Webradiotop1FM

3 de dezembro de 2014

Santa corre risco de ficar fora da Copa do Brasil

Caça-rato comemora gol marcado contra o Lagarto, pela Copa do Brasil (Foto: Paullo Almeida/Folha PE)
Gustavo Lucchesi e William Tavares/FolhaPE
O ano de 2015 pode começar com uma péssima notícia para o Santa Cruz. Depois de não conseguir a classificação para a Copa do Nordeste, o clube pode de ficar fora da Copa do Brasil do próximo ano. O risco só vai se transformar em realidade na próxima segunda, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgar o ranking de clubes de 2014.
Para atuar na Copa do Brasil, os clubes precisam terminar entre os três primeiros colocados de seus respectivos estaduais, estar entre os seis primeiros colocados do Brasileirão ou entre os 10 clubes mais bem colocados no ranking da CBF – esses obviamente, não estando nas demais listas.
No Pernambucano, o Santa ficou em quarto, atrás de Sport, Náutico e Salgueiro. Como estava na Série B do Campeonato Brasileiro, não se encaixaria no segundo requisito. Por fim, julgando o critério dos clubes mais bem colocados no ranking, a equipe poderia ficar atrás de outras agremiações que tiveram um desempenho melhor nos últimos cinco anos. No atual critério da CBF, a pontuação obtida em 2014 tem peso cinco e nos anos anteriores o valor é diminuído em um cada (2013 com peso quatro, 2012 com peso três…).
No ranking da CBF de 2014, o Santa estava na 45ª posição, com 3.091 pontos. Porém, no ano passado, o clube conseguiu a vaga na Copa do Brasil por ter ficado entre os três melhores. Sem esse fator, a situação do clube coral fica dependente do ranking atualizado da entidade.
Ao saber da possibilidade do Santa ficar fora da competição, o diretor de futebol coral Constantino Júnior não demonstrou preocupação.”Isso aí é especulação. Não tem como o Santa ficar fora. Fizeram uns cálculos aí e inventaram isso. Ninguém da CBF nos disse nada e o Santa Cruz não pode ficar fora da Copa do Brasil. Só vou acreditar quando receber algo da CBF”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário