Webradiotop1FM

5 de março de 2013

Valcke elogia o Recife pelas obras da Arena Pernambuco e desconversa sobre mobilidade


Secretário da Fifa (à dir.) esteve acompanhado do Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, (à esq.) e do ex-jogador Ronaldo (ao centro). Foto: Thiago Wagner/Blog do Torcedor

Quase oito meses depois de visitar a Arena Pernambuco pela primeira vez, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke retornou para o estádio localizado em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. No entanto, ao contrário do ambiente de antes, quando a capital pernambucana estava ameaçada de não entrar na Copa das Confederações, o clima foi tranquilo. Valcke até deu parabéns para o Recife pelo andamento das obras da arena. "Estou muito satisfeito com o que estou vendo. Digo bravo e parabéns", afirmou ele em coletiva na Arena Pernambuco, nesta terça-feira.

Quando o assunto foi a mobilidade da cidade, porém, Valcke adotou uma postura mais cautelosa ao dizer que não estava muito por dentro do assunto. "Temos uma reunião ainda e não posso responder agora".
O secretário-geral da Fifa também minimizou o fato dos estádios da Copa das Confederações serem entregues sem o pleno funcionamento. Ele, no entanto, ressaltou a importância da entrega das arenas com prazo para teste. "Precisamos de datas para testar".

Dentro deste panorama, Valcke demonstrou preocupação com o Rio de Janeiro. O francês não citou o nome da cidade, mas fez alusão a ela quando perguntado sobre a sede/estádio que mais o preocupava. "É a cidade que vou daqui dois dias". Do Recife, Valcke vai para Belo Horizonte, onde vistoria o Mineirão na quarta. Na quinta, visita o Rio e as obras do Maracanã.
O clima foi tão tanquilo que o secretário chegou até a relevar o gramado da Arena Pernambuco, que não é considerado ideal pela Fifa por ser plantado em rolos e não diretamente no solo. "Temos tempo para que o campo fique pronto".
Além de Jérome Valcke, estiveram na mesa da coletiva o governador de Pernambucano, Eduardo Campos; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o ex-jogador Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local da Copa de 2014; o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; e o artista plástico Romero Britto.
Durante a coletiva ainda houve uma homenagem para os funcionários da arena. Quatro deles receberam um ingresso simbólico que vale para o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014. Todos os outros 4.600 operários também receberão o bilhete para a mesma partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário