Webradiotop1FM

5 de outubro de 2019

Confira as mudanças no elenco de Náutico e Sampaio desde o último jogo em São Luís

Camila Sousa /Especial para o Diario 



Cento e dezoito dias separaram o último confronto de Sampaio Corrêa e Náutico no Castelão, da final que os clubes vão protagonizar neste domingo, pelo título da Série C, em São Luís. Àquela altura, o Timbu havia vencido a Bolívia Querida por 2 a 0 e escancarava a boa fase do prata da casa Thiago e do centroavante Wallace Pernambucano que, de pênalti, marcou seu décimo gol na temporada.
Triunfo importantíssimo, inclusive, diante do então líder da Série C. Que, além de ter colocado a equipe pernambucana no grupo dos quatro melhores colocados, mostrou a recuperação do Alvirrubro para o restante das demais rodadas classificatórias.  

No entanto, o cenário desenhado para a partida do próximo domingo contará, literalmente, com muitas mudanças. Da escalação dos titulares à presença de um novo comandante. Comparando o duelo de Sampaio Corrêa e Náutico pela 7ª rodada da Série C ao da finalíssima de agora, os times terão 16 modificações no total.  

No duelo da fase de grupos da Terceirona, o Timbu foi ao Castelão com um elenco já bastante diferente. Contou com cinco mudanças diante da equipe maranhense, destas sendo três estreias: o goleiro Jefferson, o lateral esquerdo Wilian Simões e o atacante Neto Pessôa.  Para o confronto do próximo domingo, o Alvirrubro terá seis mudanças em relação ao duelo da fase classificatória. 

Dos titulares alvirrubros daquele time, o zagueiro Fernando Lombardi e Camutanga, os volantes Luiz Henrique e Danilo Pires e os atacantes Thiago e Neto Pessôa saem do time. Entram em seus lugares, respectivamente, Diego Silva e Rafael Ribeiro, Jean Carlos e Jhonnathan, Matheus Carvalho e Álvaro. Permanecem na equipe: Jefferson, Hereda, Wilian Simões, Josa e Wallace Pernambucano. 

Por outro lado, a mudança em maior quantidade ocorreu no Sampaio Corrêa. Além do clube ter mudado de técnico, com a saída de Julinho Camargo para entrada João Brigatti, cuja chegada foi responsável pela arrancada do time maranhense na competição, mais outros nove atletas entraram na equipe na partida disputada no estádio Castelão. 

Apenas o goleiro Andrey, o meia Eloir e o lateral direito Everton permaneceram na equipe. De resto, os zagueiros Moisés e Douglas Assis, o lateral esquerdo Patric Calmon, o volante Diones, o meia Cleitinho e os atacantes João Paulo, Welder e Dedé saíram da time titular. Como substitutos, entraram os zagueiros Bafana e Odair, o lateral João Victor, os volantes Ferreira e Lucas Hulk, o meia Esquerdinha, e os atacantes Roney e Salatiel, respectivamente. 
Para a final da Série C, o Timbu conta com uma vantagem importante por ter vencido o duelo de ida, nos Aflitos, por 3 a 1. Sem o critério do gol qualificado, pode perder por até um gol de diferença que leva a taça inédita de campeão brasileiro. Em caso de dois gols de diferença, a disputa irá para os pênaltis. O duelo acontecerá às 16h deste domingo, em São Luís. 

Confira abaixo

O Náutico da 7ª rodada

Jefferson, Hereda, Camutanga, Lombardi, Wilian Simões; Luiz Henrique, Josa, Danilo Pires, Thiago, Wallace Pernambucano e Neto Pessôa. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. 

O Náutico da finalíssima

Jefferson, Hereda, Rafael Ribeiro, Diego Silva, Wilian Simões; Jean Carlos, Josa, Jhonnathan; Matheus Carvalho, Wallace Pernambucano e Álvaro. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. 
O Sampaio Corrêa da 7ª rodada 

Andrey, Everton, Moisés, Douglas Assis, Patric Calmon, Diones, Eloir, Cleitinho, João Paulo, Welder, Dedé. Técnico: Julinho Camargo

O Sampaio da finalíssima

Andrey, Bafana, Odair, Everton, João Victor, Ferreira, Lucas Hulk, Esquerdinha, Eloir, Roney e Salatiel. Técnico: João Brigatti

Com dois jogadores expulsos, Santa Cruz estreia com empate contra Ypiranga na Copa PE


Logo aos sete minutos, a Máquina de Costura Índio empatou de pênalti. Mas mesmo com um jogador a menos, os tricolores voltaram a ficar a frente aos 26 minutos, com Leozinho. Dez minutos depois, nova polêmica da arbitragem, que viu empurrão na área do Santa após cobranla de escanteio. 

Novamente Índio foi para a cobrança, mas dessa vez o goleiro Maycon defendeu. Na sequência, Vinícius Diniz foi expulso por reclamação. Com dois a mais em campo, o Ypiranga conseguiu o empate já nos acréscimos. Aos 48 minutos, Pedrinho, de cabeça, igualou o confronto.

Além de Santa e Ypiranga, completam o grupo Cabense, Atlético Pernambucano e Pesqueira. Os dois primeiros avançam às semifinais. O próximo jogo do Santa será no dia 12, contra a Cabense, no estádio Gileno de Carli.

Nei Pandolfo é apresentado como executivo de futebol do Santa e já mira novo treinador

Ana Beatriz Venceslau /Especial para o Diario

Anunciado pelo Santa Cruz como novo homem forte do futebol para a temporada 2020, o executivo Nei Pandolfo foi apresentado oficialmente neste sábado, no auditório do clube. Ele assume o cargo de executivo de futebol, que pertenceu a Luciano Sorriso este ano. Ciente das dificuldades que irá enfrentar,
 
Como atleta, terminei minha carreira no Bragantino e fui executivo, gerente, auxiliar, treinador. E peguei todas as fases. Clubes com dinheiro e sem. Eu já tive três trabalhos na Série B. Não vejo dificuldade nisso. O importante é ter relacionamento com os clubes que podem nos ajudar e sermos assertivos no nome do treinador", adiantou o novo executivo coral.

Por sinal, esse deve ser o próximo passo do planejamento tricolor. Segundo Nei Pandolfo o perfil já do novo comandante coral já foi traçado. "O telefone não para. Já tem gente oferecendo de todos os lados. Temos o perfil. A ideia é ajustar a parte técnica. Esse é o primeiro trabalho a ser feito. Que tenha o perfil do clube e que venha para participar desse grande projeto", pontuou.

Contratações, só após a definição do novo técnico. "Nossa programação, de início, é essa. A escolha da comissão e depois falar de atletas. Quando tivermos nosso treinador, falaremos disso com a participação de todos. O executivo não resolve sozinho. A análise de desempenho, o departamento financeiro, o presidente tem que dar o aval, a comissão, lógico. Esperamos que tudo caminhe e dê certo", concluiu Pandolfo, que deverá contar com o auxílio de dois ou três diretores "da casa".

Nei Pandolfo volta a trabalhar no futebol pernambucano após cinco anos. Isso porque trabalhou no Sport, conquistando os títulos de campeão pernambucano e da Copa do Nordeste em 2014 e terminando na sexta colocação do Campeonato Brasileiro de 2015. Após sair do Leão, teve trabalhos menos exitosos no Bahia, Guarani e Criciúma, onde estava até março.
 

Adversário do Sport, CRB é o melhor visitante da Série B, mas não é dominante em casa

Yago Mendes /Especial para o Diario 

 
Ao contrário do que está acostumada a torcida leonina, o Sport vem obtendo bons números em sua campanha fora de casa na Série B. Com 21 pontos conquistados em 13 partidas, o Leão só fica atrás do CRB, seu próximo adversário, na segunda-feira, às 20h, em Maceió. Porém, se o desempenho como visitante dos regatianos é muito bom, com 23 pontos nos 13 jogos, em casa, o ritmo do time alagoano não se repete.

Brigando pelo acesso e, atualmente, ocupando a quarta colocação na Série B, o CRB não consegue ser dominante quando joga no Rei Pelé. Se jogando fora de casa, a equipe possui o melhor retrospecto, em Maceió, a realidade é bem diferente. O Galo da Praia tem a terceira pior campanha com apenas 15 pontos ganhos em 13 jogos. Ao todo, o clube alagoano soma quatro vitórias, três empates e seis derrotas.
 
O último triunfo do CRB em casa aconteceu no dia 10 de setembro, quando os alagoanos bateram por 3 a 1, o Brasil de Pelotas. com gols de Lucas Siqueira, Felipe Ferreira e do ex-leonino Alisson Farias. Depois desta partida, o Galo jogou apenas mais uma vez em casa, quando empatou por 1 a 1 com o São Bento.  

Enquanto isso, o Leão pernambucano faz campanha mais equilibrada no certame. Também no G4, na terceira colocação, com sete pontos de vantagem para o CRB, o Sport tem sido um visitante indigesto com a segunda melhor campanha fora de casa e tem feito valer seu mando de campo, sendo o quinto melhor anfitrião com 24 pontos ganhos em 13 jogos e sendo derrotado apenas uma vez. 

A partida será a segunda em sequência para o Sport fora de casa. Na última quinta-feira, o Leão visitou o Vitória, com quem conseguiu empatar no apagar das luzes em cobrança de falta. O jogo diante do CRB acontecerá na segunda-feira, apenas quatro dias de preparação para o confronto e, segundo o técnico Guto Ferreira, os ajustes terão de ser feitos na base da conversa. 

“Temos que descansar ao máximo, fazer os testes e ver o que temos de melhor para entrar contra o CRB fazer uma grande partida. Para esse jogo tem treino não. É só na conversa mesmo”, explicou o comandante leonino.

O time do Sport se reapresentou neste sábado, às 9h, na Ilha do Retiro e treina ainda no domingo, às 8h15, também no reduto rubro-negro.

Na finalíssima, Wallace PE volta ao palco do último gol para quebrar jejum de 115 dias

Geraldo Rodrigues /Diario de Pernambuco 


O futebol é feito de histórias, das quais raramente são lineares. Com altos e baixos, começos bons e sequências aquém - ou vice-versa -, os protagonistas da bola alternam-se entre momentos positivos e negativos, sabendo que no próximo final de semana os respectivos cenários podem mudar.
Desta forma, o atacante Wallace Pernambucano, sem marcar há 115 dias, terá a derradeira chance de voltar a ser destaque individual no Náutico. Claro, é verdade que uma partida não muda todo o contexto de quase quatro meses irregulares, mas pode-se afirmar que vale um adendo para este jogador.

Afinal, mesmo em baixa, o ‘Tanque’ é o atleta com números mais altos da equipe alvirrubra na temporada - dentre gols, assistências e jogos disputados. Mais: quando o Timbu entrar em campo contra o Sampaio Corrêa, neste domingo, às 16h, no estádio Castelão, pela finalíssima da Série C, o atacante estará de volta ao palco da última vez que marcou. O simbolismo do confronto, para ele, torna-se ainda maior.

Foi no dia 10 de junho, contra o mesmo Sampaio, ainda pelo primeiro turno da competição, que o atacante balançou as redes pela última vez em 2019. Ali, fez o gol de número 12 no ano. Ainda, tem seis passes e 44 partidas realizadas. Companheiro de ataque, Matheus Carvalho apoia e torce para que o jogador faça a diferença na decisão.

"A gente sabe da importância dele. Não é à toa que ele é chamado de Tanque. Ele sabe da importância que tem com o grupo, se esforça bastante. Quem sabe ele não faz o gol do título e ajuda a gente”, disse. “Não está entrando os gols, mas ele está ajudando, se doando nas marcações, lá na frente com assistências. Isso que faz a diferença no nosso time. Um ajuda o outro. Todo mundo está no mesmo ritmo, mesmo foco de ser campeão da Série C".

Retrospectiva em 2019 

Wallace Pernambucano começou a temporada com tudo. Se o Náutico apresentou-se irregular no começo do ano, o atacante não: foram dez gols nos primeiros 21 jogos. Até que veio a oscilação. O Tanque lesionou o joelho e, quando retornou à equipe, virou reserva de Odilávio.

Em seguida, com a chegada de Dal Pozzo e contusão do prata da casa, retomou à titularidade, mas, em má fase, viu Rafael Oliveira corresponder e tomar sua posição. Até que o concorrente machucou-se no mata-mata da Série C, reabrindo espaço no comando de ataque. Wallace, é verdade, não tem sido o mesmo do início do de 2019 neste recorte, mas tem atuado melhor do que quando saiu do time pela segunda vez, o que é um bom indício - fora, claro, o local do jogo. E do jeito que são as reviravoltas, o torcedor alvirrubro tem, além do 3 a 1 na ida, mais um motivo para se animar no último jogo da temporada.
 

Santa Cruz acerta contratação do executivo de futebol Nei Pandolfo até final de 2020

João de Andrade Neto /Superesportes





Enfim o martelo foi batido. Nesta sexta-feira, o Santa Cruz confirmou oficialmente a contratação do executivo de futebol Nei Pandolfo para gerir o futebol do clube em 2020. O profissional está no Recife e o acordo foiEnfim o martelo foi batido. Nesta sexta-feira, o Santa Cruz confirmou oficialmente a contratação do executivo de futebol Nei Pandolfo para gerir o futebol do clube em 2020. O profissional está no Recife e o acordo foi firmado após uma conversa pessoal com o presidente coral, Constantino Júnior. O contrato vai até o final da Série C do próximo ano.
Além de Nei Pandolfo, a nova diretoria de futebol do Santa Cruz terá mais dois ou três diretores “da casa”, ao contrário do que ocorreu na atual temporada quando todo o departamento ficou centralizado nas mãos do antigo executivo, Luciano Sorriso, além do próprio presidente Constantino Júnior.

Nei Pandolfo retorna ao futebol pernambucano após cinco anos. Isso porque trabalhou no Sport, conquistando os títulos de campeão pernambucano e da Copa do Nordeste em 2014 e terminando na sexta colocação do Campeonato Brasileiro de 2015. Após sair do Leão, teve trabalhos menos exitosos no Bahia, Guarani e Criciúma, onde estava até março.
Com a chegada de Nei Pandolfo, outro passo importante que começará a ser executado visando a próxima temporada é a busca pelo novo treinador, bem como a formação do elenco.


Para jogo contra CRB, fora, Sport perde Norberto, suspenso, mas ganha retorno de Éder

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco 


Do jogo contra o Vitória, o Sport não leva apenas o ponto fora de casa. Contra o CRB, na próxima segunda, o legado do jogo será a ausência de Norberto em campo. O lateral direito recebeu um cartão amarelo aos 30 minutos do segundo tempo e acumulou seis ao longo da Série B, garantindo sua segunda suspensão automática. Por outro lado, o Sport contará com o retorno do zagueiro Éder Ferreira, que volta após cumprir suspensão.

Sem Norberto, o Sport terá Raul Prata e o recém-chegado Bruno Peres para fazer a função. O ex-jogador da Roma, porém, ainda faz preparo físico e só deve ficar à disposição em duas semanas. Essa será apenas a quarta vez que Norberto não atua nesta Série B. O atleta já estava de fora dos empates contra Guarani e Oeste e da vitória sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, em todos, Raul Prata foi o titular.

Por outro lado, o Sport recebe o retorno de Éder Ferreira. O zagueiro assumiu a titularidade no jogo contra o Operário de Ponta Grossa, mas cometeu um pênalti e foi expulso. No último jogo, o atleta cumpriu suspensão e poderá enfrentar o CRB. Seu retorno à titularidade, porém, não é garantido, ainda que Rafael Thyere tenha passado por problemas físicos na última semana e tenha sido alvo de críticas no jogo em Salvador.

Jornalista Claudemir Gomes enaltece evento e agradece pela lembrança


O nome do troféu

POR CLAUDEMIR GOMES

O radialista, Washington Ramos, me surpreende com a notícia de que, o troféu que será entregue na edição 2019 da festa dos DESTAQUES DA CRÔNICA ESPORTIVA DE PERNAMBUCO, terá o meu nome: "Troféu Claudemir Gomes".
Surpreso, só me resta agradecer a generosa homenagem.
Esta será a nona edição do prêmio que vem preencher uma lacuna deixada pela Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco - ACDP - que nos últimos anos deixou de realizar sua concorrida festa de confraternização, com homenagens para profissionais da imprensa e desportistas. Washington, que a partir de 2011 começou a pegar carona na festa da entidade, fazendo uma premiação paralela, tomou para si a responsabilidade de dar continuidade ao que não deve acabar.
"Tomei como inspiração as festas que eram promovidas pelo saudoso jornalista Júlio José", revela Washington Ramos ao explicar o modelo do que chama de "Oscar da Imprensa Esportiva Pernambucana".
O objetivo é prestar uma série de homenagens aos profissionais com reconhecidos serviços prestados ao desporto pernambucano. Eis a razão pela qual o troféu não tem um nome fixo. A cada edição é escolhido um profissional para emprestar seu nome à comenda.
A sensibilidade do criador e realizador da festa levou o prêmio a uma abrangência, até então, inimaginável. O que começou como um apêndice na festa da ACDP, hoje é aguardado com grande expectativa, e conta com o respaldo de vários patrocinadores, fato que pode ser traduzido como saltos quantitativo e qualificativo.
Não esquecendo as grandes emissoras, e seus profissionais já consagrados, Washington Ramos direcionou o seu olhar para o que podemos chamar de "baixo clero", profissionais que realizam trabalhos elogiáveis em pequenas emissoras, rádio web, blogs, internet, redes sociais... ramificações da tradicional "grande mídia", que na nova ordem teve seus espaços divididos. E foi por esta vibe que passou a dar visibilidade a novos celeiros onde os talentos afloram prestando um serviço de divulgação e informação do futebol para as novas gerações que não utilizam apenas o radinho de pilha para acompanhar jogos e resenhas de seus clubes.
Costumo dizer que, cronista esportivo não é uma profissão, e sim um sacerdócio. Com mais de quatro décadas de estrada, me sinto com autoridade para tal afirmação. Vivenciei a grande revolução da comunicação. Quando iniciei na equipe esportiva do DIARIO DE PERNAMBUCO, utilizávamos o telex como meio de comunicação, passamos pelo fax e chegamos a era digital onde com um Ipad resolvemos tudo, ou seja, fazemos qualquer tipo de reportagem.
O amigo Washington Ramos me levou a uma viagem no tempo com tamanha honraria de colocar meu nome na edição deste ano do cobiçado prêmio pelos cronistas esportivos. Sinto-me lisonjeado e grato. Em breve estarei publicando a lista dos agraciados.
Mais uma vez, meus agradecimentos a gentileza e generosidade.

MPPE recomenda que Celpe não faça cortes sem aviso prévio e em fins de semana e feriados



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) não realizar interrupções abruptas no fornecimento de energia no município de Serra Talhada, Sertão do estado. Mesmo em caso de inadimplência, a companhia deve avisar sobre o corte previamente aos consumidores, a fim de dar tempo para que estes paguem o saldo devido.

Além disso, o MPPE orientou à empresa nunca promover a interrupção nos finais de semana e feriados, sob pena de imposição das sanções estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, como multa, revogação de concessão, intervenção administrativa, dentre outras.

O promotor Vandeci Sousa Leite informou, no texto da recomendação, que o fornecimento de energia elétrica foi inclusive tema de audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Serra Talhada, no dia 26 de agosto. A Celpe tem dez dias para informar ao MPPE se acata ou não a recomendação. O não cumprimento implicará na adoção de todas as medidas necessárias a sua implementação.
Diário de Pernambuco