Diário de Pernambuco
O longa-metragem pernambucano Bacurau, co-escrito
e co-dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi visto
por mais de 130 mil espectadores até a última segunda-feira (2), após
estrear oficialmente na quinta-feira (29). De acordo com a assessoria de
imprensa do filme, a sala do Cinema São Luiz, no Centro do Recife, é a
que tem a maior média de público em todo o Brasil. O raking segue com
São Paulo (Salas do grupo Espaço Itau), Rio de Janeiro (Espaço Itau e
Estação NET, em Botafogo), Brasília (Cine Brasília), Belo Horizonte
(Belas Artes) e Natal (Cinemark Natal).
O total
de público acumulado inclui os 22542 bilhetes vendidos nas pré-estreias
realizadas em mais de 40 cidades antes do lançamento, de acordo com a
assessoria de imprensa do filme. Na próxima quinta (5), o longa entra em
cartaz em mais 20 cidades: Arapiraca (AL), Paulista (PR), Imperatriz
(MA), Volta Redonda (RJ), Petrópolis (RJ), Itanhaém (SP), Poços de
Caldas (MG), Leme (SP), Rio Grande (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Resende
(RJ), Pouso Alegre (MG), Altamira (PA, Marabá (PA), Itajubá (MG),
Bragança Paulista (SP), Araras (SP), Rio Verde (GO), Araraquara (SP) e
São Carlos (SP).
Em setembro, além de estar em cartaz no Brasil, o longa continua sua trajetória por festivais internacionais. Bacurau
será exibido no Festival de Toronto (TIFF 2019) na prestigiosa Mostra
Contemporary World Cinema; no MOTELX – Festival Internacional de Cinema
de Horror de Lisboa, em Portugal; e no New York Film Festival, na
principal Mostra Main Slate. Vencedor do prêmio do juri no Festival de
Cannes e do prêmio de melhor filme na principal mostra do Festival de
Cinema de Munique, Bacurau é o representante brasileiro nos
prêmios Goya, o equivalente ao Oscar na Espanha, e concorre a uma vaga
na disputa pelo prêmio de melhor filme ibero-americano.
Na
trama, o pequeno povoado de Bacurau some do mapa misteriosamente e seus
moradores começam a presenciar estranhos acontecimentos e uma série de
assassinatos inexplicáveis. Bacurau é a segunda coprodução entre a CinemaScopio do Recife (O Som ao Redor, Aquarius)
e a SBS em Paris (“Synonymes”, de Navad Lapid, vencedor do urso de ouro
em Berlim, “Elle”, de Paul Verhoeven, “Mapas Para as Estrelas”, de
David Cronenberg).
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