Webradiotop1FM

25 de agosto de 2011

Zico embarca para assumir o Iraque

Zico em Curitiba (Foto: frame RPCTV)Zico: comissão técnica brasileira (Foto: RPCTV)
Zico, maior ídolo da história do Flamengo, embarca na noite desta quinta-feira para o Iraque, onde vai comandar a seleção local na disputa das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.
O auxiliar técnico do Galinho será seu irmão e ex-jogador Edu. O preparador físico da seleção iraquiana será o experiente Moraci Sant'anna, que já passou por clubes como Fluminense, São Paulo, Corinthians e Internacional, além da Seleção Brasileira com a qual ganhou a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.
Zico não trabalhava como treinador desde 2010, quando foi demitido do Olympiakos. Além do clube grego, o ex-jogador treinou Kashima Antlers, CFZ, seleção japonesa, Fenerbahçe, Bunyodkor e CSKA de Moscou.
O Galinho iniciou a carreira de técnico em 1999, no Kashima Antlers, clube pelo qual jogou. Ídolo do futebol japonês, ele dirigiu a seleção do país, classificando-a para a Copa de 2006, na Alemanha, mas acabou eliminado na primeira fase. Conquistou a Copa da Ásia e a Copa Kirin, ambas em 2004.
O craque foi campeão também pelo CSKA Moscou (Supercopa e Copa da Rússia, em 2009), pelo Bunyodkor (Copa do Uzbequistão e o Campeonato Uzbeque, de 2008) e pelo Fenerbahçe (Campeonato Turco, Supercopa e Antalya Cup, todos em 2007). Agora, tem como meta classificar o Iraque para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
- Encaro como um novo desafio. Acho que tenho mais uma missão a cumprir. O Iraque tem bons jogadores, conheço bem o futebol deles. O Edu já foi treinador lá, até joguei pelo Flamengo num amistoso em Bagdá que o Sadam Hussein assistiu - afirmou Zico, referindo-se a uma partida contra a Seleção do Iraque, em 1986, quando o Flamengo tinha, além de Zico, Adílio, Andrade, Leandro, Bebeto, Mozer, Jorginho e Sócrates.
A partida foi vencida pelo Rubro-Negro por 2 a 0, gols de Zico e Bebeto. Agora, o Galinho, em outra função, 'jogará" a favor dos iraquianos. Nos planos do treinador, a intenção inicial é comandar a seleção sem morar no país.
- Os melhores jogadores do Iraque atuam hoje em outros centros, não estão lá. Acho que terei bons valores para montar uma seleção. O Iraque já ganhou uma Copa da Ásia, em 2007. Na época, foi comandado por um brasileiro que é meu chapa, o Jorvan Vieira, muito competente por sinal - disse o Galinho, que deve estrear na terceira fase das eliminatórias asiáticas já no dia 2 de setembro, contra a Jordânia. Pouco depois, no dia 6, a seleção jogará contra Cingapura.
Além dessas duas seleções, a China será a outra adversária no Grupo A. As eliminatórias asiáticas, que estão na terceira fase, são disputadas da seguinte forma: os dois primeiros colocados passam para  a quarta fase. Dez seleções são divididas em dois grupos de cinco cada. Os dois líderes e os dois vices se classificam para a Copa de 2014. Os dois terceiros farão mata-mata. Quem vencer, pegará o representante da América do Sul - o quinto colocado - na repescagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário