No próximo sábado, às 16h, teremos um clássico nordestino que já tem mais de 50 anos. O primeiro jogo envolvendo Santa Cruz e Fortaleza data de 16 de novembro de 1960, pela Taça Brasil. Naquele dia em Recife, o empate em 2×2 serviu para dar ânimo para o Fortaleza assegurar a classificação em casa ao bater o Santa por 2×1 no jogo de volta e, ao fim daquela competição, acabar com o título de vice-campeão brasileiro. Começava naquele ano uma freguesia do time coral com a agremiação do Pici.

Aliás, o Santa Cruz receberá o Fortaleza no Mundão do Arruda, em Recife, tentando quebrar um tabu. Há quase seis anos a Cobra Coral não sabe o que é vencer o Leão. A última vitória dos tricolores pernambucanos em cima dos cearenses foi em 5 de setembro de 2007, por 1×0 no mesmo palco do jogo de sábado. Na história dos duelos, foram 29 jogos, com 13 triunfos do Fortaleza contra 8 do Santa Cruz, mais 8 empates. Até mesmo em Recife, o Leão leva vantagem. São 6 vitórias cearenses contra 5 pernambucanas.
A diferença em prol do Fortaleza aumentou nos últimos dois anos. De 2012 para cá, foram quatro jogos com três vitórias cearenses e um empate. O último jogo entre os dois tradicionais rivais foi pela Copa do Nordeste deste ano. Em 17 de fevereiro, o Fortaleza eliminou o Santa Cruz em pleno Arruda ao vencer o jogo por 2×1 depois de ter empatado o primeiro jogo no Ceará em 3×3.
Neste sábado, o duelo reunirá dois atuais integrantes do G4 do Grupo A do Brasileiro da Série C. Na liderança da chave com 10 pontos, o Fortaleza tem 4 a mais em relação ao Santa Cruz. Ambos vêm de vitória na última rodada, sendo que os corais bateram o Cuiabá por 1×0 em Recife e os leoninos venceram o CRB por 3×0 em Sobral.
SerieC.com