Webradiotop1FM

14 de dezembro de 2012

Timão e Chelsea: quarto capítulo de decisões entre Brasil e Inglaterra

Corinthians e Chelsea escrevem neste domingo apenas o quarto capítulo da história de decisões entre Brasil e Inglaterra no futebol - sempre entre clubes, jamais entre as seleções. A equipe de Tite pode aumentar a vantagem brasileira sobre os inventores do futebol. Nas três disputas anteriores, os times do país levaram a melhor em duas: Flamengo e São Paulo bateram o Liverpool em 1981 e 2005, respectivamente. Por outro lado, o Palmeiras foi derrotado pelo Manchester United em 1999.
Enquanto as seleções de Brasil e Inglaterra jamais se enfrentaram em uma final de Copa do Mundo, os clubes têm travado disputas acirradas no Japão. Abaixo, o GLOBOESPORTE.COM relembra um pouco das três histórias anteriores entre equipes dos dois países.
Zico comanda o Rubro-negro
O dia 13 de dezembro de 1981 é considerado por muitos flamenguistas o maior da história do clube. Em uma tarde épica em Tóquio, o timaço comandado por Paulo César Carpegiani deu show e fez 3 a 0 no Liverpool, espantando os ingleses que acreditavam em uma vitória tranquila dos representantes do país europeu.
O Liverpool havia sido bicampeão inglês em 1979 e 80, além de ter conquistado a então Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões) em 81, passando por rivais do quilate de Bayern de Munique e Real Madrid. O Flamengo vinha de um tricampeonato carioca (78, 79 e 79-especial), um Campeonato Brasileiro em 1980, além da Libertadores de 81.
Em campo, o Fla passou por cima do rival com autoridade e resolveu o jogo no primeiro tempo. Sob a batuta de Zico, os rubro-negros abriram o placar logo aos 13 minutos, com Nunes – após lançamento do Galinho. Aos 34, após cobrança de falta do mesmo Zico, Adílio ampliou ao aproveitar a sobra. No fim do primeiro tempo, novo lançamento do Galinho, novo gol de Nunes: 3 a 0 para os rubro-negros, 1 a 0 para os brasileiros na disputa particular.
Flamengo x Liverpool Mundial 1981 (Foto: O Globo) 
Zico, à esquerda, exibe a taça conquistada após vitória sobre o Liverpool (Foto: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário