29 de abril de 2020

Presidente do Náutico testa positivo para Covid-19

Edno Melo, presidente do Náutico
O presidente do Náutico, Edno Melo, foi diagnosticado com a Covid-19. Mesmo mantendo o isolamento social indicado pelos órgãos de saúde, imagina-se que o mandatário tenha sido infectado pela esposa, médica que atua na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Indicando não estar se sentindo bem, Edno confirmou por mensagem a informação do diagnóstico.

"O Clube Náutico Capibaribe vem a público informar que o presidente Edno Melo testou positivo para o novo coronavírus. Toda a Nação Alvirrubra está unida torcendo pela sua plena recuperação e mandando energias positivas para o presidente", publicou o clube, em nota.
O Clube Náutico Capibaribe vem a público informar que o presidente Edno Melo testou positivo para o novo coronavírus. Toda a Nação Alvirrubra está unida torcendo pela sua plena recuperação e mandando energias positivas para o presidente", publicou o clube, em nota.

Edno entra para indesejada lista de dirigentes de futebol que foram infectados pelo novo coronavírus. No Grêmio, o presidente Romildo Bonzan, os vices, Claudio Oderich e Marcos Bobsin, além do assessor adjunto da Presidência, Eduardo Fernandes, também foram diagnosticados com a doença. Ainda no Sul, presidente do Inter, Marcelo Medeiros, também testou positivo. José Dalai Rocha, mandatário do Cruzeiro, também entrou na lista.
Folha PE

Renato Gaúcho vira consultor de Bolsonaro em debate sobre volta do futebol

Renato Gaúcho é ídolo máximo da torcida do Grêmio
Renato Gaúcho virou uma espécie de consultor informal de Jair Bolsonaro sobre o futebol brasileiro. O treinador do Grêmio foi procurado pelo presidente da República na semana passada para falar sobre o retorno de treinos e jogos no país. A posição de Portaluppi foi clara: não é hora de forçar a volta da rotina nos clubes e campeonatos.

Bolsonaro e Renato conversaram por telefone no final da semana passada. O presidente chegou a mencionar a conversa em entrevista concedida na segunda-feira (27), quando citou personagens do futebol contatadas, mas não havia revelado quem era do outro lado da linha. A revelação foi feita por GaúchaZH e confirmada ao UOL Esporte.
Folha PE

23 de abril de 2020

Ministro Sérgio Moro se acerta com Bolsonaro e fica no governo

Moro sobre pandemia: 'É uma crise de saúde, não tem como prender o ...
O possível motivo do pedido de saída do  Moro, seria a saída do Diretor- Geral da Polícia Federal Mauricio Valesco que havia pedido para deixar o cargo desde de janeiro porque estava cansado. e o nome cotado para assumir o cargo seria o Delegado da Polícia Federal de Brasília  o que não agradou ao Ministro Moro .

Maciel Júnior, da Rádio Jornal, está na UTI com sintomas de Covid-19

Maciel Júnior, da Rádio Jornal, está na UTI com sintomas de Covid ...
O radialista Maciel Júnior, reconhecido pela voz marcante e os comentários durante as partidas dos clubes pernambucanos, foi internado nesta quinta-feira (23) e segue na UTI com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus. O resultado dos exames é esperado para as próximas horas.
Maciel deu entrada no Hospital Esperança, na área Central do Recife, com insuficiência respiratória. Consciente, ele já estava utilizando oxigênio e seguiu para ser monitorado na UTI pelas próximas 24 horas, de acordo com o filho Kelvin Maciel.
Desde 2003 na Rádio Jornal, Maciel Júnior, de 52 anos, integra o Escrete de Ouro e é um dos responsáveis por comandar as transmissões das partidas de futebol pela Rádio e TV Jornal

Mais de 1.000 agências da Caixa passam a abrir mais cedo, às 8h

Caixa Econômica Federal
A partir desta quarta (22), mais de 1.100 agências da Caixa abrem mais cedo para atendimento de serviços essenciais. Por enquanto, eles não incluem o saque do auxílio emergencial. Por enquanto, o depósito do valor é feito diretamente na conta indicada pelo trabalhador e a movimentação também é virtual.

As unidades selecionadas vão abrir mais cedo de 8h às 14h apenas para:
- Saque do benefício do INSS sem cartão
- Saque de seguro desemprego/defeso sem cartão e senha
- Saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha
- Pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha
- Saque de conta salário sem cartão e senha Desbloqueio de cartão e senha de contas A relação dessas agências está disponível pelo link: http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado
Folha PE

Governo desiste de antecipar 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600, dois dias após anúncio

Site da Caixa para solicitar o Auxilio Emergencial
O governo voltou atrás em uma medida anunciada nesta semana e desistiu de antecipar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais.

O comunicado da desistência foi feito pelo Ministério da Cidadania nesta quarta-feira (22). Segundo a pasta, a decisão foi tomada por causa do alto número de informais cadastrados e por uma recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU).

Na segunda-feira (20), o ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania) e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmaram que a segunda parcela começaria a ser paga na quinta-feira (23). Originalmente, o cronograma previa os pagamentos da segunda tranche a partir de 27 de abril.
Folha PE

21 de abril de 2020

Apcefs ajudam os associados e as crianças a enfrentarem o isolamento social

enfrentamento-isolamento-social_400.jpg
As Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs) estão com as atividades presenciais suspensas, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas continuam realizando atendimento on-line. Além disso, elas utilizam os sites e redes sociais para ajudar os associados a enfrentarem o momento de isolamento social, medida adotada no país para controlar a disseminação do coronavírus. O importante é manter uma programação de lazer, cultural e de prática esportiva em casa mesmo. Nesta matéria, as dicas vão para toda a família. 

A Associação do Pessoal da Caixa no Paraná (Apcef-PR) elaborou uma lista de atividades para entreter as crianças neste período de isolamento social, que completa um mês para muitos brasileiros, ou chegará a 30 dias em breve para tantos outros. 

As atividades listadas pela Associação foram sugeridas pela Supervisora Sociocultural e de Lazer da Apcef-PR, Izabel Cristina Perin, para auxiliar os pais a entreterem os filhos durante a quarentena. A Apcef-PR observa o fato de que “se para adultos os ficarem confinados todo esse tempo já é motivo de tédio, imagine como é para as crianças -, acostumadas a gastar energia na escola, em passeios ou no clube”, avalia.

Para colocar em prática a lista das novas atividades para a realização em família, a lista sugere que, primeiramente, os adultos separem um tempo na rotina para apostar em brincadeiras criativas e caseiras. Nelas estão liberadas o uso da tecnologia até os recursos e as brincadeiras da infância dos pais. Logo após as dicas, acompanhe o que as outras Apcefs incluíram em suas programações.

Conheça as dicas da Apcef-PR para se divertir com as crianças 

1-    Chamadas de vídeos
Promova encontros virtuais com colegas e familiares mais próximos sempre 

que for possível, pois a dimensão social é muito importante para as crianças.

2 - Jogos e filmes antigos
Aproveite o momento para apresentar aos seus filhos filmes, seriados e brincadeiras da sua infância, considerando, é claro, a faixa etária. Jogos como amarelinha e top são bons para passar o tempo.

3 – Meditação
A meditação estimula a respiração de forma correta e a concentração.

Proponha ao seu filho ficar em silêncio por um minuto prestando atenção aos barulhos e, depois, converse sobre o que ouviu. 

Outra forma é pedir a ele que faça respirações profundas para perceber a vibração do ar.

4 – Artesanato
Mostre às crianças a diversidade que existe no artesanato.

Quem sabe até fazer um brinquedo usando materiais reaproveitáveis, como rolo de papel higiênico, retalhos de tecido, tampas, papelão e garradas pet, que podem se tornar, por exemplo, robô, carrinho ou cabana.

5 - Ver álbuns de fotos antigas
Tirar um tempo para rever fotos antigas com a família rende bons momentos. Aproveite para mostrar parentes que as crianças não conhecem pessoalmente ou simplesmente relembre imagens da família.

6 - Jogar jogos de tabuleiro
Tire aquele jogo de tabuleiro que está encostado dentro do guarda-roupa e divirta-se! Pode ser Banco Imobiliário, WAR, Jogo da Vida, dama, xadrez. Aproveite para apresentar essa “relíquia” às crianças.

7 - Jogar videogame
Que tal uma partida de videogame em família? Escolham um jogo que todos gostem. Pode ser esporte, ação, dança... O importante é saber brincar e ficar livre do estresse.

Sergipe
Movimentar o corpo também é a proposta do “#quarentreino” da Apcef/SE. Para os associados saírem do chão e ficarem em forma durante a quarentena, a ação consiste em realização de lives de exercícios de zumba, ginástica localizada e outras atividades.

E teve treino também para a criançada se divertir com a Tia Kari. Veja o vídeo: https://www.facebook.com/apcefsergipe/videos/500317464209640. 

Além dos cuidados com o corpo, a associação sergipana tem realizado uma série de postagens no Facebook (https://www.facebook.com/apcefsergipe) com orientações sobre como proteger sua saúde mental em tempos de Coronavírus.

Minas Gerais 
A Apcef oferece opção de leitura com a edição 2019 da Revista de Balanço Movimento, que reúne os principais acontecimentos da Associação no último ano.

Maranhão 
A Apcef-MA também incentiva o associado a ficar em casa, oferecendo aulas de dança e atividades físicas por meio de suas redes sociais, pelo canal IGT.

Piauí 
Quer se movimentar em casa?  Para os associados da Apcef/PI basta acessar a página da entidade no Facebook, que encontrarão o vídeo com alguns exercícios fáceis e possíveis de fazer em casa.

Solidariedade 

O isolamento social também tem demandado das pessoas solidariedade com a camada mais carente da população, que precisa de alimentos e produtos de higienização. As associações dos Espírito Santo e Santa Catarina estão apoiando campanhas da ONG Moradia e Cidadania dos respectivos estados para ajudar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, por conta do avanço da pandemia da Covid 19.

Quer contribuir também? As informações estão disponíveis nos sites da Apcef Espírito Santo e Santa Catarina 

A Apcef/SP lembra que Oscip Moradia e Cidadania têm recebido diversos pedidos de ajuda de famílias que tiveram sua situação socioeconômica agravada neste período. O site da Apcef, informa os dados bancários da Moradia e Cidadania SP: Agência 4105 (Caixa), operação 003, conta 1865-8 CNPJ 01.285.730/0023-54.

Já a Apcef/RJ está alertando seus associados sobre a necessidade de doar sangue. A entidade pede aos empregados da Caixa que façam doações ao Hemorio (Hocentro do Rio de Janeiro). Mais detalhes estão em: https://www.facebook.com/apcefrj.

A Apcef de Alagoas também está nesta frente solidária. Fez doações de cestas básicas no dia 14/4. 



Acesse as redes da Fenae:

Veja aqui o novo calendário de pagamento da segunda parcela do auxilio emergencial para quem tem CAD único

Erro no Cadastro do Auxílio Emergencial? Veja como Refazer!
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira (20) a antecipação do pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. A partir de quinta-feira (23), os beneficiários inscritos no Cadastro Único e aqueles que fizeram o cadastro por meio do aplicativo ou do site Auxílio Emergencial, que já receberam a primeira parcela, começarão a ser pagos. O novo calendário segue até o dia 29 de abril de acordo com a data de nascimento.
A Caixa informou que 24 milhões de pessoas receberam R$ 16,3 bilhões em auxílio emergencial até esta segunda-feira. Os pagamentos estão sendo feitos digitalmente e os saques dos valores em dinheiro serão feitos de forma escalonada de acordo com o calendário divulgado pelo banco público. O prazo começa na próxima segunda (27) e segue até 5 de maio.

Veja o novo calendário da segunda parcela do auxílio emergencial:

23/04 - nascidos em janeiro e fevereiro
24/04 - nascidos em março e abril
25/04 - nascidos em maio e junho
27/04 - nascidos julho e agosto
28/04 - nascidos em setembro e outubro
29/04 – nascidos em novembro e dezembro
Como receber o pagamento do auxílio emergencial?

As pessoas que estão cadastradas para receber o auxílio emergencial deverão fazer o download do aplicativo Caixa TEM. A ferramenta está disponível para os sistemas Android e IOS.

O Caixa TEM permite fazer pagamento de boletos bancários, contas de luz, água e telefone, além de transferências ilimitadas entre contas da Caixa. Para outros bancos. serão permitidos até transferências gratuitas, pelos próximos 90 dias.

Confira aqui o link para fazer o download:
Sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.tem

Sistema IOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-tem/id1485424267 

Quando poderei sacar meu dinheiro?

O Saque do valor em dinheiro do auxílio emergencial começa na próxima segunda-feira (27). Para fazer a ação, o beneficiário deve entrar no aplicativo Caixa TEM no dia previsto para o seu saque e informar o valor de retirada.  O aplicativo irá gerar um código autorizador para efetuar o saque em caixas eletrônicos e casas lotéricas. Desta forma, o saque será realizado sem cartão.

Vale lembrar que os beneficiários do Bolsa Família, seguem o calendário regular do programa. O valor será depositado na conta do Bolsa Família, a mesma que a família já utiliza.

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
4 de maio – nascidos em setembro e outubro
5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Calendário do BOLSA FAMÍLIA

Mês de Abril
Dia 17: último digito do NIS é igual a 2

Segunda-feira (dia 20): último digito do NIS é igual a 3

Quarta-feira (dia 22): último digito do NIS é igual a 4

Quinta-feira (dia 23): último digito do NIS é igual a 5

Sexta-feira (dia 24): último digito do NIS é igual a 6

Segunda-feira (dia 27): último digito do NIS é igual a 7

Terça-feira (dia 28): último digito do NIS é igual a 8

Quarta-feira (dia 29): último digito do NIS é igual a 9

Quinta-feira (dia 30): último digito do NIS é igual a 0

Acesse as redes da Fenae:

Caixa é multada pelo PROCON

Busca por atendimento gera grande fila na Caixa Econômica Federal ...
Em meio toda essa loucura de pandemia Covid- 19, a Caixa  Econômica Federal,  o único banco responsável pelo pagamento do auxilio emergencial autorizado pelo Governo Federal, devido a grande demanda de pagamentos teve duas agências multadas pelo PROCON por não cumprir o distanciamento das pessoas nas filas, multas que vão de 20 a 50 mil reais dia. Segundo o Secretário de justiça e direitos Humanos Pedro Eurico em entrevista ao jornalista Valdir Bezerra da Rádio Clube "a empresa foi comunicada e que ainda havia funcionários desenformados e incentivando as pessoas na fila a agredirem os fiscais do PROCON, disse também que um banco como a Caixa poderia muito bem colocar dois vigilantes para organizar as filas. Segunda a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco Suzineide Rodrigues" o que houve foi falta de comunicação entre o Governo do Estado e o órgão fiscalizador de não irem participar das  reuniões feitas antecipadamente pelo Sindicato e órgãos competentes e com isso gerou essas multas absurdas feitas pelo PROCON que só vem a prejudicar uma instituição centenária e que sempre teve o maior prazer de atender bem a população brasileira.

20 de abril de 2020

Com transmissão ao vivo, FPF reúne médicos dos clubes para discutir retorno às atividades

Ainda sem prazo determinado para o retorno dos jogos, o futuro das competições segue indefinido. Para o Campeonato Pernambucano, no entanto, um cenário de possibilidades pode ser traçado a partir de hoje. A Federação Pernambucana convocou médicos representantes dos clubes para debater o planejamento gradual de retorno às atividades.


Federação Pernambucana de Futebol
O evento contará com transmissão ao vivo e acontecerá às 14h30, no salão nobre da sede da FPF, no bairro da Boa Vista. Serão reunidas presencialmente lideranças do Trio de Ferro, Náutico, Santa Cruz e Sport, além de um líder representando as sete equipes intermediárias que disputam o Campeonato Pernambucano 2020.

De acordo com a assessoria de imprensa da Federação Pernambucana, "o objetivo é estruturar uma proposta quando a liberação por parte das autoridades vier". Serão, no máximo, nove participantes, entre eles um infectologista, que fará parte da coordenação da reunião.

O cenário

O Campeonato Pernambucano foi interrompido às vésperas da realização da nona e derradeira rodada da fase de grupos, que também determina o prazo final de inscrições de atletas para o restante da competição. Ao todo, a competição precisará de mais cinco datas para ser cumprida em sua totalidade, incluindo ainda as rodadas únicas das quartas de final e da semifinal, além dos dois jogos da grande decisão, única no formato de ida e volta no mata-mata.

O Santa Cruz é o único invicto e já classificado como líder, junto ao Salgueiro, garantido como vice na primeira fase. Ambos têm vaga direta na semifinal. Retrô, Náutico, Sport, Afogados e Central brigam pelas quatro vagas da quartas de final, com vantagem de jogar em casa para o 3º e o 4º colocado geral. Os quatro últimos disputarão o quadrangular na luta contra o rebaixamento, que já tem Vitória e Decisão confirmados, e o Petrolina com chances remotas de avançar de fase.

O contexto

Há pouco mais de um mês sem atividades, ainda não há data determinada para a bola voltar a rolar. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza reuniões rotineiras com os clubes, no entanto, sem uma previsão específica, uma vez que o retorno das atividades está condicionado às orientações das autoridades como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do país.

