Com o início das finais do Campeonato Pernambucano de Futebol 2013, o Disque-Denúncia relança a campanha “Paz nos Estádios”, oferecendo até R$ 300 por informações que ajudem a coibir a violência dentro e fora de campo.

Com a criação do site www.disquedenunciape.com.br , desde setembro do ano passado, os torcedores poderão enviar vídeos e fotos como provas dos atos ilícitos.
Em um ato de promoção da paz entre as torcidas, jogadores de Santa Cruz e Sport entrarão em campo no clássico do próximo final de semana vestidos com a camisa da campanha.
Resultado da parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Disque-Denúncia, da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a mobilização espera contar com a participação dos torcedores no repasse de informações que contribuam para um ambiente mais seguro dentro e fora dos estádios. Quem denunciar as infrações pode receber até R$ 300 de recompensa e terá sua identidade preservada.
As informações deverão ser repassadas ao Disque-Denúncia. Os dados recebidos pela Central serão encaminhados, de imediato, para a polícia. Comprovado o ato ilícito, o infrator será levado para as delegacias localizadas nos estádios. Ali, será registrado o boletim de ocorrência e um termo circunstanciado. Em seguida, o caso estará em poder do Ministério Público.
A depender da infração, o torcedor pode pagar multa, cujo valor é repassado a instituições estaduais de caridade. A volta desse torcedor aos estádios dependerá de sua atitude num programa de reciclagem mantido pelo Judiciário estadual em parceria com uma universidade. O torcedor que comete infração dentro de um estádio de Pernambuco poderá ficar até cinco anos sem voltar aos campos de futebol, em caso de reincidência.
Com forte mobilização na mídia (VTs, outdoors, cartazes e outbus), a campanha é realizada com a adesão de parceiros voluntários. A criação é da agência Italobianchi e produção da Audiola e Ateliê Produções.
O pagamento das recompensas passa a valer a partir do primeiro jogo das finais entre Santa Cruz e Sport, no estádio do Arruda. A meta é estimular a denúncia durante os eventos esportivos para consolidar a prática até a Copa do Mundo de 2014. O Disque-Denúncia funciona 24h, todos os dias da semana, e atende pelos telefones 3421.9595, no Recife e Região Metropolitana, e(81) 3719.4545, no interior.
FPF: (Assessora de Imprensa) Fernanda Durão