Webradiotop1FM

8 de abril de 2020

Máscaras artesanais servem como uma barreira física contra o novo coronavírus

Máscaras caseiras podem combater coronavírus
No combate ao coronavírus, a população tem recorrido a soluções caseiras e artesanais para impedir a rápida disseminação da doença. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde começaram a orientar as pessoas a usarem máscaras caseiras, pois podem funcionar como barreiras na propagação do vírus.

De acordo com Maurício Cavalcante, clínico geral do Hapvida, qualquer tipo de proteção é válida nesse momento. "Durante algum tempo, o uso de máscaras era indicado apenas para as pessoas que apresentavam os sintomas. Mas, para os assintomáticos, toda forma de proteção é muito bem-vinda, e as máscaras caseiras têm se mostrado grandes aliadas", afirmou.
Maurício Cavalcante explicou também que as máscaras caseiras ajudam a proteger principalmente do contágio via gotícula oral ou nasal. “Existem as máscaras que protegem do contágio via aerossol e as máscaras que protegem do contágio via gotículas. O contágio através das gotículas é mais frequente, e as máscaras caseiras protegem desse tipo de contaminação”, reforçou. Alguns tecidos são mais indicados para a confecção das máscaras artesanais: tricoline, sarja, TNT, algodão, entre outros. “Tratando-se de uma fabricação caseira, sabemos que a produção é realizada no improviso. Mas é importante que o tecido utilizado não tenha uma superfície porosa e seja impermeável”, destacou.
FOLHA PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário