Webradiotop1FM

21 de dezembro de 2011

Repórter do Superesportes é premiada no Atitude Campeã



Roberto Ramos/DP/D.A Press
A reportagem "O Brasil Olímpico de Mirela" foi a grande vencedora do Prêmio Adilson Couto de Jornalismo, categoria digital. Publicado em 28 de novembro no portal Superesportes, o texto assinado pela repórter Ana Paula Santos retrata a dura realidade da fundista pernambucana Mirela Saturnino Andrade, 20 anos, campeã estadual e recordista Norte/Nordeste sub 23 nas provas dos 5.000m e 10.000m. O prêmio foi entregue na noite de ontem, durante a cerimônia do Prêmio Atitude Cidadã, evento promovido pela Secretaria de Esportes. Ano passado, a edição impressa do Superesportes venceu com a série "Remando contra a corrente", assinada pelo editor assintente do caderno de esportes do Diario de Pernambuco, Marcel Tito.

Ao falar sobre a conquista, Ana Paula não esqueceu de Mirela. "Me sinto muito feliz pelo prêmio, claro. É uma iniciativa bacana da secretaria. Mas para mim o mais importante foi o retorno quase que imediato da matéria. No dia seguinte à publicação, uma empresária de Santa Cruz de Cabibaribe entrou em contato por email querendo ajudar a atleta de alguma forma. Espero que Mirela possa ter uma rotina mais leve, sem tanto sacrifício. Assim terá muito mais chances de evoluir", afirmou.

Nas linhas da reportagem, a desgastante rotina diária de uma atleta que se acorda às 6h30 para tirar o sustento entregando panfletos nos semáforos. "A correria nos principais sinais de trânsito da zona sul rende mensalmente R$ 600. Com essa quantia, paga aluguel, a conta do celular, faz feira para sua casa e a da mãe e ainda compra roupas. A feira de no máximo R$ 80 fica longe de suprir a necessidade diária de atleta. Carne inexiste. Quando aparece no cardápio é só aos domingos", diz um trecho.

A diretora de redação do Diario de Pernambuco, Vera Ogando, elogiou o trabalho coletivo do Superesportes. "O prêmio é uma merecida conquista de uma grande equipe que está à frente do seu tempo. E que tem sensibilidade para enxergar nas múltiplas plataformas histórias como a de Mirela, descoberta por Ana Paula Santos." Editora do Superesportes, Roberta Aureliano seguiu na mesma linha. "A reportagem é fruto da sensibilidade da repórter e de uma equipe que vai além do cotidiano. Ana Paula tem o talento inegável de contar histórias como essa. Mergulhou de cabeça para mostrar mais um exemplo de dificuldade no nosso país. Por essas e outras, o Brasil não pode ser tratado como um país olímpico."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário