Webradiotop1FM

23 de fevereiro de 2011

Estudo revela que técnicos elegantes passam mais confiança durante os jogos

Cientistas da Universidade de Portsmouth divulgaram um estudo sobre a aparência dos treinadores no esporte, e revelaram que os mais bem vestidos levam vantagem ao passar confiança nas instruções para os seus atletas em dias de jogos.

O trabalho foi publicado no Journal of Sport Psichology, e estudou as reações de 97 homens e mulheres diante de fotografias de diferentes treinadores. Foram analisados não só o traje, como também a aparência física dos técnicos.

O técnico que estava magro e vestido com roupas esportivas foi apontado como aquele com os melhores atributos técnicos, e o ideal para desenvolver os jogadores durante os treinamentos. Além disso, foi descrito como “hábil para motivar os jogadores”.

OS CASUAIS: APARENTAM TER MAIS CONHECIMENTO TÉCNICO

FELIPÃO
JOEL SANTANA
CELSO ROTH
Já o treinador que aparecia esbelto e vestido com roupa social foi visto como o melhor estrategista, ou seja, aquele que tem a maior capacidade de influir na sua equipe em dias de jogos.

OS ELEGANTES: INSPIRAM MAIOR HABILIDADE ESTRATÉGICA NOS JOGOS

MANO MENEZES
JOSÉ MOURINHO
LUXEMBURGO
Já o técnico de porte avantajado que usava terno foi uniformemente classificado como o pior de todos em termos de motivação, conhecimento técnico, estratégia e influência no caráter dos atletas.

SEM CATEGORIA

DUNGA
Logo, o estudo concluiu que o técnico ideal é magro, veste roupas esportivas durante os treinamentos e aparece elegante no banco de reserva durante os jogos do seu time.

“Descobrimos que as roupas dos técnicos podem ter um efeito direto na percepção que os jogadores têm da habilidade de seus comandantes. Os atletas esperam que ele possa passar fundamentos técnicos, motivar e liderar”, explicou o autor do estudo, Richard Thelwell.

“Um técnico de terno sugere poderio estratégico, o que é obviamente ideal para um jogo. Por outro lado, quando vestem trajes esportivos, eles são percebidos como mais tecnicamente competentes”, completou o cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário