Vítima de cancer, o cronista esportivo faleceu nesta segunda-feira
Natural de Promissão, no interior de São Paulo, iniciou a carreira esportiva, com 16 anos, na Rádio Difusora Noroeste de sua cidade natal. Em 1950, chegou à São Paulo para cursar direito e trabalhar na Rádio Cruzeiro do Sul. No mesmo ano passou para a Rádio Tupi e, posteriormente, para a TV Tupi.
Na emissora carioca teve seu melhor momento. Além de narrar duas Copas do Mundo, narrou o título mundial de boxe de Eder Jofre. Em 1963, inventou o "bi-lance", que consistia em repetir algumas imagens durante o jogo, que nada mais era do que o replay como conhecemos, três anos depois, no Mundial da Inglaterra, a invenção foi mostrada ao mundo.
Além de ter narrado a despeida de Pelé, diretamente do EUA, fazendo a primeira transmissão via satélite para o Brasil. Também escolheu foi o criador da "escolha do melhor em campo", do sistema atual do jogo de volêi, sem vantagem, e da palavra oxo para definir um jogo sem gols.
No final da década de 80, se tornou vereador de São Paulo por dois mandatos. Em 2001, aposentou-se do Tribunal de Contas do Município e voltou à crônica esportiva comentando alguns jogos na Rádio Record de São Paulo e fez algumas participações no extinto Golaço da Rede Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário