Webradiotop1FM

4 de maio de 2020

Brasileiro cria ventilador pulmonar usando pneu e limpador de para-brisa

Ventilador pulmonar
"A gente percebeu que era necessário fazer um fusquinha, não um carro com freio ABS". Com essa frase Marcos Méndez, 29, explica o conceito que guiou a equipe no desenvolvimento de um ventilador pulmonar emergencial de baixo custo e que se propõe a atender regiões com pouco acesso à tecnologia.

O OpenVentilator, como foi batizado o equipamento da cooperativa PopSolutions, já passou por simuladores e agora tenta conseguir marcar um teste com animais. O foco, claro, é auxiliar pacientes com quadro grave de infecção por coronavírus.

Os respiradores pulmonares são equipamentos que, em situações de emergência e terapia intensiva, podem manter os pacientes vivos. Insuficiência respiratória é a principal causa de morte por Covid-19 e também indicador de subnotificação de casos.

Com objetivo de ser um respirador "de guerra", o projeto foi desenvolvido de maneira open source, ou seja, completamente aberta, todos os seus detalhes estão disponíveis para consulta online. Sua equipe envolve cerca de 250 pessoas de 17 nacionalidades diferentes.

O brasileiro trabalha em uma oficina de mecânica hospitalar, com o pai. Foi observando a dinâmica dos aparelhos que chegavam para conserto na sua casa que percebeu que o problema da medicina nacional é, muitas vezes, a falta de peças, já que estas são, em sua maioria, importadas. "A gente se limitou a fazer ele 100% com materiais encontrados em [lojas como] Leroy Merlin, lojas de ferragem, mecânicas, e o mínimo possível de partes em impressora 3D", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário