Webradiotop1FM

15 de março de 2013

GENTE DO BEM: Chico Domingos, 36 anos de FPF

Francisco Domingos completou, na quarta-feira (13), 36 anos de trabalho pela FPF. 18 anos como árbitro e os outros 18 como membro da Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf), posto que divide, atualmente, ao lado de Erich Bandeira e Salmo Valentim.

(Salmo Valentim e Francisco Domingos)
Ao longo de todos esses anos Chico tornou-se figura expressiva na arbitragem brasileira. Os números não mentem. Como árbitro e árbitro assistente apitou jogos importantes como decisões de turnos de campeonatos estaduais, bandeirou partidas de campeonatos nacionais – como o jogo das oitavas de final da Copa do Brasil entre Goiás e Internacional em 1989.
Com lembranças memoráveis, Chico não esquece os jogos que marcaram sua carreira. Para ele, os Clássicos das Multidões válidos pelo pentagonal decisivo, em 1992, foram jogos marcantes pela presença de grandes atletas em campo. Ele também lembra como surgiu o convite para compor a Ceaf. “Quando encerrei minha carreira em 1995 recebi o convite do ex-presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) Fred Oliveira, na época ele estava repassando o cargo para Carlos Alberto então os dois conversaram comigo e me convidaram para formar o quadro da Comissão”, disse.
Durante sua carreira profissional, Domingos já exerceu vários cargos tanto dentro de campo como fora deles. Foi árbitro, árbitro assistente e quarto árbitro. Como dirigente da Comissão Estadual de Arbitragem ele já foi presidente, vice-presidente, assessor e coordenador, atualmente é um dos membros da Comissão. Quando perguntado sobre por qual time torce ele revelou. “Sou Federação Pernambucana de Futebol Clube (risos)”. De fato, o carinho que ele tem pelo trabalho e pelos companheiros de comissão é visível por todos. “Desde que a Comissão foi criada não faço nada sem a presença dos outros membros. Qualquer decisão que é tomada aqui dentro é decidida por todos. A Ceaf ganhou muito com a reformulação que aconteceu no ano passado. Antes só existia um membro, agora somos cinco. Além do presidente Erich Bandeira e do vice-presidente Salmo Valentim temos a psicóloga dos árbitros Bárbara Gayo e a assistente social Neide Zaidan”, disse.
Chico se diz muito satisfeito com o atual rendimento da arbitragem pernambucana, o membro da comissão estadual também destacou o intercâmbio de árbitros. ”Foi uma excelente ideia do presidente Evandro Carvalho. O árbitro alagoano Francisco Carlos Nascimento foi muito bem na partida entre Santa Cruz e Central, assim como Gilberto Castro Jr. apitou bem o jogo do campeonato Alagoano”, finalizou. Como profissional da arbitragem ele diz estar satisfeito. “Eu já realizei todos os meus sonhos na minha carreira. O meu grande desejo era ser árbitro e consegui. Sou um homem realizado”, disse.
Nos tempos de arbitragem, Francisco diz ter admirado e se inspirado bastante em Armando Marques e Romualdo Arpi Filho – árbitros brasileiros que apitaram Copas do Mundo. Domingos também ressaltou o aprendizado com os conterrâneos Sherlock e Sebastião Rufino.
O presidente da FPF, Evandro Carvalho, fez questão de parabenizar o membro da Ceaf e falar da importância do trabalho dele na Comissão. “Pernambuco tem hoje uma das melhores comissões de arbitragem do Brasil. Isso porque temos profissionais experientes e capacitados para gerir a nossa arbitragem. Chico é, sem dúvida, um grande gestor e amigo. Os árbitros do nosso quadro aprendem muito com ele todos os dias. Tenho muito orgulho em tê-lo como membro da Ceaf”, disse.
fpf.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário