Webradiotop1FM

25 de março de 2014

Clássico das Multidões: PM promete Lepo Lepo contra aglomerações de torcedores

Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
A cena de policiais acompanhando torcedores, organizados mas sem uniforme, como foi visto no clássico entre Santa Cruz e Sport na semana passada não deve se repetir em mais um confronto entre as duas equipes nesta quarta (26), novamente no Arruda, agora pelo Campeonato Pernambucano. A orientação do comando da capital é de que qualquer aglomeração onde haja conduta inadequada será coibida e os bagunceiros sejam levados para a Central de Flagrantes, onde será feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
De acordo com o coronel Paulo Cabral, comandante do Policiamento da Capital, o que aconteceu na quarta passada, tanto com rubro-negros quanto com tricolores foi uma medida para garantir o direito de ir e vir da população, embora muita gente tenha reclamado de ter sido retirada de paradas de ônibus para a passagem dos torcedores. “A Polícia Militar vai endurecer mais com os maus torcedores. Se a PM flagrar aglomeração de torcida ela será abordada e revistada. Se houver gritaria, provocação, algazarra ou qualquer tipo de perturbação, será deslocado para a Central de Flagrantes. Não vai ter acordo”, avisa. Na central estará de plantão um delegado da Polícia Civil e outro da GPCA, este para receber os menores de 18 anos.
Ele avisa que a conduta da Polícia vai se basear no parágrafo primeiro do artigo 39 do Estatuto do Torcedor que prevê punições para tais tipos de desordem:
Art. 39 – O torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores ficará impedido de comparecer às proximidades, bem como a qualquer local em que se realize evento esportivo, pelo prazo de três meses a um ano, de acordo com a gravidade da conduta, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.
§ 1º – Incorrerá nas mesmas penas o torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência num raio de cinco mil metros ao redor do local de realização do evento esportivo.
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
No total, 777 policiais trabalharão no clássico entre equipes do Batalhão de Choque, policiais militares na cavalaria, canil e Rocam. Serão instalados 12 pontos de bloqueio, além de helicóptero com canhão de luz e câmera para enviar as imagens de possíveis badernas para a Central de Controle Integrado. No pré-jogo serão três equipes do Choque para agir nos principais corredores. “Qualquer viatura da Patrulha de Bairro que identificar algum tipo de condução poderá fazer a interceptação e a equipe do Choque será chamada para intervir”, explicou Cabral. Policiais a paisana também estarão nesses corredores fazendo o monitoramento.
No pós-jogo, onde foram registradas cenas de violência no Clássico das Multidões anterior, serão quatro equipes do Batalhão de Choque reforçadas por cavalaria e canil. “Sabemos onde acontecem os tumultos. As equipes estarão em pontos estratégicos. Aquelas cenas de torcedores atirando pedras na Polícia não serão toleradas. A orientação é para os torcedores serem detidos”, frisou o coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário