em Brasília. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Presidência. 
A assinatura do termo de posse começou às 10h. A nomeação de Souza foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), por volta de 9h30. Ele é considerado “braço direito” do diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, a primeira escolha e predileto do presidente Jair Bolsonaro para comandar a PF. 

Serviços digitais é a bola da vez na economia global



Quando a Indonésia buscava novas maneiras de financiar gastos do governo para aliviar o impacto da pandemia no mês passado, o quarto país mais populoso do mundo teve como alvo um motor da economia que ainda funcionava: a Internet.

“Decidimos tributar empresas digitais com um imposto sobre transações eletrônicas, porque suas vendas aumentaram em meio ao surto da pandemia”, disse a ministra das Finanças, Sri Mulyani Indrawati, em conferência de imprensa. Citando serviços como Zoom e Netflix, ela disse que “suas atividades econômicas são enormes”.
E quem poderia culpá-la. Autoridades fiscais globais preocupadas com déficits orçamentários buscam qualquer forma de comércio e consumo que possam tributar. Cobiçada muito antes da pandemia, a receita digital se torna um alvo ainda mais provável.
Mas não será tão simples. Tais medidas podem provocar uma reação do presidente dos EUA, Donald Trump, porque muitos dos serviços mais populares de comércio eletrônico – como redes sociais, streaming de vídeo e varejo on-line – são oferecidos por empresas americanas, e ele quer esses novos impostos para ajudar as contas do próprio país.

Brasileiro cria ventilador pulmonar usando pneu e limpador de para-brisa

Ventilador pulmonar
"A gente percebeu que era necessário fazer um fusquinha, não um carro com freio ABS". Com essa frase Marcos Méndez, 29, explica o conceito que guiou a equipe no desenvolvimento de um ventilador pulmonar emergencial de baixo custo e que se propõe a atender regiões com pouco acesso à tecnologia.

O OpenVentilator, como foi batizado o equipamento da cooperativa PopSolutions, já passou por simuladores e agora tenta conseguir marcar um teste com animais. O foco, claro, é auxiliar pacientes com quadro grave de infecção por coronavírus.

Os respiradores pulmonares são equipamentos que, em situações de emergência e terapia intensiva, podem manter os pacientes vivos. Insuficiência respiratória é a principal causa de morte por Covid-19 e também indicador de subnotificação de casos.

Com objetivo de ser um respirador "de guerra", o projeto foi desenvolvido de maneira open source, ou seja, completamente aberta, todos os seus detalhes estão disponíveis para consulta online. Sua equipe envolve cerca de 250 pessoas de 17 nacionalidades diferentes.

O brasileiro trabalha em uma oficina de mecânica hospitalar, com o pai. Foi observando a dinâmica dos aparelhos que chegavam para conserto na sua casa que percebeu que o problema da medicina nacional é, muitas vezes, a falta de peças, já que estas são, em sua maioria, importadas. "A gente se limitou a fazer ele 100% com materiais encontrados em [lojas como] Leroy Merlin, lojas de ferragem, mecânicas, e o mínimo possível de partes em impressora 3D", explica.

Professores e pais acionam Justiça contra ensino remoto

Pais e filhos no ensino à distância
Mais de um mês após o fechamento das escolas em todo o país por conta da pandemia, começam a surgir questionamentos quanto à eficácia de se considerar que as aulas não presenciais e atividades a distância possam substituir o que o aluno aprende na escola.

Sobretudo na rede pública, em que o acesso dos estudantes e professores à internet muitas vezes é inexistente ou precário, teme-se o aprofundamento das desigualdades no aprendizado.

É com essa preocupação que começam a surgir ações do Ministério Público e projetos de lei para impedir que o ensino remoto na educação básica seja contabilizado como parte das horas letivas obrigatórias estipuladas pelo Ministério da Educação.

Em Pernambuco, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação formalizou denúncia no Ministério Público para que atividades não presenciais não sejam consideradas como substituição de aulas.
Folha PE

Coronavírus já estava na França em dezembro, indicam testes

Hospital na França com pacientes de Covid-19
O coronavírus já estava na França em 27 de dezembro do ano passado, um mês antes do que se acreditava, revelou teste feito meses depois em material de um paciente diagnosticado com pneumonia naquela ocasião.

Em entrevista no domingo ao canal francês BFM TV, Yves Cohen, chefe de emergência dos hospitais Avicenne e Jean-Verdier, na região metropolitana de Paris, disse que em dezembro o paciente havia feito um teste para gripe, com resultado negativo.

Em janeiro, ele refez os testes dessa vez para o Sars-Cov-2 (nome do novo coronavírus), e entre cerca de 20 pacientes, um apresentou o coronavírus. Os testes foram repetidos outras duas vezes, para eliminar a chance de erro, afirmou o médico, que deve publicar um relatório nesta semana em revista especializada.

O médico afirmou que o paciente era um homem de cerca de 50 anos e as imagens de seu pulmão eram coerentes com a possibilidade de que ele tivesse sofrido de Covid-19 (doença provocada pelo coronavírus).

A equipe de Cohen contactou de novo o paciente, que disse não ter viajado para áreas em que a doença já havia sido confirmada. Seus dois filhos também tiveram testes positivos para o coronavírus, segundo o médico. A mulher do paciente não foi infectada.
Folha PE

Busca por oxímetro faz equipamento desaparecer de lojas no Recife

O oxímetro tem o formato de pregador ou clipe e normalmente é conectado na ponta do dedo do paciente

A procura pelo aparelho que mede o nível de oxigênio no sangue, o oxímetro, tem sido grande em farmácias e lojas de produtos hospitalares do Recife, que já estão, em sua maioria, com o estoque zerado do produto. Segundo vendedores, a busca pelo dispositivo cresceu porque muitas pessoas têm usado o equipamento como meio de avaliar se estão ou não com sintomas da Covid-19. Especialista em pneumologia alerta para o uso.

O oxímetro, que tem o formato de pregador ou clipe e normalmente é conectado na ponta do dedo do paciente, consegue medir a concentração de oxigênio e, consequentemente, uma possível dificuldade respiratória através do nível de oxigenação indicado no visor do equipamento.

O preço do dispositivo varia de R$ 140 a R$ 200, segundo apurou a reportagem do Portal FolhaPE, que entrou em contato com farmácias e lojas de produtos médico-hospitalares do Recife.

FOLHA PE

Morre o ator Flávio Migliaccio, aos 85 anos

Flávio Migliaccio
O ator Flávio Migliaccio morreu nesta segunda-feira (4), aos 85 anos. Ele foi encontrado morto em seu sítio em Rio Bonito, município do Rio de Janeiro.

Natural de São Paulo, o artista teve uma longa carreira na televisão. Ficou muito conhecido pelo seu papel de Xerife na série “Shazan, Xerife e Cia.”, exibida pela TV Globo nos anos 1970.

O último papel de Migliaccio foi na novela “Órfãos da Terra”, que foi ao ar em 2019. Atualmente, ele pode ser visto na reprise de “Êta Mundo Bom!”, no “Vale a Pena Ver de Novo”.
Folha PE