Representantes dos veículos receberão treinamento com especialistas de grupos de notícias internacionais.
Foto: Léo Motta/JC Imagem
JC Online
Dez veículos de imprensa brasileiros
foram selecionados para participar do Acelerador de Notícias Locais, do
Projeto Facebook para Jornalismo. Com início em 29 de julho e duração de
12 semanas, o Acelerador tem o objetivo de apoiar veículos de notícias
locais para tornar seus modelos de negócio mais sustentáveis, ajudando a
encontrar e fidelizar audiência.Leia Também
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Durante o treinamento, os representantes dos veículos de comunicação terão encontros presenciais e participarão de webinars com especialistas de grupos de notícias internacionais. Eles também trabalharão com mentores e receberão um apoio financeiro para criar seus próprios projetos.
O programa foi desenvolvido pelo o ex-executivo do The New York Times, Tim Griggs, diretor do Acelerador.
Notícias locais no Brasil
Um dos objetivos é chegar nos chamados desertos de notícias, regiões onde há escassez de imprensa local. No ano passado, o Facebook apoiou o Atlas da Notícia, que fez um mapeamento de locais no país sem cobertura significativa de imprensa. O estudo identificou que 51% dos municípios brasileiros não possuem cobertura de imprensa, com um total de 30 milhões de pessoas. Além disso, 30% dos municípios brasileiros foram classificados como quase deserto, onde há apenas 1 ou 2 veículos jornalísticos, impactando 34 milhões de pessoas.O Acelerador de Notícias Locais faz parte do investimento global de US$300 milhões do Facebook em três anos para dar suporte à indústria de notícias, parceiros e produção de conteúdo. O projeto teve um piloto nos Estados Unidos no ano passado e, neste ano, já foi realizado na Alemanha e no Canadá.
O programa é desenvolvido em parceira com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em Inglês), uma organização sem fins lucrativos para promover o jornalismo de qualidade em todo o mundo. O ICFJ vai oferecer os mentores especialistas e outros apoios para os participantes.
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