Os atletas seguem de férias programadas até o próximo dia 30 de abril, porém sem previsão de retornar aos treinamentos em conjunto a partir do prazo estabelecido. Como forma de auxiliar os pagamentos dos salários pelos clubes, a CBF distribuiu auxílios de cerca de R$ 19 milhões, distribuídos entre os clubes das Séries C e D do Campeonato Brasileiro, além das Séries A e B da competição feminino.

Diário de Pernambuco

Caixa e Sebrae criam linha de crédito de R$ 7,5 bi para micro e pequenas empresas

 (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
A Caixa e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) criaram uma linha de crédito para microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas. O banco espera oferecer R$ 7,5 bilhões por meio das operações. De acordo com a Caixa, os empresários terão prazo de carência de até 12 meses para começar a pagar com taxas até 41% menores que as usuais do banco.
 
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que a parceria com o Sebrae permitiu a redução da taxa de juros, assim como o aumento do número de parcelas, em meio à demanda por crédito causada pela crise do coronavírus. "Isso vem em um momento importante", disse.
O número ficou abaixo do esperado (nos bastidores, se falava em montantes de pelo menos R$ 12 bilhões). Segundo Guimarães, isso ocorreu porque o banco não tem intenção de perder dinheiro.
 
"As operações só serão realizadas se for pra Caixa ganhar dinheiro. Não faremos operações com subsídios para ninguém. Não há a mais leve possibilidade de a Caixa realizar qualquer operação que não seja sustentável", afirmou.
 
O microempreendedor individual poderá contratar até R$ 12,5 mil, com carência de 9 meses e prazo de amortização de 24 meses. A taxa de juros será de 1,59% ao mês.
Já as microempresas poderão contratar até R$ 75 mil, com carência de 12 meses e prazo de 30 meses. A taxa será de 1,39% ao mês. As empresas de pequeno porte poderão contratar até R$ 125 mil, com carência de 12 meses e prazo de 36 meses. Os juros serão de 1,19% ao mês.
 
Conforme antecipou o jornal Folha de S.Paulo, a iniciativa foi possível graças a uma MP (medida provisória) do governo que cortou repasses a entidades do Sistema S e, no caso do Sebrae, fez recursos serem destinados a um fundo da própria entidade. A MP reforçou o caixa do Fampe (Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas).
 
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou que é preciso melhorar o ambiente de crédito e que o tamanho do programa não é o bastante para atender a demanda existente. "Não é suficiente. Nem os nosso modelos [iniciais], de chegar a R$ 24 bilhões, eram suficientes", afirmou.
 


Melles diz que há negociações em andamento para ampliar o programa em parceria com outros bancos, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 
Diário de Pernambuco

Jogadores da Roma abrem mão dos salários por quatro meses

Jogadores da Roma
O elenco da Roma e o treinador português Paulo Fonseca decidiram abrir mão de quatro meses de salário para ajudar o clube, sem receitas por causa da pandemia de coronavírus.
O Campeonato Italiano está paralisado desde 9 de março, quando todas as atividades esportivas foram suspensas no país.
Pelo acordo, os jogadores e o técnico não vão receber os vencimentos de março a junho. Se a temporada atual for reiniciada, haverá uma negociação com a diretoria para o pagamento de bonificações atreladas a resultados em campo.
Os salários dos funcionários que não fazem parte da comissão técnica serão pagos pelo elenco e pela comissão técnica.
Folha PE

Atletas arrecadam mais de R$ 1 milhão para ajudar durante pandemia

Ana Moser, ex-atleta de vôlei
Atletas e ex-atletas têm colocado suas imagens à disposição de ações de solidariedade em meio à pandemia do novo coronavírus. Seja por vaquinhas online, por lives ou por ações locais, esses esportistas já arrecadaram valores superiores a R$ 1 milhão em doações para famílias carentes de várias partes do país.

Referência quando se fala em união entre esporte e assistência social, Ana Moser comanda o IEE (Instituto Esporte & Educação), que atende 5 mil alunos em diversos núcleos. A entidade precisa de cerca de R$ 400 mil mensais para apoiar com alimentação todas essas famílias e, por enquanto, arrecadou cerca de R$ 380 mil entre grandes doações (BV e Fundação Banco do Brasil, com destaque) e pessoas físicas.
Folha PE

Vacinação contra gripe no Recife continua nesta segunda-feira

Campanha de vacinação contra a Gripe
No Recife, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe terá continuidade nesta segunda-feira (20). A imunização será realizada apenas nas unidades de saúde, das 8h às 17h, sem atendimento em pontos de drive thru

Cerca de cinco mil doses que sobraram após os dois primeiros dia de campanha serão utilizados. Desta vez, o público-alvo é composto por pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares, bombeiros, guardas municipais etc), além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. Os idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram na primeira ainda podem se vacinar nesta nova fase.
Folha PE

Pernambuco tem 966 profissionais de saúde com a Covid-19

Entres os casos suspeitos testados, 659 foram descartados. Os testes foram feitos em profissionais das redes pública e privada

Profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia no Brasil
Pernambuco contabiliza, até o momento, 966 profissionais de saúde confirmados com a Covid-19. O número foi atualizado através do último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado neste domingo (19).

Entres os casos suspeitos testados, 659 foram descartados. O Estado foi o primeiro do Brail a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde, que abrange todas as unidades de saúde, incluindo rede pública (estadual e municipal) ou privada.
Folha PE

Mais duas linhas do Corredor Norte/Sul passam por mudanças por conta da Covid-19

Sistemas BRT - Brasil - YouTube
A partir desta segunda-feira (20), as linhas de BRT 1962 – TI Abreu e Lima (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR), ambas do corredor Norte/Sul, deverão circular com veículos convencionais, com janelas abertas para circulação e renovação do ar. Elas também vão mudar de nome temporariamente, passando a operar como 1062 – TI Abreu e Lima (Parador) e 1076 – TI Pelópidas (Parador), respectivamente e realizarão o embarque e o desembarque de passageiros nas calçadas.

As mudanças são decorrentes da queda na demanda de usuários do Corredor Norte/Sul e devem permanecer enquanto durarem as restrições de combate ao novo coronavírus no Estado. No último dia 15, o Grande Recife Consórcio de Transportes desativou, também de forma temporária, a operação de seis estações de BRT, sendo quatro nos corredores, Leste/Oeste (BRT Barreiras, Engenho Poeta, Forte do Arraial e Zumbi) e duas no corredor Norte/Sul (Cruz de Rebouças e Miguel Arraes), além de uma linha do Sistema Via Livre. Todas as alterações realizadas no sistema permanecerão enquanto durarem as ações restritivas de combate à Covid-19.
Folha PE

Painéis de trânsito no Rio alertam sobre uso de máscaras

Setores do comércio são autorizados a reabrir no Rio de Janeiro
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (Cet-Rio) está alertando motoristas e pedestres, por meio de mensagem, sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção pela população. A mensagem está sendo veiculada nos 28 painéis eletrônicos fixos que dão orientações sobre trânsito e ficam posicionados nas principais vias da cidade.
A medida é parte das ações de combate à pandemia do novo coronavírus adotadas pela prefeitura do Rio, que decidiu, no último fim de semana, obrigar a população a usar máscaras nas ruas.
O decreto, que passa a valer a partir de quinta-feira (23), prevê que pessoas sem máscaras sejam impedidas de entrar em transporte público e nos estabelecimentos autorizados a funcionar no município.
Agencia Brasil de Noticias

OMS e Unicef alertam que é preciso manter vacinação durante a pandemia

People wear protective masks as they leave work during evening rush hour in Beijing as the spread of the novel coronavirus disease (COVID-19) continues
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ressaltaram hoje (20) a importância de os países manterem os seus planos de vacinação para evitar um maior impacto da pandemia da covid-19.
Em comunicado, as duas organizações reiteraram que é vital a manutenção dos serviços de imunização de rotina durante a pandemia, recordando que a situação atual "é um sinal de que as doenças infecciosas não conhecem fronteiras".
"Todos os países são vulneráveis, independentemente dos níveis de riqueza ou da força dos seus sistemas de saúde. A necessidade urgente de uma vacina para a covid-19 ressalta o papel central da imunização na proteção de vidas e economias", disse o comunicado conjunto.
AGENCIA BRASIL DE NOTICIAS

Palmeiras se aproxima de renovações com Marcos Rocha e Marcelo Lomba; veja detalhes

  Por Eduardo Rodrigues O  Palmeiras  está prestes a anunciar as renovações de Marcos Rocha e Marcelo Lomba. O clube tem acordos bem alinhad...