Webradiotop1FM

29 de agosto de 2011

BLOG traz um balanço do primeiro turno da Série B. Veja!

O G4 tem Portuguesa, Ponte, Náutico e Americana


O primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B chegou ao fim neste final de semana e o Blog do washington Ramos traz para o internauta um balanço sobre tudo o que aconteceu até o momento. Alguns times já firmaram como sérios candidatos ao acesso, enquanto outros terão que lutar bravamente contra o rebaixamento.

Com uma grande campanha, a Portuguesa conquistou o título simbólico de campeã do primeiro turno, ao terminar na liderança isolada, com 38 pontos, três a menos que a vice-líder Ponte Preta. O G4 é ainda completado por Náutico e Americana, mas alguns times tradicionais, como Sport, Goiás e Vitória estão crescendo e seguem próximos da zona de acesso.

Na parte inferior da tabela, a principal surpresa é o Guarani, que vinha embalado com o acesso à elite do futebol paulista, mas não conseguiu embalar e se encontra na zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Duque de Caxias caminha a passos largos rumo à Série C, mesmo crescendo de produção neste final de primeiro turno. Completam a lista dos quatro últimos São Caetano e Salgueiro.

Melhores e piores campanhas
A Portuguesa terminou o primeiro turno da Série B como o melhor time, tanto que ganhou o apelido de Barcelusa pela forma de jogar, sempre priorizando o ataque. Nas 19 partidas, foram 11 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. É o clube que mais venceu e o que menos perdeu - ao lado do Náutico, que deixou o campo derrotado em apenas três oportunidades.
Quem também vem comemorando a campanha realizada até aqui é a Ponte Preta, que tem dez vitórias nas 19 rodadas até aqui, ficando atrás apenas da Lusa. O Náutico vem em terceiro lugar, com 34 pontos, quatro a mais que o Americana, quarto colocado. Ainda na briga pelo G4 estão Sport (29 pontos), Goiás, Paraná e Criciúma (todos com 28), além de Vitória e ASA (ambos com 27).
Com uma campanha pífia e apenas uma vitória nesta Série B, o Duque de Caxias é o lanterna, com nove pontos. Foram 12 derrotas e seis empates até aqui. Já o Salgueiro é o penúltimo colocado, com 16 pontos e vem atrás do Guarani, que conquistou 20 até o momento e se encontra na 18ª colocação. Completando os quatro últimos está o São Caetano, que tem 21 pontos. Ainda na briga contra o rebaixamento estão Vila Nova-GO (23) e Bragantino (24).
Se a Portuguesa é o time que mais ganhou e Duque o que conquistou apenas um resultado positivo, o ABC se destaca devido ao grande número de empates. Foram dez até aqui, além de cinco vitórias e apenas quatro derrotas. Entre os primeiros colocados, o que mais perdeu até aqui foi o Goiás, que acumula nove derrotas e nove empates, tendo um simples empate.


Mandantes e visitantes
Se dependesse da campanha realizada no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, o ASA seria o líder isolado. Em nove partidas como mandante, o time alagoano acumula oito vitórias e apenas um empate, sem nenhuma derrota. Outro que ainda não perdeu em casa foi o Náutico, que conquistou sete vitórias e dois empates. Enquanto isso, o Duque de Caxias tem até o momento uma vitória, três empates e cinco derrotas jogando diante de seus torcedores.
Enquanto isso, a Portuguesa tem até o momento a melhor campanha realizada como visitante, com cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota, conquistando 18 pontos. Na vice-liderança vem a Ponte Preta, que também não é uma visitante indesejável, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. Dois times ainda não sabem o que é vitórias atuando fora de casa. Melhor mandante, o ASA tem uma campanha pífia longe de seus torcedores, com dois empates e oito derrotas. Além dos alagoanos, o Duque também ainda não venceu fora, com três empates e sete derrotas.

Números!
Outros números movimentam a Série B do Brasileiro. A Portuguesa é dona do melhor ataque, com 41 gols marcados, seguida por Ponte Preta (35), Goiás (30) e Icasa e Bragantino - ambos com 29. Enquanto isso, o pior ataque é de Duque de Caxias e Criciúma, com 16 gols marcados, seguidos por Vila Nova (17) e Boa Esporte (19).
Já a melhor defesa até aqui é de Criciúma e Boa Esporte, que sofreram apenas 17 gols neste primeiro turno, com o Náutico vindo logo atrás, com 18. Lanterna isolado e dono do pior ataque, o Duque de Caxias também tem a pior defesa, com 39 gols sofridos, seguido por Salgueiro e Bragantino, que levaram 33 gols até o momento.

Por falar em rede balançar, o artilheiro da Série B até o momento é Ricardo Jesus (foto), da Ponte Preta, que já marcou 12 gols e vem sendo um dos principais destaques. Ainda na briga pela artilharia estão Kieza, do Náutico, com 11, Edno, da Portuguesa, com nove, e Neto Baiano, do Vitória, com oito.

Treinadores...
Como todo ano, quem acaba sempre levando culpa pelo baixo rendimento do time são os treinadores e nesta Série B não está sendo diferente. Neste primeiro turno, foram realizadas 19 mudanças, ou seja, média de uma queda por rodada. Apenas seis clubes continuam com o mesmo comandante que iniciaram a competição.
Vica (ASA), Marcelo Veiga (Bragantino), Nêdo Xavier (Boa Esporte), Waldemar Lemos (Náutico), Gilson Kleina (Ponte Preta) e Jorginho (Portuguesa) são os únicos que ainda continuam em seus clubes de origem. Desses, três aparecem no G4 (Jorginho, Kleina e Waldemar Lemos).
Por outro lado, cinco clubes já realizaram três mudanças neste primeiro turno. O Criciúma começou com Edson Gaúcho, passou para Guto Ferreira e agora vem sendo comandado por Mauro Fernandes. Enquanto isso, o Salgueiro teve Neco, Maurício Simões e neste domingo contratou Luiz Carlos Barbieri. O Sport começou com Hélio dos Anjos, que foi substituído por Maurício Simões e hoje está com PC Gusmão. Para completar a lista, o Vila Nova também realizou três mudanças na comissão técnica. Artur Neto está no comando, onde já esteve Heron Ferreira e Hélio dos Anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário