Webradiotop1FM

24 de julho de 2011

Uruguai 3 x 0 Paraguai - Celeste encerra jejum e leva sua 15.ª Copa América!

O Uruguai não era campeão desde 1995, quando havia vencido o Brasil na decisão


Campinas, SP, 23 (AFI) – A América do Sul é novamente da Celeste Olímpica. Na tarde deste domingo, o Uruguai conquistou seu 15.º título ao vencer o Paraguai, por 2 a 0, na final disputada no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. na Argentina. Suárez e Diego Forlán - duas vezes - foram os responsáveis pelos gols na grande decisão para a alegria dos fãs que compareceram em bom número ao jogo final.

 
A nova conquista o isola o Uruguai como o maior campeão da América do Sul, já que a Argentina também somava 14 taças. O feito também coloca fim a um jejum de 16 anos sem conquistar o título da Copa América. A última foi na edição de 1995, quando bateu o Brasil nos pênaltis, em Montevidéu. No retrospecto, o Uruguai soma 28 vitórias, contra 25 do Paraguai, além de 15 empates. A Celeste já anotou 105 gols e sofreu outros 90.
A conquista do torneio coloca os uruguaios, definitivamente, entre os grandes do futebol. Após surpreender em 2010 ao chegar nas semifinais da Copa do Mundo da África do Sul, a “ressurreição” da Celeste Olímpica ainda era um ponto de interrogação. A campanha o futebol uruguaio dá sinais claros de reação. Após o Mundial da África, a seleção conseguiu outros feitos, como a vaga para as Olimpíadas de 2012 em Londres e o vice-campeonato mundial Sub-17, superando o próprio Brasil nas semifinais.
Festa Celeste!
No duelo deste domingo, o Uruguai foi o senhor das ações em quase todo o tempo e justificou o favoritismo anunciado antes da final diante de um adversário que chegou para disputar o título sem ter conseguido vencer sequer uma partida no tempo normal. Em sua campanha, empatou duas vezes com o Brasil, a quem eliminou nos pênaltis nas quartas de final.
Pressionando desde o início, o Uruguai abriu o placar logo aos 11 minutos. Após bola desviada por um paraguaio, Suárez recebeu pelo lado direito da área, deu um corte em Verón e chutou forte para a bola ainda desviar no próprio Verón, bater no pé da trave direita de Villar e entrar no gol.
O gol foi o quarto de Suárez nesta Copa América, na qual ele terminou como vice-artilheiro, atrás apenas do peruano Guerrero, com cinco bolas na rede.
Suárez, por sua vez, esteve muito presente no ataque durante todo o jogo e por pouco não ampliou o placar aos 24 minutos, antes de dar grande passe para Forlán, aos 32, e ver o atacante chutar em cima de Villar quando estava cara a cara com o goleiro.

Aos 41 minutos, porém, o Uruguai não perdoou. Arévalo roubou a bola na defesa paraguaia e rolou no lado esquerdo da área para Forlán, que entrou batendo de primeira com violência no canto esquerdo baixo de Villar.
Curiosamente, Forlán não marcava um gol desde a Copa do Mundo de 2010, quando foi eleito o melhor jogador da competição na África do Sul.
É CAMPEÃO!
Na etapa final, o Paraguai chegou a esboçar uma reação ao acertar o travessão logo aos 8 minutos em bonito chute de Haedo Valdez e ainda obrigou Muslera a duas boas defesas em outras duas investidas no ataque.
Porém, o Uruguai era superior e liquidou de vez a fatura aos 44 minutos. Em rápido contra-ataque, Suárez recebeu pelo meio e tocou de cabeça para Forlán invadir livre pela esquerda e tocar rasteiro na saída de Villar: 3 a 0.
Ficha técnica
Uruguai 3 x 0 Paraguai
Local: Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG).
Árbitro: Salvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-Brasil).
Cartões amarelos: Maxi Pereira, Coates, Cáceres e Pérez (Uruguai); Vera e Cáceres (Paraguai).
Gols: Suárez, aos 11'/1T, Forlán, aos 41'/1T e aos 44'/2T (Uruguai)
Uruguai
Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates e Cáceres (Godin); González, Pérez (Eguren), Arévalo e Álvaro Pereira (Cavani); Forlán e Suárez.
Técnico: Oscar Tabárez.
Paraguai
Villar; Piris, Da Silva, Verón e Marecos; Cáceres (Pérez), Ortigoza, Vera (Estigarribia) e Riveros; Zeballos (Barrios) e Haedo Valdez.
Técnico: Gerardo Martino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário