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4 de maio de 2020

Serviços digitais é a bola da vez na economia global



Quando a Indonésia buscava novas maneiras de financiar gastos do governo para aliviar o impacto da pandemia no mês passado, o quarto país mais populoso do mundo teve como alvo um motor da economia que ainda funcionava: a Internet.

“Decidimos tributar empresas digitais com um imposto sobre transações eletrônicas, porque suas vendas aumentaram em meio ao surto da pandemia”, disse a ministra das Finanças, Sri Mulyani Indrawati, em conferência de imprensa. Citando serviços como Zoom e Netflix, ela disse que “suas atividades econômicas são enormes”.
E quem poderia culpá-la. Autoridades fiscais globais preocupadas com déficits orçamentários buscam qualquer forma de comércio e consumo que possam tributar. Cobiçada muito antes da pandemia, a receita digital se torna um alvo ainda mais provável.
Mas não será tão simples. Tais medidas podem provocar uma reação do presidente dos EUA, Donald Trump, porque muitos dos serviços mais populares de comércio eletrônico – como redes sociais, streaming de vídeo e varejo on-line – são oferecidos por empresas americanas, e ele quer esses novos impostos para ajudar as contas do próprio país.

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