CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE 1974
Para muitos alvirubros mais importante do que ganhar o campeonato de 1974,  foi evitar que o Santa Cruz fosse Hexa.  Por isso, acabado o jogo contra os tricolores nos Aflitos, com a vitória do Náutico por 1 x 0, gol de Lima, a torcida foi ao delírio, festejando não apenas a conquista do título, mas também o previllégio de seu clube continuar sendo o único no estado a possuir seis campeonatos consecutivos.
A Primeira providencia do Náutico para a temporada foi contratar o técnico Orlando Fantoni. Depois o Timbu contratou, Jorge Mendonça, Juca Show, Betinho, Lima, Draílton, Borges, Baiano, Vasconcelos e o goleiro Neneca que passou 1.635 minutos sem levar gol, um recorde nacional na época.
Em duas partidas contra o Santa Cruz o Náutico garantiu o título estadual da temporada. As duas partidas o Timbu venceu por 1 x 0. ” O Título não é tanto, o importante é que conseguimos evitar o HEXA do Santa “, dizia o diretor de futebol do clube Sebastião Orlando, envolvido pelos braços dos companheiros no vestiário da vitória.
As finais foram marcadas por denúncias de suborno ao goleiro do Santa Cruz Raul Marcel. Especulou-se que o presidente do Santa Cruz, João Caixero, teria em mãos a xerox de um cheque (Cujo valor não foi revelado ), assinado por um dirigente do Náutico, com endosso do goleiro tricolor, que teira sido depositado no Banco Safra em São Paulo. Para muitos esse documento nunca existiu, pois jamais foi exibido a Imprensa.

PRIMEIRO JOGO DA FINAL:
08-12-74 – Arruda NÁUTICO 1 X 0 SANTA CRUZ – GOL: Lima – PÚBLICO: 32 777 – RENDA: Cr$ 334.247,00 – JUIZ: Gilson Cordeiro
SEGUNDO JOGO:
11- 12- 74 – Aflitos NÁUTICO 1 X 0 SANTA CRUZ – GOL: Lima – PÚBLICO: 20.506 – RENDA: Cr$ 206.357,00 – JUIZ: Sebastião Rufino.
FONTE: 85 Anos de bola rolando de Givanildo Alves