A trajetória do Salgueiro nas divisões do Campeonato Brasileiro neste século tem sido movimentada. Em 2010, o Carcará conseguiu a façanha de derrotar o Paysandu em Belém e subiu para a Série B nacional, aparecendo bem pela primeira vez para a mídia nacional. Porém, na Segundona, o time pernambucano só passou o ano de 2011, já que caiu de volta para a Série C.

Em 2012, o Salgueiro não fez uma boa campanha na Terceirona e foi rebaixado para a Quarta Divisão. Insistente, a equipe sertaneja não se deixou a bater e conseguiu, já em 2013, o acesso à Série C, por onde trilha o caminho de volta à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
Apesar das idas e vindas em três divisões diferentes, é inegável que o Salgueiro vem ganhando destaque como um dos emergentes do Nordeste, suplantando, em termos de resultados nos últimos anos, equipes tradicionais da região. Tanto que pode alcançar um feito que poucos conseguiram: seu terceiro acesso nacional em menos de cinco anos.
Para tanto, o Carcará confia no trabalho do técnico Fernando Alcântara. Com experiência em São Paulo e no Japão, Alcântara ainda é novo no mercado de treinadores, mas demonstrou que sabe posicionar a sua equipe dentro de campo, fazendo jogos competitivos dentro e fora de casa.
(SérieC.com)